Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Por Carolina lais de Assis, para o TechTudo


O Windows 10 pode apresentar falhas no momento de iniciar, como qualquer outro sistema operacional. No caso de uma inicialização inadequada, existem três possíveis causas para esse problema: arquivos corrompidos ou eliminados, erros de firmware ou desajustes no hardware.

No entanto, alguns métodos simples podem ser aplicados para resolver o processo de inicialização. É viável, por exemplo, tentar ligar o computador em modo de segurança, método em que o Windows inicia com o mínimo de software possível, ou utilizar a restauração de sistemas, para voltar os arquivos a um ponto de restauração criado antes do problema. Confira, a seguir, o passo a passo de algumas maneiras de corrigir o problema.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Iniciar em modo de segurança

O modo de segurança do Windows consiste em iniciar o sistema com uma versão básica, utilizando o mínimo de arquivos e recursos possíveis. Se o problema for resolvido após a inicialização com segurança, você já sabe que o problema não está nos drivers básicos e nem na configuração central do dispositivo.

Passo 1. Após algumas tentativas de inicialização sem sucesso, a máquina vai entrar em loop de reparo automático, em que o sistema dá uma série de opções para resolver a questão. Na tela azul, selecione a opção "Solução de Problemas";

Passo 2. Em seguida, pressione “Opções avançadas”;

Passo 3. Agora, escolha a opção “Configurações de Inicialização”;

Passo 4. O Windows vai exibir algumas opções de inicialização, entre elas estará "Modo de Segurança". Pressione "Habilitar Modo Seguro" e assinale reiniciar.

2. Observe o funcionamento da bateria

Se o problema acontecer em um notebook, é indicado analisar se a inicialização foi prejudicada por problemas com a bateria da máquina. Para isso, teste o funcionamento com um cabo alternativo ou remova a bateria e conecte o aparelho a outra fonte de energia.

Esse teste serve para verificar se o problema foi causado pelo hardware. Caso isso se comprove, é necessário procurar assistência técnica para trocar o equipamento que está apresentando a falha.

3. Retire os dispositivos USB

Também existe a possibilidade do PC não iniciar corretamente por conta de um conflito com dispositivos USB. Para verificar se essa é a causa do problema, tente desconectar todos os aparelhos do computador e reiniciar a máquina.

4. Faça a restauração do sistema

Essa alternativa faz com que o Windows volte ao estado anterior ao ponto de restauração que você selecionar. Esses pontos são criados automaticamente pelo sistema quando um programa ou atualização é instalado justamente para prevenir falhas na máquina. Entretanto, você também criar e ativar um pontos de restauração no Windows 10 manualmente.

Passo 1. Na tela azul de Reparo Automático, pressione a opção "Solução de Problemas";

Passo 2. Em seguida, acesse “Opções avançadas”;

Passo 3. Depois, assinale "Restauração de Sistema" e selecione um ponto de restauração anterior ao início dos problemas.

5. Tente corrigir erros na inicialização

Essa opção é oferecida pelo Windows para tentar corrigir possíveis erros que podem estar impedindo o carregamento adequado do sistema. Em alguns casos, o Windows pode voltar a inicializar normalmente após o passo a passo a seguir.

Passo 1. Pressione "Solução de Problemas" na tela de Reparo Automático;

Passo 2. Selecione "Opções avançadas";

Passo 3. Acesse "Reparo de Inicialização" e aguarde até que a correção seja executada.

Teclado não funciona após Windows 10, como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Novidades do Windows 10

Novidades do Windows 10

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.