Autentica??es biom?tricas que usam impress?es digitais ou formato do rosto j? s?o conhecidas e usadas em smartphones. Para autom?veis, por?m, foi pensada uma curiosa forma de identifica??o: a ?impress?o traseira?. O 'assento smart', que pretende substituir a chave do carro, consiste em uma folha com 360 sensores, alojada no banco do motorista, que identifica o corpo do propriet?rio do ve?culo.

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A inven??o foi demonstrada por?Shigeomi Koshimizu, professor de engenharia no Instituto Avan?ado de Tecnologia Industrial de T?quio e idealizador do sistema. Ele explicou que os sensores detectam pontos de tens?o, ?rea de contato e distribui??o da press?o, reunindo as informa??es em 39 categorias.

Folha com 360 sensores ? instalada no banco do motorista para caturar ID (Foto: Divulga??o/Advanced Institute of Industrial Technology in Tokyo)Folha com 360 sensores ? instalada no banco do motorista (Foto: Divulga??o/Advanced Institute of Industrial Technology)

Todos os dados juntos criam um identificador ?nico, de modo que o dispositivo reconhe?a quando o motorista ? autorizado ou n?o a dirigir o ve?culo. ?Nenhum esfor?o adicional (do motorista) ? necess?rio. Tudo o que voc? tem a fazer ? sentar?, disse Koshimizu, ao The Wall Street Journal.?

O programa foi capaz de identificar corretamente o motorista com taxa 98% de acerto. Entretanto, o professor afirma que a precis?o ainda precisa melhorar, j? que mudan?as da textura da roupa, por exemplo, poderiam afetar a leitura e impedir algu?m de usar o seu pr?prio carro.

Sistema de ID n?o interfere no conforto nem no design do itens internos do autom?vel (Foto: Divulga??o/Advanced Institute of Industrial Technology )Sistema de ID n?o interfere no conforto nem no design (Foto: Divulga??o/Advanced Institute of Industrial Technology )

H? outras quest?es a serem resolvidas. Uma delas

... ? resist?ncia e durabilidade:? saber se os sensores ir?o funcionar com as pessoas entrando e saindo de seus carros v?rias vezes ao dia, durante anos.

Tamb?m h? preocupa??o quanto ao custo de fabrica??o dos leitores, que o valor ? de aproximadamente US$ 900 (cerca de R$ 2.700, sem taxas). Koshimizu disse que uma montadora j? manifestou interesse, mas n?o espera que a tecnologia seja comercializada em menos de tr?s anos.

Via The Wall Street Journal

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