O jardim é uma parte da casa que pode fazer toda a diferença na decoração, estética e clima do ambiente. Porém, a decoração de jardim exige um pouco mais que um bom cultivo das plantas que se tem em casa. Sem dúvida elas são a estrela desse espaço, mas não devem deixar de ser acompanhadas de objetos que ajudem a adornar e enfeitar esse cantinho. No texto de hoje, você vai poder conferir algumas dicas incríveis para transformar o jardim da sua casa sem gastar muito, com criatividade e obtendo ótimos resultados. Acompanhe!

Seja criativo na hora de plantar

Existe uma grande diversidade de vasos no mercado, o que já traz ótimos resultados para quem quer deixar o jardim bonito. Porém, é possível deixar a criatividade mandar na decoração e usar outros objetos para plantar. Uma gaiola pendurada, por exemplo, pode servir de vaso para abrigar samambaias e outros tipos de plantas semelhantes. Outras ideias de vasos alternativos para dar um toque especial ao jardim são pneus, garrafas de vidro, latas estilizadas, garrafas pet e caixas encapadas.

Decore usando a criatividade

Algumas coisas que você tem em casa podem servir de apoio para armazenar seus vasos de plantas e ainda dar um toque especial à decoração. Aquela escada velha de madeira que você não usa mais ou algumas tábuas podem se transformar em ótimas prateleiras para guardar suas plantas e ainda trazer um ar rústico ao seu jardim. Você pode pintar esses objetos ou utilizá-los em suas cores naturais, de acordo com os outros tons que você já tem nesse espaço.

Use móveis adequados para decoração de jardim

Se você tem espaço disponível e quer ter um ambiente relaxante, mas que também seja adequado para receber amigos, os móveis para jardim podem trazer esse conforto e deixar a decoração ainda mais bonita. Para isso, é importante investir em peças que sejam indicadas para a parte externa, principalmente se ela for descoberta e ficar exposta às alterações climáticas, como calor intenso e chuvas.

Se você já tem alguma peça em madeira (material que normalmente é o queridinho dos espaços externos), mas que fica dentro de casa, é interessante saber se esse móvel tem tratamento adequado para ficar do lado de fora da casa. Caso a resposta seja negativa, vale a pena se informar sobre esse tratamento ou investir em uma peça nova.

Apostar em bancos, espreguiçadeiras, mesas largas de centro e muitas almofadas é uma ideia simples, mas que traz ao ambiente um clima aconchegante. No caso das almofadas e estofados, opte por tecidos laváveis e impermeáveis para facilitar o seu dia a dia na hora da limpeza.

Mescle plantas e flores coloridas

A graça de um jardim está na diversidade de cores e plantas, trazendo um resultado incrível para os olhos. Mesclar plantas verdes e flores coloridas em um só espaço é uma alternativa simples e que cria um excelente efeito visual. Se você tiver espaço no chão, faça um pequeno ambiente incluindo arbustos, pequenas árvores, bonsais e flores coloridas, como zínias, dálias, margaridas, rosas, orquídeas, entre muitas outras.

Aposte em objetos de decoração típicos

É fato que cada ambiente da casa merece uma decoração condizente com o espaço. Com o jardim, não é diferente: as peças de decoração devem remeter a um momento de relaxamento, com cores em tons pastéis e amenos, para harmonizar com as plantas e flores. Invista em estátuas e fontes de água que trazem sons relaxantes e não exagere nos objetos. Deixe que a natureza faça o papel de deixar o seu espaço bonito e exalando paz e tranquilidade.

Considere ter um jardim dentro de casa

Aquele espaço sem uso que você tem entre os quartos ou ao lado do banheiro também pode se transformar em um lindo jardim de inverno. Distribua pedras brancas ou coloque tábuas de madeiras sobre o chão para deixar o ambiente harmonizado com o clima de natureza. Depois, basta usar a criatividade e colocar móveis, fazer jardins verticais com painéis de madeira e decorar.

Aposte em suculentas e temperos

Se você tem pouco espaço em casa, mas mesmo assim quer ter um cantinho que inspire os moradores e seus convidados, você pode optar por um pequeno jardim com plantas fáceis de cuidar e que podem ser plantadas em vasos menores. As suculentas e os cactos exigem poucos cuidados e resistem bem ao clima do Brasil, além de serem lindos.

Outra opção é uma horta, onde você pode plantar seus próprios temperos. Ela pode fazer parte de um jardim ou ser um pequeno espaço onde você tem tudo para cozinhar sem agrotóxicos. As pequenas hortas podem ser colocadas em prateleiras na própria cozinha, na janela ou no chão, se houver mais espaço.

Invista na iluminação

As luzes escolhidas para clarear o ambiente podem fazer toda a diferença na decoração de jardim. O melhor de tudo é que é possível economizar e ter um resultado excelente na iluminação. Você pode colocar velas dentro de pequenas gaiolas e espalhá-las pelo chão, acendendo-as quando for receber visitas para criar um clima intimista e aconchegante.

Outra ideia é instalar luminárias em formatos de postes ou nas paredes, sempre cuidando para que a iluminação seja pontual e não total. Assim, elas não trarão claridade excessiva para o ambiente, mas que serão suficientes para deixar a visão clara e definida do espaço e das pessoas.

Existem inúmeras ideias para a decoração de jardim ficar incrível e sem precisar de grandes reformas ou mudanças na casa. Com criatividade e alguns objetos que você já tem, já é possível trazer um toque especial para a parte externa do lar.

Não se esqueça de sempre de cuidar bem das plantas e seguir as orientações para cada uma delas, lembrando que cada espécie tem os cuidados certos para crescerem sempre bonitas e cumprirem seu papel principal na decoração do jardim. Gostou das nossas dicas? Tem alguma ideia de decoração de jardim para deixar seu espaço ainda mais bonito? Deixe seu comentário!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.