A Nokia saiu do mundo dos smartphones, mas nem por isso deixou de desenvolver produtos inovadores. Em julho, ela apresentou a Ozo, uma câmera em forma de esfera com diversas lentes e sensores com capacidade para filmar em 360 graus. Nesta terça-feira (1) a empresa finlandesa divulgou por quanto pretende vender a supercâmera e o preço é nada convidativo: US$ 60 mil, aproximadamente R$ 230 mil.
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Mas por que será que custa tão caro? Um dos motivos está ligado a realidade virtual. Descubra o que o dispositivo é capaz.
Ozo pode ser usada para filmagens em 360 graus (Foto: Divulgação/Nokia)
A primeira coisa a ser analisada é que a Ozo não é para um usuário comum. Ela é destinada a indústria cinematográfica. Com o lançamento de vários dispositivos de realidade virtual, como o Samsung Gear VR, o Sony PlayStation VR e o Oculus Rifit, a expectativa é que cresça a demanda por conteúdos que utilizem a tecnologia. De acordo com um relatório da consultoria Piper Jaffray, até 2020 o mercado de realidade virtual deve movimentar US$ 30 bilhões, algo em torno de R$ 115 bilhões,  por ano. A Ozo conta com o tamanho de um melão e pesa aproximadamente 4 kg, sendo portátil o suficiente para que possa ser colocada , por exemplo, em um drone para filmagens aéreas. Outra vantagem é a capacidade de transmitir imagens ao vivo. Ao todo a câmera conta com oito sensores de imagem sincronizados e  com capacidade para filmar em 4K em 30 frames por segundo. O áudio também é um dos diferenciais. São oito microfones com captação surround posicionados para dar o efeito real de som em 360 graus.
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