O sofá  de pallet se popularizou e tem ganhado cada vez mais espaço na decoração da casa. Ao lado dele,  prateleiras, camas, racks, sofás, mesas de centro, estudo e jantar, tudo feito do material. As possibilidades de trabalhar com os pallets são muitas, especialmente por conta da madeira leve e de fácil adaptabilidade em relação ao tamanho. Mas, afinal, o que são pallets?

Também conhecidos como porta-pallets ou paletes (como a palavra foi livremente traduzida para o português), eles ajudam no armazenamento de produtos pesados e podem ser de madeira, plástico ou metal. Seu formato conta com um sistema de travessas de encaixe responsáveis pela agilidade e facilidade na montagem e desmontagem.

Na decoração, os pallets de madeira são os mais populares. As pessoas podem optar por comprar os móveis prontos ou montar do jeito que preferir. É possível encontrá-los em armazéns, galpões, supermercados, alfândegas e lugares que costumam trabalhar com cargas de peso. Os pallets geralmente são feitos de madeiras de árvores de eucalipto e pinus.

Sofá de pallet: um coringa na organização

O grande desafio de quem mora em apartamento pequeno é usar o pouco espaço que tem da melhor forma possível, dispondo todos os pertences de uma maneira que o lugar não pareça estar bagunçado. Os pallets são uma ótima solução para organização e aproveitamento de cada cantinho. Um sofá de pallet deixa a sala com bastante espaço livre. Para montar é preciso apenas das peças de madeira e de um estofado por cima deles. Veja dicas de como fazer e tirar o melhor proveito de um sofá de pallet:

  • Se optar por pallets de madeira, confira se a mesma não está desgastada de forma que possa quebrar. É importante checar a qualidade para evitar acidentes;
  • Escolha assentos confortáveis para o sofá de pallet e que não prejudiquem a postura. Lembre-se que você o usará bastante para ler um livro, ver televisão, tirar um cochilo, conversar com outra pessoa;
  • Ao montar um sofá de pallet, surgirá espaço entre o chão e o estofado que pode ser usado para guardar diversos tipos de objetos, como o controle remoto da televisão, livros, revistas, carregadores de celular, tablets;
  • Ao lado do sofá podem ser empilhados pallets que formem uma mesinha. Dessa forma dá para decorar com luminárias ou até mesmo deixar como apoio para a pipoca na hora do filme. A mesinha de centro também pode ser de pallet e facilmente acoplada ao sofá;
  • Caso sinta que o sofá está baixo ou alto demais, é necessário apenas tirar ou acrescentar pallets. Além disso, dependendo da quantidade de pallets, é possível transformá-los em uma cama de casal para as visitas, evitando colchões diretamente no chão;
  • O pallet facilita a limpeza do na hora da faxina. Ao invés de arrastar os sofás pesados é só colocar uma peça em cima da outra ou até mesmo passar o aspirador no espaço que fica entre elas. Dessa forma, já não é necessário esforço nem perda de tempo para arrastar um sofá em um espaço reduzido.

Combinando com o espaço

Além de versátil no tamanho, o sofá de pallet combina facilmente com a sala. Dá para pintar as peças de madeira da cor que quiser e trocar o forro do estofado que fica por cima. Toda vez que for planejada uma mudança para a casa, não será necessário se preocupar se o sofá está ornando com o espaço.

Na hora de comprar a tinta para os pallets, veja qual é a indicada para a madeira. Antes de pintar novamente o mesmo material, teste como ficará uma cor por cima da anterior. Lembre-se que as cores claras em espaços pequenos dão a impressão de um ambiente maior e mais organizado, então aposte nelas na hora de personalizar o sofá de pallet.

Não pegue todos os pallets possíveis e leve para o apartamento. Planeje o local onde quer deixar o sofá, tire as medidas e escolha qual será a altura ideal, que geralmente é olhando a televisão na mesma altura de quando estiver sentado. Caso não tenha TV no ambiente que os pallets ficarão, pense em uma altura que não dificulte na hora de sentar e levantar do sofá.

Você tem sofá de pallet no seu apartamento? Foi fácil de montar?  Conte-nos sobre a sua experiência nos comentários!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.