A data da Black Friday 2015 se aproxima no próximo dia 27 de novembro e, com isso, as lojas já se preparam para iniciar as ofertas e tentar minimizar os problemas do varejo online, que deve receber uma demanda acima do normal comparada ao resto do ano. Os consumidores querem aproveitar ao máximo os descontos oferecidos, mas é importante tomar certos cuidados, como não exagerar nos gastos e verificar se as promoções realmente valem a pena.

Tudo Sobre a Black Friday Brasil 2015

Confira a seguir uma lista completa com todas as informações importantes sobre a Black Friday e entenda como funciona um dos eventos mais esperados por quem faz compras online no Brasil.

Aplicativo Techtudo no Android destaca Black Friday Brasil 2015 (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

1. O que é Black Friday?

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday é uma ação de vendas anual, que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, após o feriado americano de Ação de Graças. O evento tem 24 horas de duração com ofertas e descontos de grandes lojas do e-commerce nacional, com preços até 80% menores. As promoções são para diversos produtos, como eletrônicos, celulares, informática, eletrodomésticos, móveis, games, livros, CDs e DVDs, roupas, viagens, entre outras categorias.

2. Como chegou ao Brasil?

No Brasil, o termo surgiu por volta de 2007, mas foi apenas em 2010 que ganhou força, com a primeira Black Friday Brasil. O evento ocorreu graças ao site Busca Descontos, que reuniu dezenas de lojas virtuais para participar da ação. Desde então, o evento tem sido realizado todos os anos antes do Natal.

Bônus: Conheça a origem do nome Black Friday

3. Qual a data da Black Friday 2015?

Para seguir a tradição dos Estados Unidos, a Black Friday Brasil ocorre paralelamente, sempre na 4ª sexta-feira de novembro, dia 27, neste ano de 2015, após o feriado americano de Ação de Graças. 

4. Como saber se estou comprando no Black Friday oficial? 

Infelizmente, milhares de sites mal intencionados e não associados a nenhum grupo grande de e-commerce se aproveitam do evento para enganar clientes desprevenidos. Portanto, é sempre bom lembrar que é preciso ter cuidado para não cair em roubadas, afinal o barato pode sair caro.

Para evitar ofertas falsas, o Busca Descontos recomenda que os usuários se cadastrem no site oficial da Black Friday (www.blackfriday.com.br) para receber os descontos oficiais em primeira mão. No endereço, é possível saber quais companhias participam oficialmente. O Busca Descontos ainda alerta os clientes que, exceto pelas lojas divulgadas, o site não é responsável por quaisquer outros estabelecimentos. Para completar, nenhuma loja física faz parte da promoção, mesmo as listadas.

É possível, ainda, cadastrar-se no próprios sites de lojas confiáveis, participantes ou não da iniciativa oficial. O TechTudo tem um guia de segurança para comprar online que vale a pena ter em mãos.

Outra forma de se prevenir de golpes é procurar pelo selo oficial da Black Friday nos serviços online. Para ajudar os consumidores a distinguirem as lojas oficiais das falsas, a organização da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico elaborou um selo oficial para identificar e evitar a "maquiagem dos preços" por comerciantes online duvidosos.

... Há ainda um código de ética, que deve ser seguido pelos estabelecimentos cadastrados. Para conseguir o "carimbo", os lojistas devem passar por inspeção da própria Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, que identifica irregularidades. 

Vale lembrar que outra forma muito comum de golpe durante o evento são os e-mails com promoções falsas. Fique atento às mensagens que receber e sempre confirme no site oficial a origem das ofertas.

Veja também uma lista especial com dicas de segurança para Black Friday

5. Quais são as formas de pagamento? 

As formas de pagamento dependem exclusivamente da loja em que você pretende comprar, pois cada empresa tem as próprias condições. Por isso, antes de adquirir produtos que você deseja muito, informe-se sobre as formas oferecidas pelo estabelecimento e as condições de frete e entrega. 

Uma dica é priorizar as compras com o cartão de crédito. Muitas vezes, as varejistas dão grandes descontos nos boletos bancários, o que pode ser tentador. Mas, tenha em mente que o método mais seguro é pelo cartão. O cliente sempre terá o apoio do banco, caso algo saia fora do planejado.

6. Quais lojas estarão participando?

Entre as lojas participantes da ação Black Friday pelo Busca Descontos estão Hering, Nespresso, Walmart.com, Saraiva, Mercado Livre, Marisa, HP, Dell, CVC, Boticário, entre outras. Para ver a lista completa, entre na página oficial blackfriday.com.br/lojasparticipantes. Outras varejistas tem seus próprios eventos e contam com páginas especiais como Lojas Americanas, Submarino, Ponto Frio, Extra Supermercados e mais sites de e-commerce já famosos por baixarem os preços antes do Natal.

7. As lojas físicas também participam?

Segundo o Busca Descontos, nenhuma loja física participará oficialmente da Black Friday 2015. Com isso, caso queira fazer comprar em um estabelecimento não-oficial, é importante tomar cuidado para saber se a oferta é verdadeira. Tradicionalmente, este é um evento online, com compras virtuais.

8. Como saber se um produto tem desconto?

Cada loja participante define os valores dos descontos para os produtos. Assim, para saber se um item vale a pena, o site divulgará, no dia do evento, uma lista com todos os produtos em promoção, monitorando preços 24h. Além disso, o selo de identificação será outra maneira de evitar fraudes.

Sempre fique atento ao selo de identificação da Black Friday 2015 (Foto: Divulgação/Black Friday)

9. Como checar a reputação de um site antes de comprar?

Para receber o selo Black Friday Legal 2015, os estabelecimentos participantes devem atender requisitos importantes. Para ajudar, há uma lista de sites mal vistos pelo Procon-SP que tem crescido bastante desde 2011. Por isso, antes de fazer uma compra, é sempre útil verificar se o endereço está na tabela, que pode ser encontrada no portal oficial do serviço (procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites).

10. As políticas de troca e devolução continuam valendo?

Na Black Friday, é comum que algumas lojas mudem as políticas de troca e devolução dos produtos em promoção. Por isso, é válido ter atenção a essa questão antes de efetuar uma compra. Fique atento às frases escritas no rodapé da página e eventuais condições diferentes de entrega. Muitos varejistas adicionam essas “escondidas” na página, e, se o consumidor for distraído, pode ter problemas depois.

Vídeo Black Friday Legal: Veja dicas de 2014 que ainda valem a pena



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.