Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

A preparação para a compra de apartamento é uma etapa muito feliz! Afinal, estar a poucos passos do imóvel próprio é mesmo algo para se comemorar — e para se atentar também.

Para que tudo corra bem em mais esse avanço, é necessário que você siga alguns passos antes de considerar mudar de endereço. Quer saber mais? Então confira a check-list que preparamos para você!

1. Definir o perfil do imóvel

O primeiro passo para decidir pela compra de apartamento é definir de que tipo de imóvel ele será. Esse fator tem que ser estabelecido a partir do que se deseja para o presente, mas sem esquecer que o futuro chega logo. Pensando nisso, faça escolhas de modo a assegurar conforto e bem-estar a todos da casa por muito tempo.

Então, antes de comprar seu novo imóvel, pense em:

  • Quantos dormitórios ele deve ter;
  • Em quais regiões ele precisa estar localizado;
  • Quais comodidades e tipos de lazer devem ser oferecidos pelo condomínio.

2. Estabelecer o valor da compra

Já sabendo que tipo de imóvel buscar, é hora de estabelecer o preço que você vai pagar por ele. Faça uma ampla pesquisa de apartamentos com o perfil desejado e descubra o quanto gastará com a aquisição.

A partir daí, comece a juntar os recursos necessários, conforme você lerá a seguir.

3. Reunir os recursos para a aquisição

Tudo o que puder compor o valor de entrada do seu novo apartamento precisa ser contabilizado para você saber direitinho de quanto dispõe. Se você já tem um dinheiro guardado e vai usar também o seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), sua compra ficará ainda mais viável.

Lembre-se de que, para a compra de um primeiro imóvel, há benefícios e isenções de taxas, como as cobradas pelo cartório.

Depois de vista a entrada, planeje-se para que as parcelas caibam no seu orçamento.

4. Separar os documentos necessários

No caso da compra de apartamento financiado, você precisa apresentar diversos documentos. Na maioria das vezes, eles são bem fáceis de conseguir. Leia abaixo uma lista com os mais comuns:

  • Comprovante de rendimentos;
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de estado civil.

Importante ter em mente que, no caso de compra de imóvel por meio de financiamento, você passará por uma análise cadastral. Para ser aprovado, seu nome deve estar livre de restrições.

5. Checar a idoneidade da construtora

Com tudo ajeitado para comprar seu imóvel, chegou a hora de verificar como vão as coisas em relação à construtora com a qual você vai fechar negócio. Há muitas maneiras de saber se ela é correta com os clientes.

Para começar, levante quantos imóveis ela já entregou. Cheque, ainda, se as entregas foram feitas dentro dos prazos e das condições prometidas. Para conhecer mais de perto o que ela já fez, visite seus empreendimentos, conheça a qualidade dos condomínios por ela construídos e procure conhecer os valores que guiam seu trabalho.

Vistos esses indicadores e confirmada a confiabilidade da empresa, parta tranquilo para a aquisição do apartamento!

Agora que você já cumpriu todas as etapas relacionadas na check-list acima, assinar o contrato e pegar as chaves do seu novo apartamento é só uma questão de tempo. Se você optou por uma construtora que facilita a aprovação do financiamento para compra de apartamento, não tenha dúvidas: esse tempo será bem curto!

Ainda não está convencido? Então aproveite para ler sobreas vantagens de financiar um imóvel e parta para sua conquista!


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.