São Paulo é uma das maiores cidades do planeta e continua despertando o interesse de pessoas de todo o país como um centro urbano repleto de oportunidades e opções na vida profissional. Essa variedade acaba se refletindo no setor imobiliário e, por isso mesmo, você deve conhecer a história do bairro antes de buscar apartamentos para alugar na Lapa.

A região pode ser a escolha perfeita para quem busca unir qualidade de vida com diversão e vem ganhando cada vez mais destaque no mercado, com uma valorização interessante nos últimos anos. Você também está interessado nessa área? Então confira o conteúdo que preparamos sobre o tema:

A origem do nome Lapa

O nome do bairro tem uma origem interessante. Supõe-se que tenha sido escolhido em razão de um português, que ao se mudar para a região, levou uma imagem de Nossa Senhora e construiu uma gruta em homenagem à santa. A comunidade se desenvolveu ao redor da propriedade e adotou Lapa, que significa “pedra que forma um abrigo”, para identificar o local.

No entanto, nem sempre foi assim. O lugar, quando ainda era uma pequena vila com poucas casas e moradores, já foi chamado paragem do Emboaçava até meados do século XVIII, por conta do Rio Emboaçava, que depois veio a ser renomeado como Rio Pinheiros.

No começo

O começo do bairro da Lapa remonta aos primórdios do próprio povoamento da cidade de São Paulo. As primeiras notícias documentadas sobre a região datam do ano de 1581, quando alguns padres jesuítas receberam uma sesmaria e se organizaram próximo ao Rio Pinheiros, que era chamado de Rio Emboaçava.

O desenvolvimento se deu por conta das características do local. A grande presença de barro, por exemplo, favoreceu o surgimento de algumas olarias, aumentado o povoado, em meados do século XIX. Algum tempo depois, o escoamento do café reforçou a urbanização da área, que começava a tornar-se predominantemente industrial.

A importância do Mercado da Lapa

O Mercado da Lapa é um ponto marcante para o bairro e para as regiões vizinhas. O local é repleto de curiosidades e boas histórias. Entre outras coisas, ele teve a sua inauguração adiada em função do falecimento do ex-presidente Getúlio Vargas. O seu suicídio no dia da abertura do lugar fez com que a festa planejada acabasse cancelada.

O nome oficial, que é Mercado Municipal Rinaldo Rivetti, foi homologado em 1982, em homenagem às campanhas sociais que esse cidadão executou com maestria. Entre as principais lojas e artigos vendidos, temos que destacar as docerias, peixarias, açougues, floriculturas, materiais de jardinagem, temperos, ervas e condimentos.

As ruas seguem o conceito de “cidade-jardim”

Um dos principais motivos que levam as pessoas a buscarem apartamentos para alugar na Lapa é que as suas ruas seguem o conceito de “cidades-jardins”, o que implica em uma maior beleza do projeto urbanístico e, consequentemente, mais qualidade de vida. São vias bastante largas e arborizadas, especialmente na região do Alto da Lapa e de Bela Aliança.

A idealização é do arquiteto inglês Barry Parker, feita nos anos 20, que prioriza uma construção que se harmonize com as áreas verdes. Dessa forma, há um contraponto claro à vocação industrial da vizinha Barra Funda e da própria poluição tão presente ao longo do Rio Tietê. Por seu valor histórico, o tombamento acabou sendo uma consequência natural.

O local é rico em infraestrutura

Um dos principais motivos que leva muita gente a buscar apartamentos para alugar na Lapa é que o local é muito rico em infraestrutura. Além do atendimento adequado aos serviços mais básicos, a região também recebe diversas alternativas de transportes públicos, como várias linhas de ônibus e estações de trens metropolitanos.

O bairro também tem muitos restaurantes, bares e atrações, como o Tendal da Lapa, que é a maior casa de cultura municipal de São Paulo e fica situada em um prédio histórico e incrivelmente belo. Vale destacar ainda outros pontos de interesse, como o Teatro Cacilda Becker e o Museu do Relógio.

A Lapa teve um papel marcante na ditadura

Pouca gente sabe disso, mas o bairro da Lapa teve um papel marcante durante a ditadura. Apesar da região ser muito pacata e atraente nos dias de hoje, com uma imensa valorização no mercado imobiliário, ela já foi palco de um verdadeiro massacre em outras épocas, sobretudo no ano de 1976.

O que aconteceu foi que a polícia e alguns agentes do Exército entraram atirando em um imóvel na Rua Pio XI, local no qual aconteciam reuniões do Comitê Central do PCdoB. Na ocasião, três dirigentes do partido acabaram falecendo. O lamentável acontecimento acabou ficando conhecido como a “Chacina da Lapa”.

A equipe de judô da Lapa já representou o Brasil

Outro fato marcante sobre o bairro da Lapa está relacionado com os Jogos Olímpicos de 1976, realizado na cidade canadense de Montreal. O feito deve ser atribuído ao mestre Fuyo Oide, que tinha uma famosa academia na área e era o responsável pelo treinamento de atletas de ponta na modalidade nas décadas de 60, 70 e 90.

Sendo assim, a convocação do nosso país priorizou a equipe da região. Apesar de não termos conquistado nenhuma medalha nos seis eventos disputados (todos estritamente masculinos), é inegável o tamanho do feito que é ter um bairro representando uma nação em uma competição de renome mundial.

A Lapa dos dias de hoje

Atualmente, o bairro vem chamando muita atenção no setor de imóveis e, por isso mesmo, não faltam pessoas à procura de apartamentos para alugar na Lapa. Houve um crescimento vertiginoso nas últimas décadas, especialmente em função dos diversos benefícios e da qualidade de vida que a região proporciona para os moradores.

A predominância em termos de propriedades é de edifícios e condomínios, mas ainda existem algumas casas na área, embora estejam em menor número. O preço do metro quadrado é compatível com o que a infraestrutura oferece, mas é perfeitamente possível achar boas oportunidades, com um excelente custo-benefício.

E você, também quer buscar apartamentos para alugar na Lapa? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.