Se você sente vontade de entrar no setor imobiliário, já considerou investir em uma sala comercial? Caso tenha respondido “sim”, é a hora de saber um pouco mais sobre como essa atividade pode se tornar uma aplicação rentável do seu dinheiro.

Adquirir um imóvel para fins comerciais é muito diferente de comprar uma casa ou apartamento para morar, pois detalhes como localização, área, estado de conservação e questões contratuais têm nuances completamente diferentes. Mas, de forma geral, o aluguel de uma sala comercial traz enormes benefícios para o locatário.

Para poder usufrui deles, é preciso conhecer a fundo o mercado. Por isso, continue lendo!

Opção mais tranquila que outras alternativas de aluguéis

Existem vários motivos pelos quais a locação de uma sala comercial é uma alternativa mais equilibrada do que, por exemplo, o aluguel de uma casa ou apartamento para morar. Por regra, você irá conseguir contratos mais longos, o que assegura a estabilidade da renda fixa. Existem contratos de locação para fins comerciais por mais de 10 anos, o que é completamente impensável ao considerar um imóvel familiar.

O truque está em conhecer a fundo a natureza do negócio que procura esse espaço. Se a sala for servir a uma empresa de renome, com bom faturamento e perspectivas de crescimento, então é o momento de fazer negócio sem sequer hesitar.

Por outro lado, empreendimentos em início de atividade devem ser analisados com cautela. Como locador, você tem que estar preparado para abandono de contrato ou curto período de permanência, caso o negócio não consiga prosperar.

Se você não tiver possibilidades de manter a sua sala comercial sem alugar durante o período de espera entre um locatário e outro, talvez o melhor seja não se aventurar com empresas novas ou sem referência no mercado.

Invista em uma boa localização

A localização para aquisição ou aluguel de qualquer imóvel, residencial ou comercial, é importante porque envolve questões como segurança e tranquilidade nos arredores. Para empresas, há ainda outros fatores a considerar, como o fluxo de gente e facilidade de acesso.

Qual empresa iria querer ter um espaço atrativo em uma rua que ninguém frequenta? Ou onde o estacionamento é difícil e os acessos por transportes públicos são difíceis? Por essas questões, o locador de sala comercial está disposto a pagar mais por um local que favoreça o acesso de clientes ou consumidores.

Por isso, existem algumas opções viáveis para se investir: procurar um imóvel situado numa área privilegiada da cidade ou em uma região com preço abaixo do mercado, ou, ainda, procurar alternativas com potencial crescimento. Em qualquer um dos casos, o importante é que o local do imóvel seja atrativo para captação e manutenção de clientes da empresa interessada no arrendamento.

Condições especiais de financiamento para sala comercial

Quem investe em imóveis comerciais tem ao seu dispor diversas condições especiais de financiamento, válidas para diferentes tipos de salas comerciais, como salas simples, unidades hoteleiras ou lojas. Um dos maiores diferenciais em termos de condições de financiamento é a possibilidade de conseguir um sistema de parcelas fixas.

Normalmente, esse tipo de negócio é feito diretamente com a construtora e envolve até cláusulas de isenção de juros ou correções. Dessa forma, o investidor fica completamente seguro em relação aos seus custos mensais com a aplicação, o que permite que ele até mesmo se programe para outros investimentos.

Porém, a desvantagem desse modelo é que, quando a sala é comprada nessas condições e não é utilizada pelo próprio comprador, é necessário esperar durante um período de tempo (em média de 1 a 3 meses), para que o imóvel possa ser locado a terceiros. Ou seja, durante esse intervalo, o investidor não poderá ter qualquer retorno de capital e, nesse caso, terá que estar preparado financeiramente para suportar os custos e ter resultados a longo prazo.

Mesmo em um cenário de crise financeira, que causa dúvidas e hesitações em que quer aumentar seu patrimônio, o investimento em sala comercial é muito seguro, pois é considerado uma estratégia de manutenção de valores em períodos de inflação desfavorável.

A compra de áreas comerciais deve ser realizada com atenção aos detalhes

Se os benefícios que citamos parecem atraentes para você, e já está considerando esse tipo de investimento, saiba que existem alguns pontos que precisam de atenção para garantir que tudo corra bem.

A documentação está regularizada?

A primeira questão que deve ser conferida quando se pretende aplicar dinheiro em uma sala comercial é se toda a documentação do espaço está regularizada. É fundamental que o “habite-se” tenha sido emitido e que a planta do lugar esteja aprovada.

Quais tipos de atividades podem querer locar a sala?

Na hora da decisão, o investidor deverá conhecer a fundo os seus potenciais clientes para adaptar o espaço da maneira que vá antedê-los melhor.

Por que não procurar um profissional especializado na assessoria nesse tipo de investimento?

Com certeza, ter um ou mais conselheiros na área é uma garantia maior de que o negócio irá gerar retorno. Avaliar o potencial de rentabilidade do investimento deve ser sempre uma prioridade. Caso tenha ainda tenha dúvidas em relação a investir em sala comercial para locação, procure ajuda especializada.

O mercado imobiliário comercial é uma área que não para de crescer e pode ser o ponto de partida para quem quer investir de forma segura.

Está convencido de que essa é uma área que quer investir? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.