Para decorar uma casa alugada é preciso seguir as regras contidas no contrato de locação. Em linhas gerais, de acordo com a lei do inquilinato, a maioria dos contratos indica que o imóvel alugado deve ser entregue nas mesmas condições em que o locatário o recebeu e com a manutenção em dia.

Mas, se você pensa em fazer algumas alterações, é preciso comunicar ao proprietário do imóvel ou à imobiliária. Vale ressaltar que mudanças que modifiquem ou danifiquem diretamente a estrutura do imóvel são proibidas.

Ainda assim, personalizar sua casa alugada, sem mudá-la completamente, pode lhe render momentos de prazer e conforto para o seu dia a dia. Alguns detalhes fazem toda a diferença e deixam seu lar com a sua cara.

Aposte nas luminárias

Trocar as luminárias de sua casa alugada por modelos com design exclusivo e que não exigem alterações na estrutura é o primeiro passo para transformar o ambiente.

Pendentes, lustres, arandelas, luminárias de cabeceira ou até mesmo luminárias de chão podem ser usadas para destacar uma área específica dentro de um cômodo, ou como iluminação principal, deixando o ambiente aconchegante e acolhedor.

Opte por modelos que tenham a ver com seu estilo e que sejam práticas para que possam ser retiradas, caso decida deixar o imóvel. Uma boa dica é investir na versatilidade: abajures cujas cúpulas podem ser trocadas periodicamente são ideais para quem gosta de estar sempre mudando a decoração.

Cortinas e persianas

A iluminação natural das janelas pode ganhar mais cor com cortinas e persianas. Os modelos são os mais variados possíveis e você poderá investir na combinação de estilos nos cômodos.

Caso opte por cortinas, os modelos feitos com tecidos fluidos conferem um ar de leveza ao ambiente. Além disso, mesmo agindo como filtro da luz natural das janelas, a iluminação indireta do cômodo favorece os momentos mais tranquilos.

As persianas, verticais ou horizontais, podem ser encontradas em diversos materiais e reguladas para que bloqueiem totalmente a luz do ambiente, ou direcionem a iluminação natural.

As persianas confeccionadas em fibras naturais costumam ser mais leves e permitem que o ambiente fique ventilado, mesmo quando estão fechadas.

Libere toda a sua criatividade nas paredes da sua casa alugada

Pense nas paredes de sua casa como uma oportunidade excelente para liberar toda a sua criatividade e bom gosto. As opções são:

  • Papel de parede: São inúmeras possibilidades de cores, estampas e texturas que vão deixar sua casa alugada moderna e com muito estilo. Hoje em dia, os papéis de parede são fáceis de serem limpos, principalmente se você tem crianças que adoram rabiscar as paredes.

 

  • Quadros e objetos de decoração: Combinar formas e estilos de molduras de quadros, fotos ou gravuras para decorar as paredes é uma tendência na decoração de ambientes. Você também pode alternar quadros com outros objetos decorativos que são fixados na parede. Um dica é usar fita adesiva especial para quadros em vez de parafusos.

 

  • Pintura: A cartela de cores das pinturas para casas estão cada vez mais completas com cores novas, atuais e capazes de conferir um requinte todo especial e único ao seu lar. Você pode usar cores diferentes para cada cômodo da casa e brincar com as texturas. Lembre-se apenas que, ao entregar o imóvel, as paredes terão de voltar ao que eram quando a casa foi alugada!

 

  • Adesivos de azulejo: Uma nova moda é cobrir azulejos com adesivos feitos especialmente para eles. Pode ser aplicado no banheiro ou na cozinha para renovar o visual! E, quando for deixar a casa, é só retirá-los – por serem feitos normalmente de vinil, saem facilmente.

 

Pequenos detalhes, grandes diferenças

Os pequenos detalhes na decoração de sua casa alugada podem promover transformações grandes nos ambientes. Um exemplo é mudar todos os puxadores de gavetas e portas dos armários dos dormitórios, banheiro e cozinha. O mais interessante é que não precisam ser todos iguais. Você pode usar modelos e cores diferentes ou escolher modelos vintage que trarão uma personalidade única a cada móvel.

 

Outra dica é usar objetos que funcionem como pontos coloridos em ambientes neutros: uma manta fúcsia em um sofá, tapetes com estampas geométricas, objetos de decoração feitos com vidros coloridos e até vasos com flores da estação. São opções simples e funcionais.

Se mesmo depois dessas dicas você acreditar que precise fazer uma mudança maior para deixar sua casa alugada com a sua cara, converse com o proprietário do imóvel e certifique-se que poderá reverter tais mudanças ao deixar o imóvel.

 

Qual dica você mais gostou e poderá aplicar em sua casa alugada? Comente!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.