Telas de alta resolu??o est?o se tornando mais comuns, oferecendo texto suave e imagens de qualidade impressionante. Por?m, com a melhoria, tamb?m vieram alguns problemas. A?imagem resultante pode ser bem grande e nem todos os aplicativos do Windows s?o projetados para funcionar com a resolu??o, o que gera uma experi?ncia quase sempre problem?tica. Saiba como fazer o Windows e outros programas trabalharem melhor em telas e monitores avan?ados, de alta resolu??o.

Como remover a marca d'agua do Windows 8, 8.1 e 10

Veja dicas de como fazer o Windows trabalhar melhor em telas de alta resolu??o (Foto: Reprodu??o/Microsoft)

Atualize para o Windows 8.1

Antes de qualquer mudan?a, se voc? ainda n?o estiver usando o Windows 8.1 ? preciso atualizar seu sistema para essa vers?o para poder aproveitar todos os recursos e conseguir fazer o Windows trabalhar melhor em telas de alta resolu??o. A vers?o anterior, Windows 8, demanda esse update.

A atualiza??o ? necess?ria porque o Windows 8.1 recebeu um suporte muito melhor para as telas, deixando-as com alta resolu??o de forma mais inteligente. Sistemas operacionais antigos n?o foram projetados para lidar com DPIs absurdamente altos e, infelizmente, oferecem poucas op??es para a ampliar e dimensionar suas interfaces. O lan?amento do Windows 10 tamb?m vai ajudar.

Configure o Windows para?dimensionar?os elementos de sua interface?

No Windows 8.1 voc? tem a op??o de escalar tudo ao longo de todo o seu sistema. Isto significa que todos os elementos da interface do sistema podem ser dimensionados por uma certa propor??o, incluindo ?cones, menus e outros aspectos visuais do software. Confira o passo a passo.

Passo 1. Clique com o bot?o direito do mouse em um ?rea vazia da sua ?rea de trabalho. No menu que aparece, clique na op??o ?Resolu??o da tela?;

Acessando a op??o "Resolu??o da tela" (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na janela ?Resolu??o de tela?, clique na op??o??Ampliar ou reduzir texto e outros itens?;

Clicando na op??o "Ampliar ou reduzir texto e outros itens" (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 3. Clique no controle deslizante para obter o dimensionamento que voc? quer usar;

Arrastando o controle deslizante para dimensionar a exibi??o (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 4. Se quiser controlar o percentual exato de dimensionamento, clique em ?Deixe-me escolher um n?vel de escala para todos os meus v?deos? e depois em ?Op??es de dimensionamento personalizado?;

Acessando outra forma de dimensionar a interface (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito
... )

Passo 5. Na janela que ser? exibida, clique na seta ao lado do primeiro campo e selecione o percentual que deseja usar. Por fim, clique no bot?o ?OK? para confirmar.

Utilizando as op??es de dimensionamento personalizado (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Voc? tamb?m tem a op??o de ajustar o tamanho do texto independente de outros elementos de interface do usu?rio. Isso pode ser ?til se o seu ?nico problema real for a legibilidade do texto. Fora essa situa??o, esse ? um recurso que deve ser evitado, pois como existem pouco elementos de texto que voc? pode ajustar (como t?tulos, menus, ?cones e alguns outros), a interface ficar? com um texto grande em uma interface pequena, o que acaba parecendo meio estranho e fora de equil?brio.

Desative o dimensionamento para programas que n?o se ajustam bem

O recurso anterior funciona bem para a maioria dos programas, mas existem exce??es compostas geralmente por programas antigos, que simplesmente n?o se ajustam bem a funcionalidade. Neles voc? ver? algum texto distorcido ou gr?ficos desfocados que detonam o visual do sistema. Para esses casos, o melhor mesmo ? n?o coloc?-los no dimensionamento do sistema.

Passo 1. Clique com o bot?o direito do mouse no ?cone do programa e, no menu que aparece, clique em ?Propriedades?;

Acessando as propriedades do atalho do programa (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na janela ?Propriedades?, clique na aba ?Compatibilidade?;

Acessando a aba "Compatibilidade" (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 3. Dentro de ?Compatibilidade?, clique na op??o ?Desativar dimensionamento da exibi??o em configura??es de DPI alto?.?

Desativando o suporte a dimensionamento no aplicativo (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Agora seu aplicativo ser? executado sem qualquer escala em vigor, independente das configura??es de todo o sistema. Mas fique atento: ao fazer isso voc? ganha um novo problema: quando n?o dimensionado, muitos aplicativos ficam t?o pequenos, que s?o dif?ceis de usar.

Dependendo do programa, no entanto, esse problema pode ser contornado, j? que alguns deles oferecem op??es de zoom manual para ajustar suas interfaces espec?ficas (muitas vezes controladas, pressionando "Ctrl +" e "Ctrl -" ). Para descobrir se um programa possui esse recurso, d? uma boa olhada nos seus menus e prefer?ncias. Se um programa oferece skins personalizadas, tentar encontrar uma pele com bot?es maiores tamb?m ser uma boa solu??o.

Use apps ?Metro?

O Windows 8 irritou muitos usu?rios de longa data ao priorizar os conhecidos apps ?Metro? (renomeados de ?Modern?, ou simplesmente Windows 8 apps), em detrimento aos do desktop tradicional. Mas, para quem quer aproveitar melhor telas de alto DPI, esses programas podem ser uma boa op??o.

Concebidos com as tecnologias e telas mais recentes (para n?o mencionar os bot?es grandes), eles funcionam muito bem com telas de alta resolu??o. Assim, dependendo da aplica??o que voc? est? tentando usar, se existir uma vers?o ?Modern?, ao us?-la voc? poder? aproveitar melhor sua tela do que utilizando a vers?o desktop.

Reduza a resolu??o da tela

Quando tudo mais falhar, voc? pode simplesmente diminuir a resolu??o da tela para que o apps que est?o com um dimensionamento ruim fiquem mais utiliz?veis.?

Passo 1. Clique com o bot?o direito do mouse em um ?rea vazia da sua ?rea de trabalho e no menu que aparece clique na op??o ?Resolu??o da tela?;

Acessando a op??o "Resolu??o da tela" (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Passo 2. Clique na seta ao lado do campo ?Resolu??o? e selecione a resolu??o desejada na lista suspensa.

Mudando a resolu??o da tela no Windows (Foto: Reprodu??o/Edivaldo Brito)

Teste cada uma das resolu??es e veja qual deixar? seus aplicativos problem?ticos, mais confort?veis de visualizar.

Com essa op??o voc? n?o ter? a mesma tela, mas felizmente seu programa poder? ser usado sem mais problemas. De resto, voc? ser? capaz de voltar a usar a resolu??o maior quando os desenvolvedores do programa liberarem uma vers?o com suporte a resolu??es mais altas.

Pronto! Com todas essas dicas, agora voc? pode aproveitar melhor todo o potencial de suas telas e programas.

Qual o melhor Windows de todos os tempos??Comente no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.