Você já pensou em comprar um imóvel na planta? A primeira vista pode não fazer muito sentido, certo? Afinal, por que pagar agora por algo que você só receberá no médio prazo e, dependendo da construtora, ainda pode envolver riscos? Mesmo diante dessas questões, fato é que muitas pessoas ainda assim optam por comprar imóvel na planta e essa escolha está embasada em muitos benefícios. Vamos te mostrar 4 deles a seguir. Confira!

1 – Preço menor

Qual consumidor não leva em consideração um preço mais em conta antes de comprar algo, não é mesmo? E é exatamente este um dos principais benefícios de comprar um imóvel na planta: eles tendem a ter preços menores! Isso acontece porque o dinheiro tem um “preço” variável ao longo do tempo, e abrir mão de uma quantidade de recurso agora em troca de algo que só será recebido no futuro concede grande poder negociação ao comprador.

2 – Valorização

Um imóvel comprado na planta, quando pronto, pode ter um valor de mercado que chega a ser até 30% superior ao valor pago anteriormente. Mas por que? Esse benefício está diretamente ligado ao que foi citado acima e a lógica por trás disso é muito simples: se o dinheiro possui um “preço” ao longo do tempo e comprar um imóvel na planta envolve alguns riscos, nada mais justo que, ao eliminarmos os riscos e o tempo do processo — que antes puxavam o preço para baixo — quando o imóvel já está pronto e entregue, o seu novo valor seja superior ao valor inicial.

3 – Entrada

Para quem decide financiar o imóvel, outro benefício de se comprar na planta é a possibilidade de dividir a entrada de uma maneira muito mais cômoda. Apesar de financiamentos de imóveis negociados na planta exigirem uma entrada maior do que a de apartamentos já prontos, o comprador tem a opção de diluir o valor da entrada entre as parcelas pagas antes da data de entrega das chaves. Com esse benefício, é possível pagar um valor de entrada maior do que o de um financiamento comum e, com isso, gerar outros benefícios, como redução da taxa de juros e redução da quantia total, que será paga apenas para amortizar os juros envolvidos na compra.

4 – Acabamentos e manutenção

Por último, mas não menos importante, temos esse benefício “2 em 1”! Como a personalização na planta pode ser feita com muito mais facilidade, quem opta por comprar esse tipo de imóvel pode participar mais ativamente do projeto e escolher tipos específicos de acabamentos que dispensariam a necessidade de gastar dinheiro em uma redecoração no futuro para deixá-lo mais com a sua cara. Além disso, outra vantagem é o fato de que o imóvel estará novinho em folha e isso também valerá para os encanamentos, sistemas elétricos e coisas do tipo, representando uma chance mínima de precisar gastar algo com a manutenção de seu imóvel.

Quer se inteirar de mais dicas essenciais para quem está em busca da realização do sonho da casa própria? Assine nossa newsletter e, em caso de dúvida, deixe para nós o seu comentário!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.