Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Adquirir um imóvel faz parte da lista de sonhos da grande maioria dos brasileiros. Mas, na hora de escolher o espaço certo para você e sua família, é fundamental avaliar certas características do empreendimento e da região antes de fechar o negócio.

Entre as possibilidades, os condomínios de casas estão cada vez mais em alta no Brasil por aliarem conforto, espaço e segurança. Quer saber mais sobre o que avaliar antes de escolher um deles para investir? Confira nosso artigo:

Por que escolher um condomínio?

As casas em condomínios são um grande atrativo por oferecerem qualidade de vida, paz e tranquilidade. Cada vez mais equipados com espaços de lazer para famílias, piscinas, playgrounds, salão de festas e áreas para churrasco, quadra de esportes e até academias, os condomínios de casas unem as vantagens de espaços maiores para casais com filhos com as de segurança, privacidade e sossego em relação a outros tipos de imóveis.

Porém, também é importante levar em consideração as diferenças de se viver em espaços compartilhados com outras pessoas e respeitar regras de convívio. É fundamental conhecer e entender essas diferenças e avaliar se elas se enquadram em seu perfil e de sua família.

Quais características avaliar?

No momento de definir qual é o imóvel ideal, algumas características do condomínio, do próprio imóvel e da região onde ele está localizado devem ser avaliadas para que a decisão seja acertada.

Antes de tudo, é preciso ter em mente quais são suas reais necessidades em relação ao ambiente em que você vai morar, considerando questões como espaço, números de quartos, áreas de lazer, suporte de segurança como câmeras, vigias, cercas elétricas, entre outros.

Também é fundamental verificar preços como do condomínio e do IPTU e calcular a viabilidade da aquisição de acordo com seus rendimentos. Converse bastante com os moradores e o síndico do condomínio para conhecer os detalhes do imóvel em que você pretende investir. Eles podem te dar mais detalhes sobre o local, seu entorno e as pessoas que vivem ali.

A seguir, explicamos com mais detalhes as principais características que você deve avaliar antes de escolher o condomínio de casas ideal para você:

Infraestrutura do imóvel e do condomínio

O primeiro passo é verificar se as condições de infraestrutura do condomínio estão boas e se as fachadas e áreas coletivas são bem cuidadas.

Se você pretende comprar uma casa já pronta, é importante verificar a estrutura do domicílio: se há manchas de umidade, mofo, rachaduras; se existem telhas quebradas ou faltando; se as calhas e azulejos estão em bom estado; como a luz do sol incide sobre o imóvel, entre outros fatores.

Já se sua vontade é construir, confira com a construtora se existem regras ou modelos preestabelecidos de casas, o que é comum em condomínios residenciais. Certifique-se de que o condomínio escolhido esteja de acordo com seus planos e com suas finanças.

Perfil da vizinhança

Buscar um contato com a futura vizinhança antes de fechar a compra da casa nova é um fator de grande ajuda na escolha do lar ideal.

Descubra qual é o perfil dos moradores: se as pessoas são mais reservadas ou interagem com frequência, se animais de estimação são aceitos e se as famílias que vivem no local têm crianças, por exemplo. Vale também se informar sobre as regras de convivência e o que é proibido no condomínio, para não ter nenhuma surpresa desagradável depois de se mudar.

Escolher uma vizinhança que esteja de acordo com seu perfil com certeza vai aumentar sua satisfação com a aquisição da casa. Lembre-se: você e sua família viverão muitos anos nesse local, então é essencial que ele seja agradável em todos os sentidos.

Acessibilidade ao imóvel

Conheça as vias de acesso ao condomínio e as formas de transporte público, como ônibus e metrô. Também verifique a proximidade com escolas, creches, hospitais, supermercados, padarias, restaurantes e outros serviços que considerar necessários.

Avalie também qual será a sua rota para o trabalho e como é o trânsito nas proximidades nos horários de pico, pois esses fatores vão influenciar sua rotina diária. Condomínios tendem a ser mais afastados dos grandes centros, portanto é preciso pesar os prós e contras da localização de onde você pretende viver antes de tomar uma decisão.

Documentos e contrato para compra

Como todo investimento financeiro, é fundamental checar se está tudo certo com os documentos e com o contrato de compra e venda para finalizar a aquisição do imóvel.

Escritura, planta do imóvel, certidão negativa de impostos, incluindo o IPTU do ano de compra, e carta de “Habite-se” estão entre os documentos do imóvel necessários para a compra. Confira também quais são os documentos do vendedor e do comprador e o que deve constar em seu contrato de compra antes de fechar negócio.

Condições ambientais do terreno

Busque saber o histórico da região — se é comum ter enchentes, por exemplo, se na proximidade existem lixões e como é o sistema de esgoto.

Tenha conhecimento do passivo ambiental da área do condomínio e, se possível, solicite uma perícia geral do imóvel antes da compra. Também é relevante descobrir se o condomínio usa energia solar, se existem medidas de reutilização ou captação de água, coleta seletiva do lixo e outras ações em prol do meio ambiente. Tais atitudes podem colaborar na valorização do imóvel e até mesmo trazer economia nas contas do mês.

Potencial de valorização

Junto das características citadas acima, também é interessante pensar se a região onde está localizado o imóvel de seu interesse tem potencial de valorização com o passar do tempo. Veja se há novos comércios chegando à área, se há construção de novos empreendimentos, lançamentos de imóveis e outros condomínios, entre outros.

Mesmo que sua intenção não seja vender o imóvel no futuro, escolher investir em um espaço que valorize com o tempo pode render boas oportunidades de negócios no futuro. Já está um passo mais próximo de encontrar o imóvel dos seus sonhos? Então confira também nossas dicas de como se planejar financeiramente para fazer a compra!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.