Se observarmos o mercado imobiliário de uma maneira simplificada, veremos, de um lado, um grupo formado pelos proprietários de imóveis que têm a intenção de vendê-los e do outro o grupo dos compradores. Entre ambos, estão os imóveis que são negociados.

De fato, vendedores e compradores são os protagonistas que qualquer transação imobiliária. Então, qual é a real utilidade de um corretor de imóveis e o que ele pode fazer para lhe ajudar? Confira as respostas nesse post.

O corretor de imóveis promove a aproximação das partes

A venda de qualquer bem exige uma dedicação especial, que é necessária não só para ofertar aquele bem ao mercado, como também para apresentá-lo adequadamente aos interessados. Quando tratamos de algo que inclui inúmeros detalhes e com valor tão elevado quanto representa um imóvel, essa dedicação precisa ser ainda maior.

Pelo lado do vendedor, o corretor cumpre a função de ofertar o imóvel ao mercado da forma mais apropriada, defendendo os interesses do proprietário. No interesse do comprador, ele tem a capacidade de selecionar e de apresentar os imóveis que mais se alinham com o perfil de quem procura pelo lar. Ou seja, ele é um mediador de interesses.

Faz a avaliação correta

valor de um imóvel inclui fatores bastante objetivos, que uma rápida consulta pela internet é capaz de resolver. Um deles, por exemplo, é o Custo Unitário Básico (CUB), medido pelo Sinduscon, que permite que as referências de valor sejam encontradas.

Contudo, existem outras variáveis não tão objetivas que também precisam ser consideradas na avaliação. Por exemplo, a oferta e a procura em determinada região, a situação favorável ou desfavorável da economia para aquele determinado tipo de imóvel, a posição do imóvel com relação ao sol, a qualidade das vagas de garagem, o acabamento da cozinha, entre tantas mais.

Dada à vivência de mercado que tem e ao treinamento que se submete com regularidade, o corretor de imóveis é o profissional que sabe combinar com bastante precisão todas as variáveis – objetivas e subjetivas – para alcançar uma referência adequada de preço para o imóvel.

Tem disponibilidade para ofertar e procurar imóveis

A vida do corretor de imóvel está voltada justamente para essas duas atividades principais: ofertar imóveis e procurar empreendimentos. Com isso, ele poupa o tempo e o esforço tanto dos vendedores, quanto dos compradores.

Arca com a divulgação do imóvel

É muito difícil vender um imóvel sem que uma boa divulgação seja feita. Como o corretor depende da venda para receber a comissão, ele se empenha ao máximo para divulgar os imóveis que estão em sua carteira. Por isso, ele instala faixas, divulga nas redes sociais, anuncia em jornais e sites e investe bastante em outras modalidades de divulgação, fazendo de tudo para que os compradores encontrem os imóveis que tanto desejam e para que os vendedores encontrem os compradores que precisam.

Ele mostra um imóvel quantas vezes forem necessárias

Antes de ser vendido, na maior parte das vezes, um imóvel é visitado por um grande número de curiosos ou de verdadeiros interessados. Mesmo depois de se interessar bastante por uma opção, também é comum a pessoa retornar a ela várias vezes, para tirar dúvidas, apresentar à família, aos amigos etc. Em todas estas ocasiões o corretor é a pessoa que está presente e à disposição para esclarecer o que for necessário.

Confere a documentação

Um dos momentos mais agradáveis para a pessoa que está procurando um imóvel para comprar ocorre quando ela, finalmente, identifica aquele que está de acordo com o que procura. Da mesma forma, é uma satisfação tremenda para o vendedor, quando alguém diz: “vou ficar com ele”. Contudo, esse momento tão esperado pode ser frustrante quando, durante a análise dos documentos, alguma irregularidade que impeça a venda do imóvel é encontrada.

Como existe a prática profissional de analisar antecipadamente a documentação do imóvel, o corretor é capaz de evitar situações tão constrangedoras e desagradáveis como esta. Assim, ele poupa o tempo do comprador, ao mesmo tempo em que pode orientar o vendedor sobre as formas de regularizar o imóvel.

O corretor tem um olho clínico

Quando uma pessoa se dedica a uma profissão ela acaba desenvolvendo habilidades especiais que, normalmente, outras pessoas não teriam. É por isso que um bom médico consegue perceber que a saúde de alguém não vai bem apenas olhando os olhos do paciente e que um motorista de táxi experiente consegue evitar as vias congestionadas em horários de rush.

Com o corretor de imóveis não é diferente. Com a experiência que ele adquire visitando diariamente inúmeros imóveis, comparando valores variados e conversando com pessoas de todos os tipos, ele se torna capaz de perceber detalhes que a experiência profissional facilita notar. Por exemplo, ele consegue discernir se alguém é um comprador em potencial ou se está apenas querendo conhecer o mercado, o que evitaria expectativas frustrantes do vendedor. Ao mesmo tempo, ele pode notar com maior facilidade sinais na construção que podem indicar defeitos, como uma infiltração, por exemplo, o que protegeria o comprador de um mau negócio.

Ele pode sugerir e orientar decisões de compradores e de vendedores

Essa mesma experiência permite que o corretor indique a compradores e vendedores alternativas que podem abreviar uma busca e agilizar uma negociação. Por exemplo, pode sugerir algumas pequenas reformas que adequem o imóvel ao gosto do comprador ou, por outro lado, ele pode indicar ao vendedor algumas vantagens de arcar com pequenas despesas que possam facilitar o negócio.

É um negociador profissional

A negociação é uma arte para a qual nem todo mundo está habilitado, mas que faz parte da essência da profissão do corretor de imóveis. Por isso, ele é capaz de alcançar uma boa posição de negócio tanto para quem vende, quanto para quem compra.

Evita a exposição excessiva de vendedores e de compradores

Comprar e vender imóveis, na maior parte das vezes, exige que o interessado entre em contato com pessoas desconhecidas. Contudo, com a contratação de um corretor esta exposição é reduzida ao mínimo indispensável.

Mesmo quando as pessoas tomem os maiores cuidados, se elas conduzem uma negociação diretamente, permanecem alguns riscos que podem resultar em prejuízos para as partes envolvidas. Se a negociação é conduzida por intermédio de um corretor, esse risco é minimizado.

Agora que você já sabe como um corretor pode lhe ajudar na compra de imóvel, que tal conhecer nossas dicas para acertar na compra de imóvel para a sua família?

Quem está pensando em alugar encontrará o mercado de locação com valores mais baixos. O preço d


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.