Um dos problemas mais estranhos que pode acontecer com o seu computador é o monitor não apresentar imagem. Algo que pode acontecer sem motivos aparentes. Confira dicas de como resolver esse problema que pode estar relacionado ao monitor, placa de vídeo ou a algo que você nem imagina.

Saiba tudo o que você pode fazer com o monitor de seu computador

Passo 1: Verifique se o monitor está mesmo recebendo “imagem” do computador

Ao ligar o computador e perceber que o monitor não está exibindo nenhuma imagem é preciso verificar se o mesmo está ligado. Caso afirmativo, veja se há alguma mensagem como: “Cabo Desconectado”.

Mensagem de "Cabo Desconectado" também pode indicar outros problemas (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Nesse caso, pode ser que o problema seja apenas um mal contato no cabo VGA/DVI ou HDMI. Pode acontecer, por exemplo, do gabinete do computador ficar muito próximo à parede, e ao ser pressionado contra a superfície, o cabo pode desconectar. Também pode acontecer do cabo estar danificado, sendo necessário a troca do componente.

Porém, há outros motivos que podem fazer com que nenhuma imagem seja exibida na tela. Vale lembrar que todos os procedimentos a seguir devem ser feitos com o computador desligado e desconectado da energia.

Passo 2: Verifique sua placa de vídeo

Outro problema que pode ocasionar o sumiço da imagem do seu monitor é algum mal funcionamento na placa de vídeo. Um motivo bastante comum é o mau encaixe da mesma, como por exemplo, sem nenhum parafuso ou pino fixador. Com isso, ao empurrar o conector VGA/DVI ou HDMI, para conectar o cabo à placa, ela pode sair do seu Slot PCI-Xpress e deixar de funcionar. Nesses casos, basta fixar a placa corretamente.

Pressionado contra à parede, cabo do monitor pode desconectar (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Entretanto, algumas vezes o problema pode ser mais sério, como por exemplo, o mal funcionamento da placa. Para ter certeza que a mesma está funcionando, retire a placa, passe uma borracha levemente sobre os conectores, e depois encaixe a placa novamente.

Razões obscuras que podem levar o monitor a não exibir imagem

Como em qualquer máquina, no computador vários componentes precisam trabalhar juntos para o funcionamento completo. Por isso, algumas vezes o mal funcionamento de algum componente pode resultar em nenhuma imagem no monitor.

Dicas para montar um PC Gamer em 2015. Participe no Fórum do TechTudo.

A principal vilã que costuma dar dor de cabeça na hora de descobrir por que o computador não está exibindo imagem, é a memória RAM. Por padrão, quando a memória RAM não é reconhecida, o correto seria o computador soar um bipe. Entretanto, é comum isso não acontecer, deixando o usuário sem pistas do que pode estar acontecendo.

... (Foto: Wikimedia Commons/Divulgação)" height="484" width="695">Devido a má montagem, memórias RAM também podem ocasionar tela sem imagem (Foto: Divulgação/Wikimedia Commons)

Caso você já tenha verificado o cabo do monitor e a placa de vídeo, então, retire os pentes de memória e limpe-os passando levemente uma borracha escolar sobre os conectores. Depois coloque novamente os pentes de memória e religue o computador.

O processador também pode ser responsável pela não exibição de imagem na tela. Porém, é algo bastante raro de acontecer. O procedimento seria o mesmo, retirar o processador e encaixar novamente. Lembre-se de reaplicar a pasta térmica, se for o caso. Como esse processo pode ser complexo, nesses casos, a visita de um técnico pode ser a melhor opção.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.