Uma boa decoração de escritórios é fundamental para agregar estilo e personalidade aos espaços internos. Por esse motivo, é comum ver cada vez mais empresas apostando na composição temática dos locais de trabalho como forma de estimular a produção e melhorar a experiência dos colaboradores.

Pensando no valor dessa solução, trouxemos hoje algumas dicas para a decoração de escritório focando na importância das cores. Saiba como elas influenciam na percepção do ambiente e escolha a tonalidade ideal para as paredes!

Qual é o papel das cores na decoração?

A definição das cores que vão compor paredes de um ponto comercial ou escritório não pode se limitar à finalidade estética. Durante a escolha, é preciso considerar que ambos são ambientes destinados à realização de trabalhos profissionais e que, portanto, precisam oferecer conforto e qualidade visual aos usuários.

Para ter uma ideia, cada uma das tonalidades conhecidas gera sensações diferentes e únicas no ambiente onde se aplicam. Assim, nos dão a possibilidade de modificar o clima e energia do espaço interno conforme a necessidade deste, mesmo que de forma sutil. Em um escritório, a escolha adequada da cor da parede pode gerar estímulos e inspirar novas ideias para a manutenção de um trabalho contínuo e eficiente.

Como escolher as cores na decoração de escritório?

Há quem diga que um ambiente profissional deve sempre expressar seriedade e manter uma decoração limpa. Porém, ao considerar a existência de diferentes escritórios, essa afirmação não parece fazer muito sentido.

Se cada um desses espaços exerce atividades próprias e específicas, por que não pensar em uma composição que também contribua com o ritmo dos trabalhos? Veja abaixo como definir as cores para esse objetivo:

Escolha uma cor para cada atividade

Dependendo das funções que englobam, os escritórios podem ser organizados em diferentes espaços e nichos de trabalho. Dessa forma, cabe a você escolher a cor das paredes conforme a atividade realizada em cada sala. Para isso, confira um pouco das sensações geradas pelas principais tonalidades:

Azul

É ideal para colorir paredes de ambientes que exigem processos criativos. Isso porque esse tom acalma e promove a comunicação e o vínculo entre as pessoas. É a pedida certa para profissionais que costumam aplicar o exercício de brainstorming.

Amarelo

Atua como um forte estimulante, sendo indicado para ambientes que exijam movimento e desenvolvimento rápido de atividades. Se usada em excesso, pode aumentar a ansiedade e deixar as pessoas impacientes e irritadas. Por esse motivo, não é um tom indicado para paredes de sala de reuniões.

Vermelho

O vermelho puro é uma cor forte e marcante que estimula o batimento cardíaco. Embora seja considerada exagerada para alguns ambientes profissionais, ela se mostra positiva em ambientes que demandam concentração e foco em detalhes.

Verde

Por ser um tom que se aproxima da natureza, está associado a paz e tranquilidade. Quando utilizado em tons mais pastéis, como o verde água, auxilia as atividades que exigem inspiração e inovação.

Cuidado com a primeira impressão

A recepção de um escritório é responsável por causar a primeira impressão do local aos clientes. Por esse motivo, tome muito cuidado na hora de escolher a cor que vai compor as paredes desse ambiente. Diferente das salas de trabalho e de reunião, esse local pede uma decoração com um pouco menos de personalidade.

Para não errar e agradar diferentes públicos, a dica é evitar o uso das cores fortes e optar por tons que se aproximam do branco ou cinza. Para quebrar a presença do neutro, use elementos decorativos, como quadros, obras e esculturas. As folhagens em vasos também ajudam a acrescentar cor e textura às paredes sem prejudicar a organização do ambiente.

Evite a predominância do branco

Quando falamos de ambientes corporativos, logo imaginamos grandes salas de paredes brancas; no máximo um tom de creme, gelo ou cinza. Felizmente, essa ideia está mudando em muitas empresas, que, ao entenderem a influência das cores nas sensações, têm buscado agregar novas combinações nas superfícies.

Quando optamos pela predominância de tons neutros e opacos, contribuímos para deixar toda a composição monótona. Para quem passa o dia inteiro trabalhando e desenvolvendo ideias em uma sala branca, isso não é legal. Com o tempo, vem o tédio e, com ele, a ausência de inspiração para criar.

Precisamos entender que até mesmo um ambiente de trabalho necessita de movimento, e as cores desempenham muito bem esse papel. Por isso, a dica é que você inclua pequenos pontos de cor nesses espaços.

Eles podem aparecer em uma única parede ou serem aplicados em listras, desenhos geométricos e murais. Usando a criatividade, você pode até pintar uma área para transformar a parede em um elemento funcional, como um quadro de ideias e avisos.

Harmonize as paredes com outros elementos

Por fim, a escolha da cor das paredes também deve levar em conta os elementos já existentes no escritório. A não ser que você vá trocar todo o mobiliário, é importante pensar nos materiais utilizados nas cadeiras, mesas e outras superfícies do ambiente. Dessa forma, você evita a mistura excessiva de tons e texturas e alcança a composição desejada.

Como exemplificado acima, as salas mais neutras (cinza, branco, gelo) pedem elementos em outras tonalidades. Portanto, se o seu escritório tem móveis em madeira ou com acabamento escuro, você poderá se sentir livre para pintar as paredes de branco ou com tons pastéis. Por outro lado, mobílias opacas e neutras combinam muito bem com paredes em um tom mais forte ou vivo.

Considere também as tonalidades presentes nos tecidos da cortina, tapete e móveis estofados da sala. Além disso, pense nas superfícies fixas, como portas e janelas e considere harmonizar seus materiais com as cores escolhidas para o escritório.

Agora que você já conhece um pouco do poder das cores, aproveite para pesquisar referências e escolher a combinação ideal para a decoração de escritório. Dessa forma, você não só cria um ambiente acolhedor para as equipes de profissionais como também valoriza a percepção do cliente.

Gostou das dicas? Aproveite para seguir nosso trabalho no Twitter e Facebook!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.