Para quem quer dar um pouco mais de cor e de vida à própria casa, para quem quer comer com mais sabor e mais naturalmente, ter uma horta em apartamento é mais simples do que você pode imaginar. Não é preciso ter uma casa com quintal, uma varanda imensa ou uma cobertura para isso. É possível ter um cantinho desse, e de qualquer tamanho, para temperar a sua comida e o astral.

Se primeira coisa que vem à cabeça quando se fala de montar uma hortinha é espaço, saiba que não é preciso muito. Alguns vasos na varanda ou na janela, e até mesmo uma horta vertical, podem permitir ter aquele temperinho que vai dar mais sabor aos pratos, e mais charme à sua casa.

Caso a segunda questão seja a: manutenção, “como vou cuidar de uma horta se não tenho tempo para nada?”, é importante lembrar: ter uma horta no seu apartamento é mais prático e rápido do que ir ao mercado, escolher, enfrentar a fila do caixa. E permite ter uma variedade de temperos e ervas ao alcance da mão.

Escolha o tipo de horta para o seu apartamento

As hortas caseiras precisam de luminosidade diária e de serem regadas. Primeiro, defina onde irá colocá-la. Pode ser uma varanda, balcão ou parapeito. E até mesmo uma parede, prateleira ou do teto.

Jardineiras e cachepôs

Se você tem um espaço exterior, é possível colocar todas as mudas em um só vaso ou jardineira ou distribuir em cachepôs maiores. Os itens necessários para montá-la são fáceis de ser encontrados em lojas de jardinagem.

Horta vertical

Se você não tem espaço externo, uma horta vertical pode ser bem prática e dar charme à sua cozinha – utilidade com estilo. Dá um pouquinho mais de trabalho, mas o efeito é lindo.

Você ainda pode usar prateleiras ou barras com ganchos de suporte para pendurar vasos ou baldes. Uma opção mais descontraída é usar bowls de sopa grandes para plantar os temperos. O segredo aqui é escolher uma parede com boa ventilação e luminosidade. Nesse caso, cada erva vai ser plantada em um vaso individual.

Vasos suspensos

Lembra como as samambaias pendiam do teto da casa da sua avó? Essa é uma alternativa muito charmosa de decoração e que ainda salva um espaço no seu apartamento.

Use ganchos no teto, como aqueles para varal, e cordas ou fios metálicos em diferentes alturas (que você alcance, pois o objetivo também é ser prático) e pendure os vasos pelas duas extremidades ali.

É importante lembrar que eles precisam ser retirados para manutenção de vez em quando, então use um laço forte ou ganchos para prender prendê-los.

As plantas que se adaptam em apartamento

A seguir estão as plantas e ervas que são excelentes opções, por se se adaptarem facilmente a qualquer ambiente e não exigirem grandes cuidados.

  • Manjericão
  • Alecrim
  • Cebolinha
  • Orégano
  • Hortelã
  • Pimenta
  • Coentro
  • Tomilho

Hora de colocar a mão na terra

Para a sua horta, você vai precisar de:

  • Sementes ou mudas
  • Pedras de brita
  • Vasos ou uma jardineira
  • Húmus e terra

Passo a passo:

  • Coloque as pedras de brita  no fundo do vaso para auxiliarem na drenagem.
  • Em seguida, coloque a mistura de duas partes de terra para uma parte adubo (húmus) até dois dedos abaixo da borda.
  • Enterre a raiz de cada muda e afofe a terra em volta delas para que fique totalmente coberta, mas não prensada na terra. Lembre-se de deixar pelo menos 10 centímetros de espaço entre uma e outra para que elas possam ter para onde crescer.

Como cuidar da sua horta

Deixe as plantas em contato com a luz solar

Ervas precisam de algumas horas de luz solar por dia. Não precisa ser necessariamente luz direta, mas elas precisam de luminosidade.

Regue sempre e com moderação

Umidifique as terras das plantas regularmente, mas não encharque a terra. Quando ela estiver molhada, mais escura por cima, você já regou o suficiente.

Retire as folhas amareladas e secas

Além disso, cheque se não há folhas machucadas ou com sinais de que há pragas. Caso algum apareça, use inseticidas naturais, afinal, o objetivo é se alimentar mais naturalmente, não é? Uma boa alternativa é misturar fumo de corda com sabão, deixar descansar por 24 horas, coar essa mistura e pulverizar as plantas.

Atualize o adubo

A manutenção de adubo é simples: a cada três meses revire a terra com adubo de minhoca (que você encontra em qualquer casa agropecuária).

Agora que a sua horta está pronta e seu apartamento está mais verde, é só escolher a receita do dia!

Inspirações de horta de apartamento

Veja abaixo algumas fotos para inspirar você a fazer a sua própria horta em casa.

Você pode deixar os vasos no parapeito da sacada.

O parapeito da janela do apartamento ou uma prateleira instalada nela pode receber os vasos de sua horta.

Vasos suspensos, pendurados no teto ou na parede, também são uma alternativa.

As jardineiras no chão da sacada também são boas opções.

Uma horta vertical com os vasos pendurados na parede economizam espaço e permite vários plantios.

Você pode plantar em objetos ao invés dos vasos convencionais, como em baús e canecas, e dispor suas pequenas hortas na cozinha como decoração.

A decoração da cozinha pode receber um ou mais vasos com plantas e ervas para você colhê-las na hora de cozinhar.

 

Você tem uma horta em casa? Tem mais dicas? Comente!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.