Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Pesquisadores do Google realizaram uma parceria com a Universidade de Washington para criar uma nova e simples forma de documentar a passagem do tempo. Através de um conjunto de algoritmos, eles são capazes de filtrar as milhões de imagens públicas na Internet para criar time-lapses que demonstram as consequências das ações humanas no planeta - desde o crescimento de cidades enormes ao derretimento de geleiras na calotas polares; veja imagens em formato GIF e vídeos. 

Tradutor online: saiba como o Google Translator funciona e veja opções

O algoritmo desenvolvido em parceria criou um banco de dados com aproximadamente 86 milhões de imagens disponíveis online, de domínio público, em sites como Flickr e Picasa. Depois, as fotos foram filtradas por localização, ângulo e data. Ou seja, o programa seleciona fotos de um mesmo local, visto de um mesmo ponto, mas em anos diferentes e também registradas por diferentes pessoas e câmeras. A ideia é similar ao "I See Change", projeto que usa fotos do Instagram para analisar clima global.

Time-Laps do Google usa fotos encontradas no Flickr e Picasa; veja imagens (Foto: Reprodução/Universidade de Washington)Time-Laps do Google usa fotos encontradas no Flickr e Picasa; veja imagens (Foto: Reprodução/Universidade de Washington)

Depois do processo de triagem, basta aplicar os efeitos para criar o time-lapse: estabilização, compensação de luz e outros recursos para criar uma simulação de homogeneidade. Após a aplicação, as imagens parecem ter sido registradas em sequência. Os algoritmos foram usados para registrar o crescimento de Las Vegas, a construção de arranha-céus e até o desgaste de monumentos históricos.

Time-Lapses

Para quem não está familiarizado com o termo, time-lapse é um conjunto de imagens que, em sequência, formam uma imagem animada que simula a passagem do tempo. Esse efeito é normalmente criado através de uma câmera própria, que fica ligada por horas, ou até dias, tirando fotos do mesmo lugar, no mesmo ângulo.

Depois, essas imagens são acopladas e aceleradas, para representar em alguns segundos as mudanças que ocorrem no ambiente em um período de tempo muito maior. Com a ferramenta do Google,  tudo fica mais fácil e qualquer um pode contribuir para a criação de um time-lapse. 

Veja o vídeo completo abaixo:

Via Google e The Verge

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.