Além de serem itens funcionais, as portas e janelas da sua casa são importantes itens de segurança no seu imóvel, e dependendo do modelo, podem até ser destaque na decoração. Como estão constantemente sujeitas às intempéries (sol e chuva), alguns cuidados são fundamentais para conservar a funcionalidade e aparência delas por muito mais tempo:

Todos os tipos de portas e janelas

Evite bater as portas e janelas para evitar rachaduras e “folga” nos trincos e maçanetas.

As dobradiças e fechaduras devem ser lubrificadas a cada 3 meses, com grafite em pó.

Os rolamentos das roldanas podem ser lubrificados com a mesma periodicidade, com os óleos lubrificantes específicos para essa finalidade.

No caso de portas e janelas de correr, limpe também os trilhos inferiores, para retirar a poeira e pequenos detritos que podem prejudicar o seu funcionamento adequado. Não utilize objetos pontiagudos para limpar os cantos das portas e janelas, para evitar riscos no material. Prefira um pincel fino com cerdas macias.

Não use produtos abrasivos (removedor) para realizar a limpeza das portas e janelas, nem das maçanetas. Também evite utilizar palha de aço ou vaselina para “dar brilho” no alumínio e lixa ou espátula para limpar a madeira. Graxa não deve ser utilizada para lubrificar roldanas, pois, com o tempo, acaba manchando o material e ressecando as borrachas que atuam na vedação.

Portas e janelas de vidro

Já falamos um pouquinho aqui sobre como fazer a limpeza de vidros. Dê uma olhadinha.

Portas e janelas de alumínio

Portas e janelas de alumínio devem ser limpas com uma mistura de água e detergente neutro, usando-se uma esponja ou pano macios. Você deve fazer uma boa limpeza anualmente. Nos casos de cidades litorâneas, recomendamos que a limpeza seja feita com um intervalo menor de tempo, devido à maresia, de 3 em 3 meses.

Porta e janelas de madeira

Utilize apenas uma flanela limpa e seca com produtos específicos para madeira.

Se as portas e janelas ficam pouco expostas ao Sol e a chuva, você pode refazer a pintura a cada 2 anos, mas se a exposição for muito grande, o ideal é repintar a cada 6 meses.  É melhor contratar um profissional, para garantir a qualidade da pintura.

Com estes cuidados simples de conservação, as portas e janelas da sua casa ficarão com aparência de novas por muito mais tempo!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.