Depois de anos morando com a família chegou a hora de se programar e ter o seu próprio lar. Sabemos que quando optamos por morar sozinhos ou com amigos, passamos a ter mais custos no dia a dia, seja aluguel, alimentação, contas de consumo, enfim. E é exatamente neste momento que devemos repensar os gastos e reanalisar a vida financeira para descobrir como economizar em casa.

Listamos a seguir 10 dicas de como economizar em casa e transformar a fase de mudanças em uma situação tranquila, possível e pouco traumática. Aproveite as informações e comece a economizar desde já!

1. Analise o orçamento

É inevitável: antes de começar a economizar você deve saber exatamente como anda sua vida financeira. Uma boa maneira de obter estas informações é relacionando todas as despesas e receitas. São anotações simples, mas que possibilitam analisar o direcionamento que você dá ao seu dinheiro e, assim, descobrir em que precisa economizar.

Com planilhas eletrônicas ou até mesmo anotações à caneta é possível analisar o seu orçamento de forma eficaz.

2. Faça controles diários

Uma vez que você já descobriu o status das suas finanças, precisa começar a controlar os gastos. Os lançamentos devem ser realizados diariamente, desde a compra de um simples cafezinho como uma pipoca no cinema. Parece que não, mas as pequenas despesas são grandes vilãs do orçamento.

O controle das despesas pode ser realizado de várias maneiras: por meio de planilhas eletrônicas (como Excel e Google Docs) ou gerenciadores financeiros pessoais. A grande vantagem dos gerenciadores financeiros é que você consegue listar as despesas e organizá-las de forma automática, por categoria. Além disso, muitas versões gratuitas disponibilizam acesso simultâneo pelo smartphone e desktop.

3. Faça listas de supermercado

Sempre que for ao supermercado, planeje as compras antecipadamente. Elaborando uma lista apenas com os itens essenciais, por exemplo. Assim, você não corre o risco de comprar algo desnecessário e gastar além do limite.

Outra dica importante sobre compras no supermercado é não fazê-las com pressa. Nestas situações geralmente você não pesquisa e compara preços e marcas, perdendo a chance de economizar consideravelmente.

4. Compre em atacado

Os grandes atacados sempre oferecem condições melhores quando o assunto é preço. Por permitirem compras apenas em grandes quantidades, o valor de cada item diminui e, consequentemente, o valor final da compra também.

Para famílias pequenas que não necessitem de produtos em grande quantidade, é interessante dividir a compra com outros familiares e amigos e, se possível, estocar o que puder (vale ficar atento aos prazos de validade).

5. Reduza a conta do celular

Para quem vive no smartphone, vale analisar se o que se paga realmente é necessário. Muitos planos pós-pagos e controle oferecem minutos para ligações locais e à distância, minutos estes que são pouquíssimos utilizados.

Uma boa maneira de economizar com o celular é apostar nos planos pré-pagos e apps como Whatsapp e Skype. Todas as operadoras oferecem pacotes de internet bem mais baratos, permitindo que você continue a se comunicar com amigos e família, porém, economizando dinheiro.

6. Reveja a necessidade do telefone fixo

Você pode contar nos dedos quantas pessoas possuem telefone fixo em casa. Com a facilidade dos smartphones, comunicar-se com os planos móveis é bem vantajoso. Se você possui uma linha em casa e utiliza mais o celular, cancelar a linha talvez seja uma saída interessante.

Para quem não deseja abrir mão da linha fixa, vale lembrar que muitas operadoras oferecem planos  de controle, com mensalidades bem mais baratas do que as linhas convencionais. Uma análise para adesão ao serviço também vale a pena!

7. Reduza as saídas com amigos

Apesar de existirem muitos programas gratuitos que podem ser feitos na companhia de amigos, sempre há despesas, já que você precisa arcar com transporte e alimentação. Pelo menos enquanto é preciso economizar em casa, dê preferência aos programas caseiros, como sessões de cinema e almoços do tipo ‘americano’, em que cada convidado leva um prato ou bebida.

8. Cozinhe mais em casa

Ainda de sobre economia com saídas, comece a cozinhar mais em casa e deixe os restaurantes em stand-by. Além de ser uma atividade totalmente prazerosa, a economia é certeira. Além disso, você pode começar a rever sua alimentação, escolhendo exatamente o que precisa comer, sem cair nas milhares de tentações existentes.

9. Economize energia elétrica

Economizar energia elétrica também é uma excelente saída de como economizar em casa. Mantenha sempre apagadas as luzes dos ambientes vazios e ao sair de casa. Aproveitando ao máximo a luz do sol também há redução na conta: mantenha as janelas abertas até mais tarde e aproveite o dia para fazer as atividades que exigem mais iluminação.

Você também pode economizar energia:

  • Acumulando roupas e passando-as de uma só vez;
  • Reduzindo o tempo do banho, já que o chuveiro elétrico é um vilão no gasto de energia;
  • Retirando os eletrônicos da tomada, lembrando que a função de ‘stand-by’ também consome energia.

10. Economize água

Além de contribuir com a sustentabilidade, reduzir o consumo de água também auxilia na economia doméstica. Existem muitas práticas que permitem reduzir o consumo. Alguns exemplos simples podem ser adotados:

  • Utilizar a água da máquina de lavar na lavagem do chão, do quintal e para a descarga do vaso sanitário;
  • Não deixar torneiras pingando, principalmente quando há sinal de vazamentos;
  • Usar a máquina de lavar apenas em sua capacidade total;
  • Não usar a lavadora de louças com poucas peças;
  • Utilizar balde e esponja na lavagem de carros, ao invés de mangueira (a cada 6 baldes utilizados são economizados cerca de 150 litros de água por lavagem);
  • Ao lavar as louças na pia, opte por enxaguar as peças na pia cheia d’água ao invés de manter a torneira aberta.

Reduzir os gastos não é uma tarefa árdua, basta apostar em atitudes simples, como as que mencionamos nesse artigo. Porém, para que o processo traga resultados positivos, são necessários também força de vontade, foco e comprometimento.

Esperamos que você aproveite nossas dicas de como economizar em casa e consiga conquistar seus objetivos! Para receber novidades e dicas exclusivas, aproveite e assine nossa newsletter!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.