Self storage é uma expressão em inglês que se refere ao serviço de autoarmazenamento, o qual é caracterizado pela locação de boxes (que variam de 1 a 100 m²) para guardar ou organizar quaisquer tipos de bens que o locatário desejar.

Esses locais estão dispostos lado a lado em um galpão e podem ser alugados tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, por tempo indeterminado. A maioria das empresas de autoarmazenamento trabalha por meio de contratos mensais.

Para os usuários, o serviço se tornou uma extensão de suas casas ou empresas, cujos espaços limitados não comportam os itens que são mantidos nos boxes. Por isso, mais que um serviço prático e funcional, o self storage agrega valor e melhora a qualidade de vida de seus locatários, que podem contar com a segurança de seus pertences.

O serviço surgiu nos Estados Unidos no final da década de 1960 e meados dos anos 70 e é uma prática bastante desenvolvida naquele país. No Brasil, o self storage começou na década de 1990 e veio ganhando força gradativamente, desenvolvendo-se em velocidade maior desde 2008. Hoje, a prática já está bastante difundida e é utilizada por muitas pessoas.

De acordo com a Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass), o brasileiro pode contar hoje com aproximadamente 100 empresas que oferecem o serviço de autoarmazenamento, totalizando mais de 170 mil metros quadrados de espaço disponível.

Vantagens do self storage

Uma das principais vantagens de contratar um serviço de self storage é, certamente, a exclusividade do serviço. Somente o contratante tem acesso ao box alugado e, consequentemente, aos seus bens. Ou seja, nem os funcionários da empresa e nem os outros locatários têm contato com o que foi armazenados nos boxes.

Cada locatário tem seu próprio cadeado, com o qual tranca o seu box e leva a chave consigo. Além disso, toda vez que precisa acessar o conteúdo do box, ele pode adentrar o local com o seu carro e fazer o transporte sem que outras pessoas sejam capazes de presenciar o ato.

Entretanto, algumas empresas que oferecem o serviço de autoarmazenamento têm o horário de funcionamento reduzido (ou não funcionam) aos finais de semana e feriados, impossibilitando o acesso durante esse período. Outras, funcionam 24h por dia, durante todos os dias por semana, o que é ideal para aqueles que procuram algo de acesso mais abrangente.

Outro ponto importante: os espaços dos boxes é bastante organizado, limpos diariamente, contam com monitoramento 24h e acesso eletrônico, para que possam ter o controle de quem acessou os boxes e quando.

O self storage pode ter vários usos

O serviço de autoarmazenamento é indicado para:

  • Pessoas que estão em mudança e precisam deixar seus móveis enquanto esperam pela liberação do novo imóvel.
  • Quem veio de um imóvel grande e se mudou para um menor, que não acomoda todos os objetos.
  • Armazenar objetos e móveis que não estão mais em uso, mas cujos donos não têm interesse em doá-los para outras pessoas ou instituições.
  • Guardar objetos sazonais, como cadeiras de praias e outros, durante o período em que não podem ser usados.
  • Abrigar brinquedos, roupas, calçados e materiais escolares antigos das crianças.
  • O serviço também é indicado para guardar documentos antigos e formar um arquivo morto, mantendo-os bem conservados e acessíveis, caso sejam necessários.
  • Arquivar itens de papelaria e materiais promocionais, como catálogos de produtos ou publicitários, como os utilizados em campanhas e na divulgação de novos produtos.
  • Guardar mercadorias ou equipamentos que não serão utilizadas no momento.
  • Estoque de lojas e vendedores de produtos autônomos.

Selo de qualidade

Para garantir a integridade dos bens mantidos pelo serviço de autoarmazenamento, a Asbrass fornece um selo de qualidade às empresas que são aprovadas em seu teste de qualidade. Essas empresas possuem:

  • Vasta seleção de boxes individualizados e feitos em metal ou alvenaria.
  • Controle de acesso eletrônico.
  • Monitoramento 24h por meio de câmeras que gravam as imagens e sistema de alarme integrado.
  • Ambiente limpo, organizado, livre de umidade e pragas, e que passam por manutenções diárias e dedetização bianual.
  • Boxes cujos cadeados e chaves ficam em posse única e exclusivamente dos clientes.

Você já usou ou usa o serviço de self storage? Conte sua experiência com o serviço para a gente ou o que pretende armazenar em um box


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.