Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

As férias escolares de final de ano e o verão são um convite para ir a praia. No Brasil, com a grande quantidade de cidades litorâneas, dá para encontrar de lugares calmos a badalados. Com tantas opções, escolher a praia acaba sendo difícil, mas as preferências da família e indicações de amigos ajudam na hora da decisão. Depois de colocar o destino no roteiro é hora de pensar onde ficar durante o período. Alugar casa de praia exige atenção e cuidados, pois muitas vezes a locação é feita de última hora e sem nenhum documento oficial.

Alguns locadores oferecem o imóvel por dias ou meses. Muitas vezes sem registrar oficialmente a locação com algum documento. Independente do tempo que for passar, a família pode solicitar um contrato de aluguel para que se sinta mais segura. O documento deve ser claro em relação ao imóvel e ao que foi acordado entre o locador e o locatário. Os contratos ajudam a não tornar o momento de lazer em preocupação na hora da devolução da casa.

Hora de alugar casa de praia

Como a casa de praia para passar férias costuma ficar em outra cidade, então é difícil fazer uma visitar para checar se tudo está em ordem, mas se possível, o ideal é ir ao local antes de levar a família para os dias de diversão. Caso não dê, vale conversar com o dono do imóvel e solicitar os contatos de outras pessoas que já ficaram no local e fotos de todos os cômodos. As referências compartilharão como foi o tempo de hospedagem na casa e se existiu algum problema. No caso de uma visita, confira o que observar:

  • Veja se o proprietário do imóvel vai deixar eletrodomésticos e eletrônicos como microondas e televisão. Peça para testar os aparelhos. Caso não estejam em perfeito funcionamento, já registre junto ao locador;
  • Em relação a mobília, o que o dono da casa está deixando para que não exista reclamação de que algum objeto sumiu. Observe se as camas, guarda-roupas e utensílios domésticos, como pratos e talheres, não estão quebrados;
  • Olhe o funcionamento dos chuveiros, pias e vasos sanitários. Dê descargas para observar se não há entupimento. Abra todas as torneiras e deixe a água escorrer por algum tempo. A ideia é observar se a água não se acumulará. Em caso de chuveiros à gás ou elétrico, veja se funcionam nas diferentes temperaturas;
  • Se a casa tiver piscina, observe se está limpa. Questione o dono sobre o tratamento da água e como proceder com os cuidados durante o tempo de estadia;
  • Como na praia as pessoas saem muito de casa para curtir o mar, é importante checar também se todos os portões da casa estão abrindo e fechando sem problemas;
  • Se a proximidade com a beira-mar é a prometida no anúncio.

Pagamento e devolução

Os contratos de locação das casas de veraneio devem ter uma cláusula clara em relação a forma de pagamento. Ela vai depender da negociação entre o locador e o locatário, podendo ser em dinheiro, transferência, cheque ou outras modalidades. Tem proprietários que pedem metade do valor antes da entrada da família na casa. A outra parte será dada apenas no final da estadia. É importante que os inquilinos guardem todos os comprovantes de pagamento.

Na hora da devolução, inquilino e proprietário têm que fazer uma nova vistoria da casa. Dessa vez, o locador verá se o inquilino deixou tudo em ordem. Se existir dano a algum pertence do proprietário, as duas partes precisam verificar o que ficou combinado no contrato no que diz respeito aos reparos. Quem dividiu o pagamento geralmente dá a outra metade do dinheiro depois que a vistoria é feita.  

Caso o locador não consiga estar presente na hora de devolução das chaves, outra pessoa deve receber e fazer a vistoria da casa. O contrato também deve registrar os dados da pessoa que representará o dono da residência. A vistoria será feita com mais eficiência se as malas já estiverem arrumadas e nenhum pertence do inquilino esteja misturado aos do locatário. Com tudo acertado, é hora de voltar para casa e esperar as próximas férias.

Vai alugar casa de praia nessas férias? Já escolheu o lugar? Qual foi seu acordo com o proprietário da casa? Conte nos comentários!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.