O final de ano é o momento de celebração e festas com a família, os amigos e, claro, os animais de estimação. Quem tem pets sabe das responsabilidades com os bichinhos e de como eles ficam sensíveis durante essa época do ano. Barulhos de fogos e muitas pessoas em casa são os principais motivos de stress dos animais. Os donos devem se preparar para ter cuidados com cães e gatos.

Como fazer então, já que não dá para evitar o barulho, o tumulto e, eventualmente, viagens nas quais não vai dar para levar o animal? Existem maneiras de precaver, ou pelo menos aliviar, o stress dos pets durante as festas de fim de ano. Em todas elas é necessário pensar no conforto e alimentação dos cães e gatos.

Cuidados com cães e gatos em casa nas festas

Os gatos aparentam ser mais fáceis de lidar, mas existem os que ficam mais tímidos e assustados quando chegam visitas em casa. Eles costumam ter um cantinho que correm para se esconder logo quando veem o espaço invadido e onde se sentem seguros. Os donos devem respeitar esse espaço e evitar que as pessoas se aproximem, pois os gatos costumam se reprimir mais ainda ou até mesmo ficar ariscos. Eles sentem, naturalmente, a hora de deixar o local. Os donos precisam checar de tempo em tempo e procurar dar carinho enquanto a casa está cheia para passar para o bichano que está tudo sob controle.

Já os cachorros podem não mudar de temperamento no decorrer de uma visita e se assustar bastante com uma maior quantidade de pessoas na casa. Ao receber convidados para festas de Natal e Ano Novo, o dono precisa deixar o bicho à vontade de acordo com o comportamento dele. Os mais sociáveis podem andar pela casa sem problemas. Aqueles que costumam ficar mais agressivos devem ser colocados em um local onde fiquem mais calmos, com água e comida. O dono precisa dar atenção sempre que possível durante as festas.

Os convidados têm que ser orientados a não dar comidas que tanto os gatos quanto os cachorros não estejam acostumados a comer. Eles podem passar mal e adoecer no momento ou logo depois. A dieta dos pets deve ser a mesma de sempre. Se os animais socializam facilmente, o dono da casa deve orientar os visitantes a dar atenção ao pet também, pois ele ficará mais confortável.

Fogos de artifício

É normal gatos e cachorros se assustarem durante a queima de fogos de artifício e rojões. A reação natural é latir, correr, se esconder em locais pequenos, ter tremores, taquicardia e salivação. Por conta desse comportamento é aconselhável não prender os animais em coleiras, pois podem se enforcar na hora do desespero. É recomendável aos donos não reprimir as reações dos pets. Elas são naturais e eles devem receber atenção e carinho. Seguem algumas dicas para deixar os cães e gatos tranquilos durante os fogos:

  • Dê alimentos leves. Problemas estomacais causados por pânico levam à morte;
  • Mantenha-os em um local seguro dentro de casa, onde seja possível fechar as portas e janelas afim de deixar uma iluminação suave no cômodo;
  • Nas coleiras dos animais deixe-os identificados, caso eles cheguem a fugir;
  • Abafe o som no cômodo o máximo possível, para que ele não escute os fogos.

Planejamento para as festas

O preparo para os pets ficarem confortáveis durante o final do ano começa antes das festas. Os donos têm que levar os animais para o veterinário com antecedência. O objetivo da consulta é falar do comportamento dos cães e gatos em momentos festivos. O veterinário poderá receitar medicamentos que ajudarão o pet a ficar tranquilo ao passar por stress.

A recomendação de ir alguns meses antes é para que os medicamentos façam efeito. Existem remédios que não são efetivos de um dia para o outro. Os donos também devem ficar preparados para possíveis reações alérgicas dos bichinhos. Os hoteizinhos são uma opção para deixar os animais nessa época do ano, caso o dono vá viajar ou já saiba que seu cachorro ou gato não fica bem de forma alguma com as visitas e os fogos. Como você está se preparando para cuidar do seu pet no final do ano? O que você costuma fazer para deixar seu cão ou gato tranquilo? Conte nos comentários!  


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.