Quando se fala em arquitetura e construção, é comum ver pessoas confusas sobre alguns termos e seus significados. Isso ocorre também na definição de ático e sótão, que, embora semelhantes, são espaços concebidos de maneira distinta e com características bastante peculiares.

Neste post, abordaremos as principais diferenças entre os dois elementos e também ideias para você aproveitá-los na casa. Confira!

Características do ático

Em diversas construções, o ático é o elemento que representa o último pavimento da edificação. Ele tem menor altura do que os demais pavimentos e tem como função coroar o edifício, criando assim um espaço entre a cobertura do telhado e o forro.

Nos prédios mais altos e arranha-céus, o ático costuma ser utilizado para abrigar casa de máquinas, reservatórios de água e depósitos.

Nas casas, o ático é o espaço que fica sob o telhado e que tem paredes convencionais. No entanto, a altura dessas paredes costuma ser limitadav a 1/3 da altura do pavimento inferior, o que faz com que elas fiquem bem baixinhas. No ático, as janelas geralmente ficam localizadas na própria parede, mas nada impede que sejam feitos projetos com aberturas diretamente no telhado.

As aberturas do ático são conhecidas como trepeiras ou também mansardas, quando constituídas por um telhado de mansarda que fica sobre as águas do telhado.

Características do sótão

O sótão também é um espaço que se localiza sob a cobertura de uma construção. Nesse caso, o piso do ambiente encosta diretamente nas águas do telhado e não abre espaço para o levantamento de paredes convencionais ou verticais.

Com a ausência de paredes, a ventilação e iluminação do sótão precisam ser feitas pelo próprio telhado, por meio de janelas inclinadas ou mansardas. A configuração do espaço delimitada pelo formato da cobertura é o que torna o sótão tão diferenciado e valorizado em muitos projetos de interiores.

Diferenças entre ático e sótão

Com base nas características levantadas, é possível perceber que tanto o ático quanto o sótão são o aproveitamento da área existente sob o telhado. Sendo assim, o único detalhe que os diferencia é a existência ou não de paredes, que, por sua vez, acaba determinando a posição das aberturas e a configuração do layout do ambiente.

Considerando as semelhanças e diferenças do ático e sótão, listamos abaixo algumas dicas de utilização de cada um dos espaços para que você saiba como aproveitá-los:

Como aproveitar o ático?

Academia

O ático pode ser transformado em uma pequena academia para a prática de exercícios ou de modalidades como ioga e meditação. Como tem altura maior do que o sótão pela presença de paredes, ele permite a execução de diferentes movimentos e o armazenamento de artigos e aparelhos esportivos.

Escritório

Para quem vive de home office, não há nada melhor do que dispor de um ambiente tranquilo e silencioso para trabalhar. Ao escolher o ático para abrigar o escritório, o proprietário fica livre de distrações e pode personalizar o espaço com bancadas e estantes para guardar livros e outros materiais importantes.

Sala de Home Theater

Uma sala de televisão equipada com bons recursos de som e imagem pode ser perfeita para a área do ático. O espaço pode ser aproveitado pela família e seus convidados na hora de ver filmes, séries e novelas, escutar música, acessar a internet e jogar videogame.

Estúdio

Todo tipo de estúdio fica legal em um ático, seja ele destinado para a gravação de músicas, trabalhos de fotografia ou até mesmo para o ensaio de banda. A decoração do ambiente fica por conta dos próprios aparelhos e equipamentos, que podem ser mantidos expostos e pendurados nas paredes baixinhas e no telhado.

Jardim de inverno

Quem não tem área disponível para manter um jardim em casa pode cultivar plantas no ático. As paredes são ideais para apoiar painéis ripados de madeira, enquanto o telhado pode receber ganchos de jardineiras suspensas.

É importante que os vasinhos de flores e folhagens sejam mantidos próximos das aberturas, pois assim recebem a luz natural necessária para um bom desenvolvimento. Por esse motivo, também é preferível optar por janelas de vidro, que permitem a entrada de luz o dia todo.

Como aproveitar o sótão

Brinquedoteca

Os pequeninos com certeza vão se sentir importantes nesse espaço dedicado à diversão, e a vantagem é que eles não precisam de muita altura para isso. Além de tudo, a bagunça e os ruídos das crianças são mantidos distantes dos outros cômodos da casa. Na mesma área, é possível manter caixas e organizadores para guardar os brinquedos.

Closet

Quem sempre sonhou em ter um closet para guardar roupas e acessórios pode aproveitar o sótão para essa função. Afinal, sua área é suficiente para abrigar estantes, cabideiros, araras e armarinhos. Dá até para incrementar o espaço com pufes, tapetes e espelhos inclinados para a prova de calçados e vestimentas.

Quarto de hóspedes

Como costuma ter área limitada, o sótão se torna espaço ideal para abrigar visitas em estadias passageiras ou em datas especiais. Nos dias em que não estiver em uso, o quarto também pode se tornar refúgio para um descanso mais privativo dos moradores.

Biblioteca

As janelas do sótão ficam no próprio telhado e direcionam a luz natural para baixo, criando um efeito agradável para quem estiver lendo. Por esse motivo, o espaço também se torna ideal para a instalação de uma biblioteca doméstica. Vale complementar o ambiente com tapetes, banquetas ou poltronas para deixar o exercício de leitura mais aconchegante.

Sala de jogos

Famílias que gostam de receber os amigos para festas ou que têm filhos adolescentes podem investir em uma sala de jogos no sótão. Dependendo do tamanho, o espaço pode receber mesa de bilhar, pingue-pongue, pebolim e também mesinhas e banquetas.

Ainda que apresentem diferenças sutis, o ático e sótão podem ser aproveitados para as mesmas finalidades em uma residência. É por isso que a escolha do projeto ideal vai depender das preferências e, principalmente, da criatividade de seus proprietários.

E você, tem algum desses ambientes em casa? Conte nos comentários qual é o seu preferido e como você aproveita o espaço!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.