Construir, reparar ou decorar dá trabalho, disso não há dúvida. São muitos operários entrando e saindo, gastos com produtos e bastante poeira. Contudo, a sensação que temos ao ver a casa dos nossos sonhos tornando-se real não tem preço. Por isso, é tão importante montar um cronograma de obra para acompanhar o passo a passo do que está sendo feito.

Por meio dele, você consegue fazer um melhor planejamento do serviço e das suas despesas, evitando, assim, uma série de problemas que podem envolver a equipe ou a estrutura do imóvel, o desperdício de materiais ou os tão recorrentes atrasos nas entregas das etapas.

Para te ajudar a elaborar o seu cronograma, reunimos algumas dicas importantes de como acompanhar o andamento da obra com eficácia e garantir que seu lar fique como você espera. Confira!

Defina as atividades do seu cronograma de obra

Um cronograma de obra facilita a as tarefas de estipular prazos e garantir um melhor aproveitamento de recursos e da mão de obra. Por isso, esse registro deve funcionar, de maneira simplificada, como uma planilha, na qual você descreverá o acompanhamento certeiro dos serviços, de maneira linear, em cada etapa.

É fundamental que você liste todas as atividades que podem ser necessárias durante todo o período de construção do seu lar, como serviços preliminares, fundações e estrutura, alvenaria, pintura, revestimento, esquadrias, pavimentação, instalações, cobertura, etc.

Ou seja, você construirá uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP), que nada mais é do que a listagem que estamos propondo a você. Lembre-se de que aqui não é preciso sequenciar o que virá antes ou depois, mas sim incluir o máximo possível de informações a fim de deixá-la o mais completa possível.

Outro ponto importante é que você pode manter o seu cronograma de acompanhamento especificamente para o serviço, materiais e afins, ou montar um cronograma físico-financeiro em que você também incluirá as despesas semanais ou mensais para organizar o caixa, controlar imprevistos e manter as finanças em dia.

Faça a sequência detalhada de cada atividade

Agora que você já listou tudo que será necessário na sua obra, é importante detalhar cada ponto de acordo com a ordem cronológica da execução do trabalho e tabelar os custos previstos, caso você tenha optado pela inclusão financeira na planilha. Abaixo damos alguns exemplos para um imóvel já existente que está sendo reformado:

  • Revestimentos: aqui você definirá qual será o acabamento das paredes (madeira, massa texturizada, papel de parede, pastilhas ou pedras) e dos pisos (porcelanato, cerâmica, ladrilho hidráulico, vinílico, piso de madeira, piso cimentício, etc), as especificações sobre o tempo de aplicação e os custos com o material.
  • Pintura: a quantidade de galões de tinta usados em cada ambiente e seus respectivos valores, assim como a cartela de cores aplicadas e a ordem dos cômodos, serão tabeladas nessa etapa.
  • Esquadria: essa é uma das fases mais relevantes da obra, pois figura entre as mais custosas em um projeto. Isso porque ela inclui portas, janelas, portões, venezianas e demais aberturas do tipo em uma residência. Além da quantidade preestabelecida de itens, é importante definir a natureza da abertura: basculante, de correr, guilhotina, maxim-ar, etc.
  • Pavimentação: incluir a execução da pavimentação da obra, o período de entrega e os custos envolvendo os projetos interno e externo.
  • Instalações: incluir os prazos específicos para essa etapa, visto que ela ocorre em diferentes momentos do projeto e podem ser realizadas simultaneamente, como as instalações elétrica, telefônica, sanitária, hidráulica, etc.
  • Cobertura: nessa última fase, você deve detalhar o tipo de cobertura que estará presente no imóvel (telhado de concreto, embutido, aparente em L, três águas, quatro águas, sobreposto, etc) e se ele terá laje para a caixa d’água ou futura obra de expansão do lar. Esses são itens que podem influenciar drasticamente as finanças e os prazos de entrega.

Estime a duração da obra

A duração da obra é um dos itens que mais causam preocupação. Afinal, atrasos impactam negativamente nos gastos com mão de obra, tornando o serviço mais caro do que o projetado. Justamente por isso, esse  é um aspecto fundamental para o seu cronograma e as atividades que você já definiu nas etapas anteriores.

Nessa fase, você elaborará uma linha do tempo na qual “marcará” o começo e o fim que deseja para a construção. Porém, para chegar a uma previsão de data de término, é preciso conversar com toda a equipe envolvida e, juntos, decidirem os prazos. Também é possível usar obras similares à sua para servir como referência quanto à duração ideal.

Uma vez chegado ao período delineado, você terá mais controle sobre a compra de produtos e demais itens, evitando estoques desnecessários em canteiros e afins, além de garantir que os atrasos sejam contidos.

Fiscalize o andamento do serviço

Nessa última etapa, você fará o acompanhamento mais de perto para checar se o que você está tabelando com prazos de entrega está sendo cumprido. Contudo, é claro que imprevistos podem acontecer e uma das atividades pode atrasar ou precisar de mais materiais, por exemplo.

Com o cronograma de obra em mãos, a ideia é minimizar a falta de eficiência profissional, o desperdício, problemas com a entrega do projeto e, claro, garantir a sua satisfação pessoal.

Como você percebeu ao longo deste texto, a criação de um cronograma de obra permite não apenas um detalhamento e uma análise mais aprofundada do seu projeto, mas também o sequenciamento de atividades a serem realizadas e como definir os prazos com os profissionais que nela trabalham.

No caso do cronograma financeiro, ainda é possível controlar o fluxo de caixa, o que permite que você consiga administrar suas despesas com muito mais fluidez, controlar a compra de materiais e insumos e concentrar seu foco em evitar os atrasos na obra.

Se você tiver alguma dificuldade para elaborar esse cronograma, ou se, mesmo com ele em mãos, achar que o gerenciamento do projeto do seu lar precisa de um impulso a mais para tornar o sonho da sua casa própria realidade, contar com mais ajuda pode ser a solução. Por isso, leia também nosso post sobre quando contratar um arquiteto!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.