Que atire a primeira pedra quem não deseja ter seu imóvel próprio. Apesar de ser um sonho da maioria dos brasileiros, muitas vezes é difícil torná-lo realidade, especialmente devido à crise financeira que atingiu o país nos últimos anos.

Felizmente, existe uma solução para isso: usar o FGTS! Se você está ou já esteve empregado com carteira assinada, é possível recorrer ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para comprar seu imóvel.

Quer saber quais são as condições para sacar esse dinheiro? Continue a leitura e entenda como usar o FGTS para comprar um imóvel!

Condições para usar o FGTS

O FGTS é um fundo pago pela empresa, que é depositado na Caixa Econômica Federal em contas que foram abertas automaticamente, pelo acordo de trabalho.

Desde 1998, é possível usar esse fundo para comprar o imóvel próprio. Porém, algumas regras devem ser cumpridas:

  • ter três anos, no mínimo, de trabalho sob o regime de FGTS;
  • não possuir nenhum outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • residir ou trabalhar na cidade onde pretende adquirir o imóvel;
  • não ser proprietário de residência no município onde deseja comprar o imóvel;
  • o valor do imóvel não deve ultrapassar o valor estabelecido — se localizado nos estados de RJ, MG, DF e SP, ele não deve passar de R$ 750 mil, já para os demais estados, o valor máximo é de R$ 650 mil.

Além disso, é importante ressaltar que o FGTS não pode ser usado para aumentar ou reformar o imóvel, nem para compra de materiais de construção ou ainda na aquisição de imóveis para terceiros.

Dicas para usar o FGTS

1. Quitar parte do valor das parcelas

Quando o dinheiro do fundo é usado para quitar parte do financiamento imobiliário, o valor pago irá corresponder às últimas parcelas desta dívida. Assim, o saldo será destinado para o pagamento de, no máximo, 80% das 12 próximas parcelas.

O FGTS é liberado para esse fim somente a cada dois anos. Por esse motivo, é importante se programar.

2. Pagamento total ou amortização da dívida

O fundo pode ser destinado ao pagamento total da dívida ou, pelo menos, uma parte considerável desse valor e se livrar do aluguel.

Para isso, o contrato de financiamento do imóvel deve ser assinado no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

3. Construir um imóvel

Todos nós temos o imóvel dos sonhos, aquele que planejamos com todos os detalhes, não é?! Então que tal usar o FGTS para fazer esse desejo se tornar realidade?

O saldo do fundo pode ser utilizado também por quem quer construir um imóvel residencial. Esse dinheiro é destinado como pagamento total ou parte dele.

4. Adquirir terrenos ou lotes

É possível destinar o valor sacado no FGTS para aquisição de terrenos, ou até mesmo para fazer pagamento ao poder público em casos de regularização fundiária.

Porém, nesse caso, o fundo somente pode ser usado quando vinculado ao autofinanciamento ou financiamento para a construção do imóvel.

5. Comprar imóvel em construção

Para utilizar o valor do FGTS na aquisição do imóvel em construção, é necessário que a compra seja vinculada a um financiamento que foi concedido pelo SFH, de acordo com a legislação.

Além disso, o acordo deve ser feito por meio do programa de autofinanciamento, formalizado conforme a legislação e outras disposições normativas.

Usar o FGTS para adquirir a casa própria é uma ótima maneira de tornar seu sonho, realidade! Vale ressaltar que o fundo pode ser utilizado para esse fim quantas vezes forem necessárias, desde que não existam impedimentos.

Gostou das nossas dicas? Então siga as nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro das atualizações! Estamos no Facebook, G+, Twitter, Youtube, Instagram, Flickr e Linkedin.


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.