Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Comprar a casa própria é o sonho de grande parte dos brasileiros. No entanto, para alguns, esta parece ser uma conquista distante por um simples motivo:  são pessoas que cultivam atitudes que prejudicam o equilíbrio das finanças e a economia de recursos.  Não viver de acordo com o padrão financeiro, ceder às compras por impulso e não acompanhar os gastos estão entre os hábitos que podem estar impedindo a compra de um bem para chamar de seu. Conheça as atitudes que te impedem de conquistar a casa própria e veja como evitar que isso aconteça:

Não viver de acordo com seu padrão financeiro

Ficar todo mês no vermelho, não conseguir pagar mesmo as contas básicas de consumo, ter que pedir dinheiro emprestado constantemente. Essas são situações que quem não vive de acordo com seu padrão financeiro está mais do que acostumado. Se identificou? Então, para realizar o sonho de comprar sua casa própria, é preciso deixar esta realidade para trás. O primeiro passo para fazer isso é saber quanto você realmente ganha, ou seja, a receita líquida que entra na sua conta, e quanto gasta. Se suas despesas superam seus ganhos é hora de mudar seu estilo de vida e partir para o corte de gastos.

Não entender para onde seu dinheiro vai

Para ter uma vida financeira saudável e ficar mais perto do sonho da casa própria, é importante saber não apenas quanto você gasta, mas quais são suas principais despesas. Para isso, é essencial acompanhar seus gastos. Em que as áreas da sua vida estão suas principais despesas? Moradia, Transporte, Alimentação? Grande parte do dinheiro que você recebe é destinado para supérfluos, como roupas, barzinho com amigos e jantares? Então é hora de rever seu estilo de vida para equilibrar os gastos e começar a economizar para comprar a sua casa própria.

Ceder às compras por impulso

A compra por impulso é uma das grandes vilãs do equilíbrio financeiro. Se você não consegue resistir a uma promoção e adquire coisas que nem mesmo sabe se precisa, certamente terá mais dificuldades para comprar uma casa própria. Para conseguir economizar e realizar seu sonho, mudar de atitude é necessário. Experimente deixar o cartão de crédito em casa e sempre esperar pelo menos um dia para comprar algo. Neste tempo, reflita se o item é realmente necessário para sua vida.

Não ter a compra da casa própria como objetivo

Ter um objetivo é o que motiva a maioria das pessoas a agir e, se for preciso, mudar hábitos e atitudes. Quem não tem a compra da casa própria como objetivo ou, pior ainda, não tem nenhum objetivo em vista, dificilmente mudará o estilo de vida e adotará uma postura para começar a poupar. Para que isso não aconteça com você, comece escrevendo seus objetivos em um papel (compra da casa própria entre eles) e defina metas para alcança-los como, por exemplo, poupar 5% do salário no primeiro mês para dar entrada em um apartamento, cortar pelo menos 10% dos gastos supérfluos etc.

O sonho da casa própria está ao seu alcance. Está pronto para mudar estas atitudes e dar o primeiro passo para realizá-lo? Comente abaixo!

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.