A compra de imóvel é um momento importante e, por isso, requer uma série de cuidados para evitar problemas no futuro. Como é uma aquisição complexa e que envolve valores elevados, a escolha precisa ser muito bem pensada, pois a propriedade deverá atender às demandas dos seus moradores por muitos anos.

Por essa razão, pensar nas necessidades de cada membro da família é indispensável. Pouco adianta ter uma casa ou apartamento incrível se a unidade não oferecer as melhores possibilidades de qualidade de vida para todos que vivem ali. E existem alguns pontos simples que, quando bem observados, podem garantir o sucesso de sua escolha.

Quer descobrir quais são eles? Então conheça as dicas para acertar na compra de imóvel para a sua família.

1. Escolha bem a localização

A localização é um fator importante quando alguém está buscando uma residência, e não pode ser deixada de lado quando se quer acertar na compra de um imóvel para a sua família.

Achar uma casa ou apartamento localizado em uma região da cidade que atenda perfeitamente a todos os membros pode ser uma tarefa complicada, mas é fundamental encontrar um meio termo para evitar perda de tempo.

Ter que gastar horas no trajeto entre a sua casa e o trabalho pode prejudicar bastante a sua qualidade de vida. O mesmo vale para as escolas e cursos das crianças: muito tempo no trânsito pode ser altamente desestimulante e contraproducente para crianças e adolescentes. Portanto, procure focar a busca em bairros com boas vias de acesso ou próximos a áreas centrais.

2. Não deixe de considerar o transporte público

Além da localização, é primordial escolher um bairro bem atendido pelos transportes públicos. Os problemas de mobilidade urbana no nosso país são bastante conhecidos, por isso, esse é um ponto-chave na hora de decidir pela compra de um imóvel.

Ainda que sua família disponha de um ou mais carros, contar com uma estação de metrô próxima e pontos de ônibus nas ruas adjacentes sempre será um facilitador do dia a dia dos moradores.

Pontos de táxi também são excelentes alternativas para aqueles momentos em que você quer sair sem se preocupar em dirigir.

3. Fique de olho nos comércios e serviços

Os comércios e serviços presentes no entorno da propriedade podem dizer muito sobre o estilo e a qualidade de vida que os moradores do bairro têm. Supermercados e padarias, por exemplo, são itens essenciais. Para quem mora com crianças ou idosos, é indispensável contar com algumas facilidades como farmácias, clínicas e hospitais nas adjacências.

É melhor também se mudar em uma vizinhança que conte com agências bancárias, bons restaurantes, lojas, postos de gasolina e shopping centers. Caso você tenha um animal de estimação na sua família, é importante verificar a existência de clínicas veterinárias.

4. Conheça bem a vizinhança

A vizinhança é parte integrante de um prédio ou condomínio. Não adianta nada ter uma propriedade excelente se os moradores em volta forem desagradáveis à sua família – por exemplo, quando os vizinhos reclamam dos mínimos barulhos que houver em sua casa. Por isso, procure conversar com as pessoas antes de fazer uma proposta e analisar se há uma simpatia imediata com elas.

Além disso, tente observar se as unidades estão sendo bem conservadas e se as fachadas apresentam um bom estado de conservação ou se precisam de reformas. Acredite: vizinhos descuidados podem jogar o valor da sua casa ou apartamento para baixo, desvalorizando o seu patrimônio.

5. Informe-se sobre a segurança da região

A segurança é um dos itens que não podem faltar na hora de acertar na compra de imóvel para a sua família. Muitos condomínios e prédios contam com sistemas modernos de proteção, que permitem que você durma muito mais tranquilo.

Além de funcionários bem treinados, é bom saber se existe um porteiro presente 24 horas na entrada do edifício. Câmeras de monitoramento, grades de proteção e sistemas de vigilância também são ótimas opções para minimizar os riscos de qualquer problema por parte dos habitantes.

Já em termos de bairro, é bom checar se existe uma delegacia ou batalhão de polícia nas redondezas. Não se esqueça também de notar se o patrulhamento é feito regularmente, especialmente de madrugada, pois isso dará uma ideia sobre as verdadeiras condições de segurança do local. Vale conversar com vizinhos e moradores para saber se a região enfrenta problemas mais graves, como furtos, assaltos e relatos de violência urbana.

6. Procure saber sobre as instituições de ensino próximas

Uma das maiores preocupações de uma família é com a educação dos seus filhos. Por essa razão, antes de fazer uma proposta por uma casa ou apartamento, você deve fazer uma extensa pesquisa para descobrir se as redondezas do bairro podem atender às necessidades acadêmicas das suas crianças.

Verifique a presença de colégios de boa qualidade, cursinhos de pré-vestibular e até faculdades e universidades de renome. Afinal, vocês podem morar ali por anos ou até décadas! Cursos de língua estrangeira, escolinhas de esporte e academias de dança também podem ser importantes para ocupar o tempo extra.

7. Não se esqueça do lazer

As áreas de lazer próximas ao imóvel que você pretende comprar também devem ser consideradas antes que você faça uma proposta. Os melhores bairros contam com parques, praças, clubes e áreas verdes, permitindo o descanso de todos e uma sensação de bem-estar e maior qualidade de vida.

Além disso, se você pretende residir em prédios ou condomínios, é preciso checar também quais são os diferenciais que estão no interior desses imóveis. Os mais modernos contam com alguns itens interessantes, como piscinas, quadras de esportes, salões de festas, playgrounds, sala de jogos, academias de ginástica e muito mais. Um condomínio fechado pode contar até com instrutores de esportes ou recreadores para as crianças.

E então, gostou de conhecer todas essas dicas para acertar na compra de imóvel para a sua família? Está mais confiante para procurar e fazer uma proposta? Conte nos comentários!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.