Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Comprar um apartamento nunca é uma tarefa simples, especialmente pelos elevados valores que esse tipo de transação envolve. Quando temos filhos, o processo fica ainda mais complexo, pois precisamos levar em conta que os pequenos têm diversas necessidades e demandas específicas.

Espaço interno, segurança, opções de lazer na região e proximidade à escola são apenas alguns dos fatores que precisam ser considerados para garantir a melhor qualidade de vida para os mais novos da família. No entanto, com calma e atenção, dá para achar uma propriedade que esteja dentro das suas possibilidades e que possa deixar a sua família plenamente realizada por muitos anos.

Quer aprender a fazer isso? Então descubra o que você não pode deixar de avaliar ao comprar um apartamento quando se tem crianças.

Localização

Se você tem crianças, é indispensável ter ainda mais atenção a esse aspecto na hora de pesquisar a região do prédio ou condomínio. Confira se o bairro é tranquilo e bom para criar os filhos.

Contar com alguns serviços básicos no entorno também é bastante recomendável. Padarias sempre dão uma força extra para montar um café da manhã reforçado antes de levá-los para a escola. Supermercados também facilitam bastante para quem quer manter uma alimentação saudável na família.

Lembre-se, ainda, de checar a existência de facilidades como hospitais, clínicas e farmácias, pois nunca se sabe quando os pequenos vão precisar de uma medicação ou cuidados extras.

Por fim, veja se existem praças e parquinhos para que eles possam brincar e socializar com os filhos dos vizinhos.

Segurança

Na compra de um apartamento você precisa pensar na segurança dos seus filhos tanto dentro quanto fora do edifício. Na parte interna, é essencial analisar se o prédio conta com um porteiro 24 horas e com funcionários bem treinados.

Grades de proteção, câmeras de vigilância e sistemas de monitoramento também são ótimas alternativas para minimizar os riscos de qualquer problema por parte dos moradores.

Já na área externa, é bom checar se existe uma delegacia ou batalhão de polícia no bairro. Observar se o patrulhamento é feito, especialmente de madrugada, também pode dar uma boa ideia das verdadeiras condições de segurança do entorno. Vale conversar com vizinhos e moradores para ver se a região enfrenta problemas de assaltos e violência urbana.

O próprio apartamento também merece atenção. Imóveis mais antigos em especial podem precisar de alguns ajustes, como na parte elétrica. Quadros de energia antigos, por exemplo, podem favorecer a ocorrência de curto-circuito e outros problemas.

Observe também a presença de tomadas perigosas, locais altos, escadas e janela e só feche negócio se houver a possibilidade de fazer as adequações necessárias.

Áreas de lazer

Crianças e adolescentes amam áreas de lazer e esse é mais um item importante que os pais precisam observar ao comprar um apartamento. Alguns residenciais, especialmente os condomínios fechados, contam com diversas opções de entretenimento para todas as idades.

Com a rotina turbulenta dos grandes centros urbanos, saber que seus filhos estão brincando por perto é sempre uma tranquilidade a mais. Para que eles não tenham que sair de dentro da sua moradia, verifique se o condomínio conta com piscina, quadras poliesportivas, áreas verdes, salões de festas, sala de jogos, cinemas e lugar para animais de estimação. Alguns com melhor padrão podem contar até com professores de natação e animadores.

Praticidade

O imóvel perfeito para quem tem crianças é aquele que oferece o máximo de praticidade para o cotidiano de todos os membros da família. Uma sala de estar ampla, por exemplo, pode ser de grande valia para que todos fiquem juntos e contribui para a organização de toda a casa.

Um apartamento que comporte uma boa mesa de refeição também ajuda a propiciar momentos felizes, como nos almoços ou jantares de final de semana. Ambientes práticos e funcionais são indispensáveis, pois é preciso ter em mente que uma família grande tende a ter muitos problemas de rotina.

Pontos comerciais

Quem tem filhos não pode abrir mão de ter bons pontos comerciais por perto. As crianças costumam adorar novidades e podem ficar entediadas ao permanecer em casa. Portanto, um bom shopping nas redondezas do apartamento pode fazer maravilhas pela família.

Verifique também a existência de cinemas, bibliotecas, lanchonetes, praças e parques para que a família possa se divertir unida.

Tamanho do imóvel

Crianças costumam precisar de espaço, pois estão cheias de energia e sempre querem se divertir. Além disso, vale lembrar que os filhos crescem e, consequentemente, vão querer mais privacidade e independência.

Portanto, se você está pensando em comprar um apartamento, precisa considerar que essa propriedade ficará por anos ou até décadas na sua família, demandando um tamanho de imóvel adequado para esse tipo de utilização.

Se os seus filhos forem pequenos, eles podem facilmente dividir um quarto. Porém, isso será bem mais complicado com o passar do tempo e o ideal é ter um número de cômodos que comporte todo mundo confortavelmente.

Caso o apartamento tenha um ambiente sobrando, uma boa ideia é fazer uma espécie de “brinquedoteca” para que a bagunça fique limitada em um único lugar, deixando o restante da casa mais organizado.

Boas escolas

A proximidade com escolas de boa qualidade é muito importante para quem tem crianças e quer comprar um apartamento. Afinal, é no colégio que os pequenos aprendem muitas das coisas da infância, além de se prepararem para encarar as dificuldades acadêmicas ao longo da vida. Esse item é fundamental, especialmente, para pais muito ocupados, que não podem perder horas no trânsito levando a criançada para estudar.

A maioria dos bairros mais desejados pelas pessoas nas grandes cidades conta com ao menos um colégio de alto nível. O ideal é que a instituição de ensino não esteja a mais de 10 ou 15 minutos de carro de distância da residência.

Cursos de língua estrangeira, escolinhas de esporte e academias de dança no entorno também são muito bem-vindos e facilitam bastante a vida da família.

Esses são os itens essenciais que uma pessoa com crianças precisa analisar antes de comprar um apartamento. Gostou de conhecê-los? Tem alguma outra sugestão? Deixe sua opinião nos comentários!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.