Na hora de se mudar, procurar o apartamento ideal não pode ser a sua única preocupação. Por trás da compra do imóvel dos seus sonhos existem muitos itens que merecem a sua atenção. Uma delas se refere à corretagem: você sabe quais são as obrigações da imobiliária?

No post de hoje, vamos mostrar as 5 principais atribuições da imobiliária na compra ou venda de imóveis para você sair do aluguel. Vamos lá!

Quais são as principais obrigações da imobiliária?

Esclarecer sobre os riscos do imóvel

Dentre as obrigações da imobiliária, a responsabilidade de esclarecer o comprador sobre todos os fatores acerca do imóvel talvez seja a mais importante delas. A razão disso é tornar transparente a negociação, para que todas as partes façam um negócio limpo.

Importante lembrar que há um prazo de 90 dias após a entrega das chaves para comunicar sobre defeitos aparentes e de um ano para defeitos ocultos.

Agir de boa fé

Pode parecer bobagem a princípio, mas agir de boa fé é um dever expresso no artigo 422 do Código Civil Brasileiro. Boa fé significa trabalhar com honestidade, lealdade e probidade em um modelo de conduta ética social.

Veja: “Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa fé”.

Formalizar toda a negociação em contrato

A imobiliária deve formalizar toda a transação em contrato reconhecido e assinado por todas as partes. O contrato é o documento legal que garante os direitos e deveres de todos naquela negociação.

Fique atento às cláusulas e, em caso de dúvida, pergunte ao corretor ou a algum advogado de sua confiança.

Responder por danos causados

Como você já deve saber, as responsabilidades da imobiliária não são limitadas à comunicação entre vendedor e comprador. Assim, ela também é legalmente responsável por quaisquer danos causados pela negociação ao cliente.

Vale lembrar que a imobiliária não pode declarar que não sabia dos riscos sobre o imóvel, uma vez que é seu dever inteirar-se de todas as circunstâncias do negócio, antes de oferecê-lo.

Prestar contas ao cliente

Além de todas as obrigações que já apresentamos, você precisa saber que é dever da imobiliária prestar contas sempre que solicitado. Isso significa que, a qualquer momento, é possível pedir detalhamento de tudo o que você já pagou.

Pouca gente sabe disso, mas ter a possibilidade de pedir à imobiliária que forneça um extrato com tudo o que foi pago é uma forma de controlar todos os gastos na compra e uma maneira de tornar o negócio mais transparente.

Como saber se as obrigações da imobiliária estão em dia?

Para saber se a imobiliária cumpriu com a sua parte no processo de venda, você precisa estar atento e ler com calma todos os documentos. Se surgir alguma dúvida, pergunte a quem entende e peça explicações.

Outra forma de conhecer melhor a imobiliária e o corretor é por meio de indicações. Lembre-se também de verificar se ambos estão cadastrados no Creci do seu estado, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Para fazer um bom negócio, não basta conhecer bem as obrigações da imobiliária. Você precisa entender um pouco sobre o mercado imobiliário. Baixe aqui o nosso e-book “Como comprar meu apartamento” e fique por dentro!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.