Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Então você está em busca de um imóvel para chamar de seu. Sabemos que, muitas vezes, comprar um imóvel usado é uma boa opção e, para começar a procura, você certamente preparou uma lista de requisitos que o seu futuro apartamento deve atender como, por exemplo, número de quartos, vaga na garagem, elevador, área de lazer etc.

Tudo isso é importante, claro. Mas, para ter sucesso na sua empreitada, é preciso também antecipar possíveis problemas que podem afetar a qualidade do imóvel e saber como identificá-los. Documentação irregular, problemas elétricos e/ou hidráulicos e vizinhos barulhentos são alguns obstáculos que podem ficar no caminho entre você e o imóvel dos seus sonhos.

Se você pretende comprar um imóvel usado, confira esses 6 problemas que você precisa ficar de olho. Vamos lá!

1. Documentação irregular

O primeiro ponto que você deve observar antes de comprar um imóvel usado é a documentação do bem e, também, do vendedor. Entre os papéis que devem, obrigatoriamente, ser fornecidos, estão: cópia da escritura e do registro do imóvel; certidão negativa de débitos com o condomínio e certidão que comprove a situação regular do imóvel nos últimos 20 anos.

O vendedor também deve apresentar documentos pessoais que comprovem que ele está em dia com a justiça federal, o cartório de protesto e afins. Não deixe, ainda, de exigir a certidão negativa de IPTU e o carnê com todas as parcelas devidamente quitadas.

2. Problemas estruturais

Infelizmente, não é raro que vendedores façam uma maquiagem no imóvel usado para esconder eventuais problemas antes de vendê-lo. Para reduzir os riscos de adquirir um apartamento com problemas elétricos ou hidráulicos, faça uma vistoria cuidadosa antes de fechar negócio.

Infiltrações, rachaduras na parede, luzes que não acendem direito e problemas na pressão da água da torneira, por exemplo, são detalhes que devem ser investigados cuidadosamente.

3. Vizinhos barulhentos

Ter uma vizinhança problemática é outra dor de cabeça que você deve evitar ao comprar o seu imóvel usado. Reduza as chances de ter que conviver com encrenqueiros conversando com profissionais que trabalham no prédio, como porteiros e zeladores, para ter mais informações sobre os vizinhos.

Também é interessante visitar o imóvel em diferentes dias e horários, para observar a dinâmica das casas que estão próximas.

4. Localização ruim

Certamente sua escolha de imóveis passou por uma pesquisa sobre o bairro em que deseja morar. Ainda assim, para não ter surpresas desagradáveis, é essencial informar-se sobre as características da área precisa do apartamento que você pode adquirir. Veja se a rua é iluminada, como é o fluxo de veículos na região, se a segurança é satisfatória etc.

5. Condomínio problemático

Nem só vizinhos podem ser problemáticos: o condomínio também. Evite que o sonho do imóvel próprio se torne um pesadelo, informando-se sobre as regras condominiais, o que é permitido e o que não é, convenções e pretensões futuras para o prédio, para se certificar que está realmente fazendo uma boa compra de imóvel.

Quem tem animais de estimação, por exemplo, deve ter cuidado para não escolher um apartamento em um condomínio que não permita bichos.

6. Pequenos defeitos

Problemas estruturais como fiação desgastada e tubulação de gás antiga são terríveis e requerem toda sua atenção. Mas, para fazer uma boa compra, é preciso olhar além e observar também pequenos defeitos no imóvel que podem dar dor de cabeça.

Piso desgastado, janelas precisando de pintura e azulejos quebrados são defeitos que vão exigir um investimento do futuro proprietário. Tente negociar um abatimento antes de fechar negócio.

Para evitar se arrepender da compra de um imóvel usado, fique de olho nesses 6 problemas e aumente suas chances de satisfação plena com a sua escolha.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude mais pessoas a ficarem de olho nesses detalhes!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.