O ano de 2015 chegou ao fim, e algumas pessoas deixaram de comprar o imóvel com o qual sonhavam por causa da crise e da economia instável do país. No entanto, muitos seguem com a dúvida: “as coisas vão melhorar em 2016?”. Seria uma boa ideia continuar juntando as economias para comprar o tão desejado imóvel no próximo ano?

Se você é uma das pessoas que têm essa dúvida, este post foi feito para você. Conheça as previsões do mercado imobiliário para 2016!

Preços

Devido à crise que o país tem passado, sobretudo no segundo semestre de 2015, os preços das unidades imobiliárias ficaram congelados em muitas cidades ou até baixaram, se comparados aos anos anteriores, em que a economia era estável.

Com o passar do tempo, o esperado é que os valores se sustentem ou até subam um pouco, mas mesmo assim ficam baixos o suficiente para que os interessados façam boas compras no mercado imobiliário!

Crédito imobiliário

O crédito imobiliário está restrito, e tende a continuar assim até ano que vem. A quantidade ofertada de imóveis ainda não obteve sinal de retração e os juros ainda estão altos. Ademais, no que diz respeito ao crédito restrito, há um ponto que merece ser destacado: a redução do limite de financiamento das unidades habitacionais utilizadas pela Caixa Econômica Federal, principal agente de crédito imobiliário do setor.

Essas restrições acontecem por causa do baixo volume de depósitos feitos na poupança, que atualmente é a mais importante fonte de recursos para financiamentos de imóveis do país. Pensando nisso, é preciso buscar outras maneiras para se obter recursos para os financiamentos.

Facilidades oferecidas pelas construtoras

Apesar da restrição de crédito imobiliário por parte dos bancos, isso não acontecerá com as construtoras, visto que o objetivo delas ainda será aquecer o setor imobiliário até que ele se estabilize e seja lucrativo como antes. O esperado é que as construtoras continuem facilitando a venda de imóveis em 2016, através de feirões de novos e usados, lançamento de campanhas promocionais e descontos, principalmente para compras à vista, além de mais opções no estoque.

Planejamento

Para obter sucesso na compra de imóveis em 2016, é preciso fazer um bom planejamento. Primeiramente, o consumidor deve fazer um levantamento dos recursos disponíveis para adquirir a nova casa, ou apartamento. Para isso, é necessário analisar todas as economias que possui, e assim avaliar a porcentagem desse dinheiro que poderá ser usada para comprar o imóvel, sem prejudicar o orçamento. Vale lembrar que na maioria das vezes o FGTS também pode ser usado, então não se esqueça de considerá-lo na soma.

O mais recomendado é fazer o financiamento com valores baixos, visto que a taxa de juros está alta, e é fundamental que as prestações não comprometam acima de 25% da renda da família, até porque, existem outras contas a serem pagas, certo? Quanto antes se planejar, melhor. Porque assim, as chances de ser pego de surpresa por algum imprevisto, ou valor não esperado, são baixas. A GI possui financiamento próprio com as melhores taxas e condições de pagamento!

Sim, 2016 será um bom ano para adquirir um imóvel. A compra vai se manter atrativa, e as construtoras e incorporadoras continuarão oferecendo facilidades, mesmo com a restrição de crédito imobiliário por parte dos bancos. No entanto, é preciso ter alguns cuidados, como desconfiar de valores muito baixos, procurar formas de financiamento diferentes da ofertada por bancos como a Caixa Econômica Federal, e pesquisar bem para encontrar o imóvel mais adequado.

Você já tem planos para comprar um imóvel ano que vem? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado imobiliário!

 

 


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.