Muitos imóveis podem estar passando por essa ameaça silenciosa neste momento, por isso, identificar uma infestação e saber como acabar com cupim são medidas importantes para evitar danos maiores.

Ao contrário de que muitas pessoas acreditam, os cupins não são da família das formigas. Vendo de perto, o inseto nem parece que pode fazer um estrago tão grande. Os cupins são pequenos (chegam ao tamanho máximo de 2,5 cm), com patas finas e bem pequenas, antenas curtas presas em uma cabeça grande. Alguns têm asas.

A coloração do cupim pode variar, porém, em linhas gerais, são mais claros e possuem mandíbulas e cabeça avermelhadas. Aliás, por causa da cor clara os cupins eram conhecidos como “formigas brancas”.

Os cupins vivem em ninhos chamados de cupinzeiros ou termiteiros.

Identificando uma infestação de cupim

Infelizmente, na maioria das vezes, uma infestação de cupim só é identificada quando já atingiu um estado bastante avançado.

Conheça os principais sinais que indicam que seu imóvel pode estar infestado por cupins:

1. Pequenos montes de granulados espalhados pelo imóvel

Quando notar isso, é sinal de cupins, já que são as fezes dos insetos. Uma dica para se certificar de que há a presença de cupins, dê leves batidas no móvel ou área afetada e perceba se caem mais granulados.

2. “Túneis” dos cupins


Estes têm o hábito de construir túneis do diâmetro de um lápis, por exemplo, por baixo de alicerces, pelas paredes, pilares de apoio e vigas de piso. Essa é uma maneira de providenciarem um caminho seguro do ninho até a fonte de alimento. Para se certificar de que os túneis encontrados foram feitos por cupins, desfaça-os com os dedos e verifique se há a presença dos insetos.

3. Rachaduras na superfície de móveis de madeira e nos pisos

Caso as encontre, perceba se as rachaduras formam um tipo de túnel (ou até mesmo um labirinto), que pode indicar que tenham sido feitas por cupins. Os insetos costumam comer a madeira no sentido das fibras e deixam terra dentro do imóvel. Estas superfícies podem, ainda, apresentar ondulações ou áreas afundadas, causadas pela escavação dos insetos.

4. Sujeira e pó do drywall ou gesso

Nem só de madeira vive um cupim. Pequenos buracos em paredes de drywall ou revestimentos de gesso, principalmente se apresentarem sujeira ao redor das bordas, são sinais de infestação.

5. Sinais semelhantes aos de infiltrações

Alguns dos estragos causados por cupins são muito parecidos com os estragos causados por infiltrações. Ou seja, pisos ou partes do teto que ficam inchados, parapeitos e batentes que ficam deformados. Um cheiro característico de mofo também é um sinal de infestação.

Como acabar com o cupim

Há várias maneiras de eliminar a infestação de cupins. Confira essas dicas.

Vinagre

Puro ou diluído em água, o vinagre é uma maneira eficiente de acabar com cupim na fase inicial de infestação. Basta aplicar diariamente o vinagre nos lugares afetados.

Ácido bórico

O ácido bórico é um produto natural usado no preparo de inseticidas caseiros. A substância tem base mineral e é ideal para o controle de formigas, baratas e cupins. Para usá-lo, basta vaporizar um pedaço de madeira com a substância e utilizá-lo como isca, posicionando-o nas áreas afetadas.

Óleo de cravo

Misture 10 gotas do óleo de cravo em 100 ml de água e borrife nos lugares afetados. Para o piso, pingue o óleo em um balde com água e espalhe depois de limpar o local. Se a infestação estiver no início, o óleo de cravo é bastante eficaz, além de perfumar o ambiente.

Lubrificantes

Na falta de um lubrificante, você pode optar pelo querosene. O lubrificante geralmente vem em uma embalagem spray com aplicador, o que facilita a aplicação até nos cantos menos acessíveis. Ele gruda nos insetos e os sufoca. Já o querosene, por ser tóxica, deve ser aplicada com cuidado. Encharque uma peça com a substância e a posicione no local afetado.

Quando procurar ajuda profissional para acabar com cupim

Um exterminador ou dedetizadora deverão ser chamados quando perceber que a infestação por cupins já está em um estado avançado e já comprometeu muitos móveis e até a estrutura do imóvel.

Neste caso, o serviço especializado deve ser acionado imediatamente para eliminar a praga e

não permitir que, mesmo após a dedetização, o problema volte a acontecer. Tais serviços trabalham com várias formas de eliminação de pragas e, após uma análise inicial, poderão indicar o melhor método como acabar com cupim para eliminar de vez o problema.

Você já teve problemas com cupins? Conte para nós como resolveu o problema!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.