A redução do limite de financiamento pela Caixa Econômica Federal para imóveis usados entrou em vigor em maio deste ano e já é possível sentir seus efeitos no mercado imobiliário. O GI, portal de anúncios de imóveis líder no Brasil, realizou uma pesquisa com sua base de usuários para compreender o impacto das novas medidas na intenção do consumidor.

As medidas alteraram, principalmente, o valor da entrada da compra. Por isso, 45% dos entrevistados teve que repensar o valor do imóvel e está buscando por opções mais baratas. Alguns consumidores foram ainda mais drásticos – 22% dos entrevistados desistiram de procurar o imóvel ideal.

No entanto, 25% não alteraram o plano e continuam a buscar imóveis normalmente. “Existia uma expectativa do mercado de que as pessoas desistiriam da compra e migrariam para o aluguel e que, consequentemente, o preço para essa operação aumentaria. Contudo, o que percebemos é que as pessoas continuam em busca do sonho da casa própria, buscando primeiro algumas alternativas para realizá-lo”, comenta Lucas Vargas Vice-Presidente Executivo do GI.

Quando questionados sobre quais bancos consideravam para fazer o financiamento do imóvel, 80% optaram pela Caixa Econômica Federal, 32% pelo Banco do Brasil e apenas 23% pelo Itaú. “É muito importante que o consumidor analise pelo menos três propostas de financiamento de bancos diferentes antes de fechar o negócio. Essa análise é fundamental para encontrar o financiamento adequado para a realidade de cada comprador”, completa Vargas.

Os consumidores podem optar por diversas soluções, como a busca de bancos privados para financiamento de imóveis usados ou, até mesmo, passar a procurar por imóveis novos, os lançamentos imobiliários, que possuem outras linhas de financiamento, inclusive pela Caixa.

Veja no infográfico abaixo algumas opções de financiamento para quem busca um novo imóvel:


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.