Ao contrário de muitos países, no Brasil há um desejo, de grande parte da população, de realizar o “sonho da casa própria” e, para isso, há duas maneiras: comprar uma casa pronta, ou construí-la, do zero.

Responder a questão sobre o que vale mais a pena, comprar ou construir, não é tão simples. Além do fator financeiro, vários critérios sentimentais também são envolvidos no processo. Ao contrário de um investidor que compra um imóvel para renda e visa principalmente o retorno financeiro, o indivíduo que está adquirindo ou construindo uma casa para morar, deseja lapidar um sonho. A rotina e os hábitos da família também pesam na hora de tomar essa decisão.

Se a família não possui tempo para esperar todo o processo de projeto e construção, ou tem preferência por viver em apartamento, por exemplo, não há muito no que se pensar, o indicado é um imóvel pronto. Porém, se houver tempo para que o processo transcorra normalmente entre projeto, procedimentos legais e construção, e a opção for por imóveis independentes, construir a própria casa pode ser uma excelente saída.

O que é preciso saber sobre o processo de planejamento da obra

A primeira coisa é possuir um terreno. Caso ainda não tenha comprado o terreno, preste atenção em alguns pontos importantes: o valor do terreno, preferencialmente, não deve ultrapassar 30% do montante que se planeja gastar no total da operação. Também é importante olhar o zoneamento do terreno para conhecer o tipo de uso do solo permitido e a taxa de ocupação, conferir a documentação e verificar se possui alguma árvore nativa, cuja remoção seja proibida. As regras para o uso do solo variam de cidade em cidade e até dentro de uma mesma localidade, cada bairro pode ter permissões diferenciadas de áreas vizinhas.

O próximo passo é elaborar o projeto. É importante não ter pressa nesse momento, e contratar profissionais (arquiteto, engenheiro, técnico em edificações) – e ter certeza de que todos os detalhes foram incluídos no planejamento. Não se pode deixar de elaborar, em conjunto, os projetos elétrico e hidráulico para que não seja necessário fazer reformas para adaptações no futuro, gerando mais despesas.

É importante também montar um cronograma de custos e prazos. Se essa planilha for seguida à risca, evitará gastos e atrasos desnecessários. Também é preciso conseguir um alvará na prefeitura para a execução da obra, e contratar a mão de obra. Uma dica é visitar uma obra em andamento dos profissionais contratados para a mão de obra (pedreiro, empreiteiro), para conhecer o seu trabalho.

Quais são os cuidados necessários durante a obra

Ao optar por contratar um empreiteiro ou engenheiro que gerencie a obra, você terá alguém que cuide de todo o processo em seu lugar. É importante apenas ficar atento aos prazos e visitar a obra periodicamente para verificar se tudo está de acordo com o que foi combinado.

Se, em vez de contratar um empreiteiro você optar por contratar os pedreiros diretamente, lembre-se de recolher o INSS dos profissionais. Caso isso não aconteça, você será obrigado a pagar tudo de uma só vez, na prefeitura, ao solicitar o
Habite-se.

A presença de um engenheiro ou um técnico em edificações, apesar de ser mais dispendiosa, pode evitar problemas futuros como rachaduras ou afundamentos, além de utilizar a quantidade certa de material em cada parte da casa.

Dicas para economizar

Já que as linhas de crédito e financiamentos para a construção não são tão atraentes quanto os financiamentos para imóveis prontos ou na planta, ter a quantia toda em mãos é essencial para evitar o pagamento de juros e prazos que não são interessantes, além de ganhar poder de barganha na compra dos materiais e na contratação de mão de obra.

Após comprar o terreno, a construção pode ser programada para que seja faseada, ocorrendo na medida em que se consegue ir dispendendo o dinheiro necessário em cada etapa, ou seja, a edificação pode ser planejada em módulos. Atenção: ao expandir em mais de 50% a área construída, algumas prefeituras consideram a ampliação como um imóvel novo, passível de todos os processos descritos anteriormente.

Arquitetos e empreiteiros costumam conseguir descontos ou ter participação nas vendas em casas de materiais de construção, converse com o seu e veja como aproveitar essas possibilidades.

Caso vá construir mais de um banheiro, tente fazê-los próximos um do outro, para que economize na quantidade de tubulação; dessa forma também é possível compartilhar uma só “parede hidráulica”.  Outra dica para economizar é substituir os azulejos por tinta epóxi ou borracha clorada.

Construir uma casa é uma missão que pode levar um bom tempo e ser bem trabalhosa, mas ao final de todo processo, a sensação de conquista superará todas as dificuldades; além de ter um espaço com a sua cara, pensado especialmente pra suas necessidades.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.