Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Depois de tanto sonhar com a casa nova, planejar e guardar dinheiro, é chegada a hora de selecionar o apartamento para a compra. A questão é saber o que vale mais a pena procurar: imóveis novos ou usados. A pergunta é bem comum e por isso resolvemos criar este post explicando as vantagens e desvantagens de cada tipo de negócio. Confira!

Imóveis novos ou usados? Eis a questão!

Depois de listar suas necessidades e desejos para a compra do imóvel e saber qual a faixa de preços para a sua escolha, o primeiro filtro é justamente a idade do imóvel. E são tantas as possibilidades: compra na planta, recém-construídos, usados e antigos.

Cada um requer atenção a pontos específicos por isso separamos alguns questões que você precisa levar em consideração antes de bater o martelo.

Imóveis usados: cuidados importantes

Quando falamos em casas e apartamentos usados, a lista de considerações já começa a se desenrolar na cabeça. Afinal, é preciso verificar as condições da parte elétrica, da hidráulica, e quaisquer outras instalações (gás encanado, placas solares, captação de água da chuva).

Fora isso, também é necessário verificar as condições do próprio imóvel. As janelas estão em bom estado? O chão tem peças soltas ou bolhas de ar? Portas e móveis de madeira estão rangendo ou com cupins?

O mais interessante é contratar os serviços de um profissional de sua confiança para que ele te ajude a descobrir quais os defeitos e, inclusive, o grau de seriedade deles, com valores gerais para efetuar os consertos.

Todos esses detalhes vão fazer parte da sua negociação e podem inclusive representar a diferença entre fechar negócio ou partir para outra.

Principais benefícios dos imóveis novos

Já com os imóveis novos, a preocupação com o estado do imóvel é bem mais tranquila. Afinal de contas, você será o primeiro morador e o primeiro a usufruir de toda a infraestrutura. Aliás, quem compra imóveis novos pode contar com garantias estipuladas em contrato para materiais e serviços executados.

Inclusive, dependendo do empreendimento e se o imóvel foi comprado na planta, é possível obter benefícios, como a escolha da inclusão de pontos de energia, instalação de armário e outros itens customizáveis que a construtora pode oferecer, além da própria pintura dos ambientes. Tudo pode ser negociado!

Além disso, imóveis novos costumam ter preços e linhas de financiamento bem atraentes para quem está em busca do primeiro “lar, doce lar”. A GI, por exemplo, possui uma financiadora própria para seus empreendimentos, uma facilidade para todos os envolvidos.

Pesquise bastante no momento da compra, tire sempre todas as suas dúvidas e liste os prós e os contras. Lembre-se de que esse investimento, seja para imóveis novos ou usados, representam mais do que apenas uma venda: você está escolhendo o ambiente onde vai passar boa parte do seu tempo e onde vai construir suas memórias e lembranças.

E então, ajudamos na sua pesquisa pelo imóvel dos sonhos? Não deixe de comentar e dividir conosco sua experiência nesse tempo tão especial que é a escolha da sua nova casa!


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.