Comprar ou construir uma habitação do zero? Quem está cansado de pagar aluguel e pretende realizar o sonho de ter um imóvel próprio, certamente já se perguntou sobre o que é melhor. Se você está passando por isso nesse exato momento, confira agora as vantagens e desvantagens de construir ou comprar imóvel pronto:

As vantagens e desvantagens de construir

Vantagens de construir

Uma vantagem de construir seu apê é que a escolha de todos os materiais será sua, como os itens de acabamento, piso e iluminação. Você terá ampla liberdade para pensar em detalhes e itens comprados a fim de que tudo dê certo.

Lembre-se de que tudo precisa ser muito bem planejado, desde o encanamento à instalação de tomadas, ou ainda a contratação de engenheiros e arquitetos e a supervisão dos pedreiros. Nesse caso, você poderá contratar quem você quiser e supervisionar as obras.

Desvantagens de construir

A primeira coisa que se pensa em relação a construir é que o lugar será exatamente do jeito que você sempre sonhou. Antes de chegar nesse ponto, porém, há muito chão para percorrer! Apesar de ser a opção ideal para quem quer o imóvel do seu jeitinho, é preciso levar em conta que o investimento de uma construção irá ser maior e demorar muito mais para ficar pronto; isso porque será preciso primeiramente obter o terreno.

Levando em consideração todos os aspectos da construção – compra do terreno, elaboração da planta e realização do projeto em si – você ainda passará por um longo período de espera para ter o imóvel de seus sonhos, porque muitos fatores podem atrasar a entrega das chaves, como imprevistos na obra ou chuvas fortes.

Dependendo da forma que será feita a construção, é necessário ter o dinheiro disponível, já que será preciso efetuar o pagamento do material e dos pedreiros – e em alguns casos até a compra do terreno. Se você não tem pressa em sair logo do aluguel e pode esperar por alguns longos meses, além de já ter o dinheiro disponível, a construção pode ser a sua solução.

Porém, se você quer logo se livrar do aluguel e encontrar um lugar para construir a sua família, é melhor pensar em comprar o seu imóvel.

As vantagens e desvantagens de comprar

Vantagens de comprar o imóvel pronto

A primeira vantagem de comprar um imóvel é a rapidez para entrar logo no apê novo. Buscando os locais certos, você não terá problemas ou complicações, já que não haverá a necessidade de contratar tantos profissionais – e terá muito menos gastos extras. Outra grande conveniência de comprar pronto é livrar-se do estresse que uma construção pode causar aos futuros moradores.

A aquisição de um imóvel pronto também é financeiramente mais fácil: nesse caso, existe a possibilidade de financiar o bem, o que facilita bastante a vida do comprador. Não há necessidade de ter altas quantias de dinheiro em curto período, e as formas de pagamento são superfacilitadas.

Desvantagens da compra

A liberdade para quem compra um imóvel é menor, no que se refere a fazer a estrutura do jeito que deseja. Mas apesar de não ter participado e nem decidido tudo sobre a construção, você ainda poderá redecorar os ambientes da forma que bem entender, deixando-os com a cara do lar que você sempre sonhou.

Mesmo sendo financeiramente mais fácil, o comprador deve ter recursos para dar de entrada e se organizar para um compromisso de longo prazo.

Se você tem pressa e não disponibiliza de tantos recursos, a melhor solução é comprar. Assim, você também evita todo o desgaste e a dor de cabeça da construção e pode começar a realizar o seu sonho!

Empresas como a GI são líderes nesse quesito, porque são capazes de ajudar na realização do sonho de ter seu imóvel próprio. Além de poder entrar no programa Minha Casa Minha Vida, a GI também traz uma financiadora que oferece diversas possibilidades para quem quer se livrar do aluguel e iniciar uma vida nova.

Quer saber dicas de como financiar o seu imóvel, sem problemas? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

 


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.