Adquirir um imóvel é um marco na vida de qualquer pessoa, especialmente quando se trata do primeiro deles. E para concretizar essa tão sonhada conquista, é preciso vencer alguns desafios, além de responder a famosa dúvida: é melhor comprar ou alugar o meu primeiro apê? Se você está se perguntando isso neste momento, confira agora alguns aspectos que você deve analisar e levar em consideração na hora de tomar a sua decisão.

Imóvel é um bem

Mesmo se você não está com planos de morar toda a sua vida no imóvel em questão, ele será um bem para o seu patrimônio. Se você comprar em vez de alugar o seu primeiro apê, você estará fazendo um ótimo investimento para o seu futuro. Além disso, o dinheiro que você empenha nessa compra vai valorizar bastante com o passar dos anos, já que o mercado imobiliário segue essa tendência.

Condições favoráveis

Hoje em dia, há vários tipos de financiamento com juros relativamente baixos que podem te beneficiar e tornar a compra acessível. Se você tiver uma quantia de dinheiro guardada, ela pode ser utilizada como entrada, suavizando as prestações — o FGTS também pode ser usado como entrada do imóvel em alguns casos.

Se a quantia da entrada for grande, as parcelas do financiamento podem ser até menores que o valor de um aluguel, com a vantagem de que você estará pagando por um imóvel que será seu. Para ter mais conhecimento sobre os valores a serem pagos, taxas de subsídios e outras informações sobre o financiamento de um apê, acesse o simulador da Caixa econômica Federal. Uma ótima ajuda para se planejar e escolher o que vale mais a pena.

Um espaço só seu

Ao comprar seu primeiro apê, você pode personalizá-lo da forma que você quiser. Muito mais liberdade para você dar sua cara à sua própria casa, não é mesmo? Claro que em um imóvel alugado também é possível decorar com o nosso estilo, mas nesses casos devemos respeitar as normas do proprietário e da imobiliária e isso limita bastante as possibilidades de mudanças para deixar a casa do jeitinho que queremos, além de mais prática e funcional.

Além disso, em um apê alugado você corre o risco de ter que se mudar repentinamente caso o proprietário peça o imóvel — e aí toda a sua decoração vai precisar voltar para as caixas.

Fugir do aluguel, é claro

Esse é o sonho de qualquer um. A sensação de não estar gastando o seu dinheiro em um projeto que não é seu é um pouco desesperadora. Afinal, todo mundo quer ver o retorno do seu investimento em seu próprio benefício, em uma coisa que seja sua. Por isso, mesmo que o financiamento tenha um prazo bem grande para ser quitado, o dinheiro de todas as parcelas terão um único destino: a concretização de seu sonho. Sem falar que, em longo prazo, você estará definitivamente livre do aluguel e com o seu primeiro apê nas mãos. Dá para imaginar como é boa essa sensação?

E então, já deu para decidir se é melhor comprar ou alugar o primeiro apê? Como falamos acima, as condições de hoje são bastante favoráveis para a compra e a realização desse sonho. Por isso, pesquise, planeje e pense com carinho nessa ideia. Os benefícios serão muitos, você vai ver!

Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Já está em busca do seu primeiro apê? Entre em contato com a gente ou deixe um comentário e nos conte sua experiência!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.