O episódio “mudar de residência”, apesar de trabalhoso, pode ser bastante agradável, prático e até divertido. Ao contrário, dependendo dos contratempos, pode se transformar em algo desastroso e muito estressante. Por isso, para realizar essa tarefa livre de dissabores, o mais indicado é começar pela organização. Fazer uma lista que enumera e organiza pequenas providências, pode fazer toda a diferença para quem precisa mudar de casa ou apartamento.

Veja algumas dicas importantes:

Quem vai levar tudo?

O melhor é pedir a indicação de alguém de sua confiança, como um parente ou amigo que já tenha feito uso dos serviços da empresa indicada. Pois assim, pode-se ter uma ideia de como funciona todo o proceder da empresa. Depois de receber algumas indicações, é chegada a hora de entrar em contato com cada uma e compará-las, verificando preços e serviços. É importante que essa cotação seja feita, pelo menos, com um mês de antecedência para evitar correria e gastos desnecessários devido à urgência.

Objetos de valor.

É importante que se faça uma lista dos pertences que serão levados pela empresa, assim como seus respectivos valores. Será bem melhor para poder controlar a entrega na hora de descarregar a mudança.

“Enxugando” a carga.

A sua mudança será do tamanho da quantidade de coisas que você possui. Portanto, quanto menos coisas você tiver no momento, menor será o volume a ser transportado. Uma boa saída é praticar o desapego e aproveitar a ocasião para “fazer uma limpa” nos armários e coisas sem muita utilidade que estão guardadas há bastante tempo. Você pode doar esses itens ou anunciá-los em sites de venda por internet, muitos deles oferecem anúncios grátis.

Embalando a casa.

Fazer mudança requer uma quantidade enorme de caixas, fita adesiva e embalagens que protejam os objetos em questão. Entre eles conhecemos um que é ótimo: o plástico bolha. O jornal amassado garante um transporte mais seguro para objetos frágeis, como as louças. Uma prática comum é pedir essas caixas em supermercados. Para conseguir jornais, peça aos amigos e familiares, assinantes costumam não saber o que fazer para se livrar deles.

Lembre-se que você também vai precisar de um pincel atômico e etiquetas para marcar e identificar o conteúdo de cada caixa.

Organizando a mudança

Na verdade, o trabalho começa algumas semanas antes do dia da mudança. Sugerimos, pelo menos, três semanas antes. Assim, aumenta a chance de tudo dar certo.

Um detalhe que ajuda bastante na hora de descarregar os móveis e outros itens é já ter mapeado em que local eles serão colocados na casa nova.

Os pacotes dos objetos devem ser distribuídos de acordo com o cômodo da casa a que pertencem.

As embalagens dos itens mais pesados devem ser colocados no transporte primeiro. Os mais leves irão na parte superior da carga. Já os frágeis, deverão seguir bem embalados e de preferência que esteja escrito “frágil” em tamanho grande e numa parte bem visível da caixa, evitando acidentes.

Itens valiosos e documentos importantes devem ser colocados em uma caixa que esteja bem protegida e lacrada. Se for possível, é mais seguro que você mesmo os transporte.

Lembre-se de guardar objetos de uso imediato como os de higiene pessoal, algumas peças de roupas e remédios, de maneira que estejam à mão assim que necessários.

Aproveite para localizar médicos, hospitais próximos, farmácias e o comércio em geral da nova região. Também verifique o horário da coleta do lixo para programar o pós-mudança.

Bloqueando serviços

Uma data deve ser definida para que alguns serviços do antigo lugar sejam interrompidos ou transferidos para o novo endereço: TV a cabo, assinaturas de revistas, internet e etc. Sugerimos que seja de dois a cinco dias antes da mudança.

Ativando serviços

Tomar as providências para que todos os serviços de primeira necessidade estejam funcionando quando você chegar à nova casa, como: telefone, TV a cabo, água, luz, coleta de lixo, serviço de correio e etc. Também é muito útil fazer uma cópia das chaves da nova casa Sugerimos que seja feito, pelo menos, dois dias antes da mudança.

Comunicando o novo endereço

Não deixe de avisar aos seus amigos e familiares, escolas, local de trabalho, seu banco, cartão de crédito, assinaturas de revistas e outras empresas das quais você é usuário de serviços, que agora você está em novo endereço. Atualize o que for possível pela internet, um dia antes da mudança.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.