Você acabou se esquecendo de arrumar seu quarto durante alguns dias e, quando se deu conta, a bagunça acabou tomando conta do ambiente e você nem sabe por onde começar a arrumação. Essa cena é frequente na sua casa? Para ajudar você a conciliar seu dia a dia, confira a seguir as dicas de como organizar o quarto em cerca 20 minutos diários.

Deixe o ar circular

O quarto fechado e sempre escuro acaba ficando com um aspecto sufocante e muitas vezes com mau odor. Por isso, abra as janelas de manhã e as cortinas e deixe o ar circular. Vale verificar a previsão do tempo para o dia, para evitar que chova e molhe o cômodo. Dessa forma, é possível eliminar aquele cheiro incômodo de espaço fechado e deixá-lo mais arejado. O sol renova a energia do ambiente e ainda tem o poder de retirar os odores.

Arrume a cama

Uma cama desarrumada é um dos itens que mais podem influenciar naquele aspecto de quarto desorganizado. Por isso, a primeira tarefa que deve ser feita na hora de colocar a bagunça em ordem é a arrumação da cama. Estique o lençol, bata os travesseiros e coloque-os sobre a cama. Finalize com uma colcha ou edredom. Essa atividade não gasta mais que 2 minutos e pode fazer toda a diferença no clima do quarto.

Não deixe nada no chão

Sapatos, meias e qualquer outro item que estiver no chão provavelmente não estão no lugar certo, não é mesmo? Por isso, recolha tudo e guarde no local adequado. A poeira e os cabelos tendem a se acumular nos objetos que estão no chão e o resultado não é nada agradável visualmente, além de poder provocar reações alérgicas, rinite e asma.

Organize os objetivos sobre os móveis

Não cubra todo o espaço que você tem disponível em cima de uma cômoda ou mesa de cabeceira. Recolha tudo o que não deve estar ali e deixe um espaço para apoiar uma bolsa ou uma jaqueta temporariamente. Superfícies abarrotadas trazem um aspecto de desorganização ao ambiente. Por isso, tente deixar os espaços mais limpos e livres.

Jogue o que não usa no lixo

Nada de pegar aquele papel do chão e achar que ele será útil para alguma coisa um dia. Descarte tudo o que você recolher do chão, de cima da sua mesa ou de algum bolso e que não tiver utilidade. Guardar coisas desnecessárias só colabora com a bagunça e ainda te dá mais trabalho para olhar aquela pilha de papéis e coisas que você não usa quando for fazer uma limpeza pesada.

Invista em caixas organizadoras

Se você tem pouco espaço e acaba não conseguindo se organizar para armazenar suas coisas, as caixas organizadoras são ótimas aliadas. Quando precisar fazer uma arrumação mais rápida no dia a dia, basta pegar tudo o que está fora do lugar, como perfumes, maquiagens, bijuterias e outros objetos e colocar em suas respectivas caixas.

Não se esqueça de etiquetar as caixas: saber exatamente qual é a caixa onde determinado objeto deve ser guardado ajuda muito a reduzir o tempo na hora daquela organização rápida.

Recolha as roupas

Outra situação que pode trazer uma sensação de desorganização ao ambiente são roupas espalhadas pela cama, pelas cadeiras e por todos os lugares onde é possível apoiar alguma coisa. Por isso, recolha suas roupas, pendure as que são feitas de algum tecido que amasse mais facilmente e dobre as peças corretamente. Assim, você também economiza tempo quando precisar de alguma peça e ela estiver no armário, à vista.

Deixe à mão o que você usa regularmente

De nada adianta organizar o quarto e guardar o que você usa sempre em locais de difícil acesso. Isso pode, inclusive, causar ainda mais bagunça no momento em que você precisar do item e tiver que tirar tudo do lugar para pegá-lo.

Por isso, guarde as coisas que você mais usa, como um batom, uma blusa preferida, bijuterias, lenços e bolsas em locais de fácil acesso. Existem organizadores feitos especialmente para ficarem expostos e facilitar a organização e a localização dos acessórios.

Bata os tapetes

Passe um aspirador rapidamente nos tapetes e bata-os uns nos outros para retirar o pó e as possíveis deformações. Os tapetes podem acumular poeira, ácaros e cabelos. Por isso, é importante deixá-los ao ar livre uma vez por semana e batê-los diariamente.

Limpe os móveis e o chão

Não precisa ser uma faxina completa, mas o quarto pede que a limpeza seja mais frequente. Passar um pano úmido nos móveis e no chão ajuda a tirar o pó que não saiu com o aspirador e ainda traz um ar mais leve e aconchegante para o local onde você vai descansar.

Uma boa organização vem sempre acompanhada de uma sessão de limpeza. Passe o pano primeiro nos móveis e depois no chão. Em poucos minutos, você poderá notar o quarto com um clima totalmente renovado.

Com as nossas dicas de como organizar o quarto, você precisará de apenas 20 minutos. O resultado é certo: você terá um ambiente mais fresco, visualmente aconchegante e com espaço para que você se sinta relaxado e consiga descansar depois de um dia exaustivo.

Não se esqueça de que a organização é fruto de um trabalho diário, portanto, tente guardar tudo o que você usa diariamente e não deixar nada espalhado. Dessa forma, na hora de organizar e limpar, você não perde tempo e consegue um ótimo resultado.

Gostou das nossas dicas? Tem outra dica interessante para deixar a arrumação ainda mais prática? Deixe seu comentário!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.