Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Devo comprar um apartamento na planta ou um imóvel pronto? Esta é uma das principais dúvidas de quem deseja adquirir seu imóvel próprio e sair do aluguel. Os imóveis no Brasil são ativos que possuem uma valorização ao longo do tempo, por isso, ao comprar um apartamento você estará tendo a garantia de que possui algo de valor.

Comprar um apartamento envolve um processo longo, e economizar para pagá-lo à vista ou para dar entrada é uma opção que deve ser considerada. Por isso, escolher a forma de compra do imóvel vai depender muito do seu momento financeiro e das suas necessidades. Por exemplo, se você possui um dinheiro em poupança e já está à procura de um apartamento próprio, a melhor opção é comprá-lo à vista. Porém, caso você não tenha urgência em sair do aluguel, e preferência por acompanhar a obra para verificar como ela está sendo feita, quais os materiais utilizados, como serão as instalações elétricas, escolha o apartamento na planta.

Apartamento na planta: como funciona

Os imóveis na planta têm um preço menor do que os prontos e possuem uma alta valorização quando terminados — pode chegar a 100%, dependendo da flutuação da economia. Para os compradores que podem esperar para ter seu imóvel próprio, o apartamento na planta só trará benefícios.

Vale lembrar que é sempre importante tomar alguns cuidados antes de adquirir um apartamento na planta, como, por exemplo, falar com moradores que já compraram imóveis da mesma construtora, pesquisar na prefeitura se a obra é legalizada, assinar um contrato de compra e venda e garantir que as cláusulas estejam sendo cumpridas, entre outras medidas. Além disso, existe o risco de que a obra não seja terminada no tempo prometido, por isso, ficar atento ao processo é uma questão vital.

Porém, os benefícios dessa aquisição são muitos e podem superar os eventuais problemas. Conheça algumas vantagens de comprar um apartamento na planta!

Maior flexibilidade no pagamento

Apartamentos na planta possuem uma maior flexibilidade na forma de pagamento do que imóveis prontos. Caso você não tenha todo o dinheiro para dar entrada, a mesma poderá ser parcelada até a entrega das chaves, por exemplo. Já se você tem uma grande quantia para dar de entrada, poderá fazer parcelas menores ao longo da construção do apartamento. Porém, é importante ter a garantia de que a construtora não estará cobrando juros altos sobre as parcelas, pois isso poderá fazer com que o valor final seja mais alto do que o estabelecido no momento da compra.

Imóveis com alta valorização

Como já dissemos anteriormente, os imóveis em geral tendem a ter uma grande valorização no país, em especial o apartamento na planta. Comprar um imóvel ainda em construção pode parecer caro no início, mas depois de pronto seu valor poderá subir cerca de 30% ou mais! Por isso, fique atento no momento de escolher seu apartamento na planta. Busque por regiões que têm potencial de crescimento e chances de receber melhorias de infraestrutura local, como shoppings e estabelecimentos comerciais. Quanto mais valorizada a área, maior será a valorização do apartamento.

Opção de congelar o financiamento

Um dos grandes benefícios de comprar um apartamento na planta é a opção de congelamento do financiamento. Isso significa que o valor que você vai pagar no apartamento na planta será o mesmo ao final do processo, mesmo que ele tenha se valorizado. Essa opção é ofertada por alguns bancos, e a avaliação do apartamento e a definição do seu valor é feita no momento da assinatura do contrato de compra e venda.

Moderna infraestrutura

Apartamentos na planta são construções modernas e contam com uma infraestrutura excelente. Pontos que não eram levados em consideração no passado passam a ser peças fundamentais em um apartamento novo, como, por exemplo, vagas na garagem e uma melhor integração dos cômodos. Além disso, por ser um imóvel novo, você não precisará se preocupar em fazer manutenções por um bom tempo.

E você, já pensou em comprar um apartamento na planta? Ainda tem dúvidas sobre a melhor forma de fazer isso? Entre em contato conosco ou deixe um comentário aqui no blog!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.