Quem está morando de aluguel enquanto planeja a compra da tão sonhada casa própria já se acostumou a usar e abusar dos segredos da decoração para tornar o apê mais confortável e funcional. Por exemplo, nós sabemos como é angustiante aquela sensação de sufocamento ao entrar no banheiro logo pela manhã e mal conseguir abrir os braços lá dentro. Mas sabemos também que, usando a decoração a nosso favor, é plenamente possível decorar lavabo para que ele pareça maior e mais leve!

Primeiramente, precisamos entender que lavabo pequeno não é sinônimo de aperto e desconforto. É lógico que os cômodos pequenos demandam mais atenção e habilidade na hora de decorar, mas, aplicando corretamente as técnicas e estratégias decorativas, fica fácil ornamentar um banheiro pequeno que seja ao mesmo tempo confortável, funcional, organizado e, claro, muito charmoso.

Quer saber como? Então confira os 8 truques infalíveis que separamos para você neste artigo, provando que é possível ter um lavabo onde o tamanho não seja empecilho.

Definição das cores, escolha de portas apropriadas, utilização de espelhos, cuidados com a iluminação, seleção de peças sanitárias adequadas e aposta no minimalismo são alguns dos principais aspectos que prometem fazer a diferença no seu lavado, aumentando alguns centímetros do cômodo sem quebrar uma parede sequer. Veja só!

Escolha peças sanitárias apropriadas

Uma escolha adequada da pia e do vaso sanitário é fundamental para não comprometer o espaço e, sobretudo, o movimento no lavabo. Por exemplo: quando pia e vaso sanitário são instalados em uma única parede, eles favorecem a circulação no ambiente.

Já quando a cuba é esculpida na própria pedra da pia, ganha-se espaço em frente ao espelho. Prefira peças arredondadas por completo ou mesmo parcialmente pois, por não terem quinas, elas contribuem para a extensão do cômodo.

Outra solução é apostar em um lavatório em coluna. Apesar de perder o armário, que geralmente é acoplado sob a pia, você vai ganhar todo o espaço que seria tomado pela bancada. Para não perder a comodidade de guardar seus itens de forma segura e funcional, você pode instalar nichos e prateleiras sobre a pia.

Quanto ao vaso sanitário, atente-se ao modelo de descarga adotado. Uma caixa acoplada, por exemplo, acrescenta cerca de 15 cm de profundidade em comparação às peças comuns. Em compensação, se você escolher esse tipo de modelo, dá para instalar sobre ele um pequeno armário para aproveitar melhor o espaço, inclusive já existem peças assim no mercado.

Opte por marcenaria planejada

Sabemos que escolher móveis planejados é uma atitude providencial na hora de ornamentar e organizar cômodos pequenos. No banheiro, não seria diferente. Por isso, vale muito a pena investir em um bom profissional para a confecção de móveis personalizados conforme o tamanho do seu lavabo.

Outra dica valiosa é escolher gavetas mais rasas: instaladas em um mesmo compartimento, elas deslizam umas sobre as outras e são ótimas opções para organizar os objetos que não necessariamente precisam ficar na bancada. Uma ideia alternativa é utilizar parte do armário da bancada como um “cesto” de roupas sujas, evitando a necessidade de colocar mais um objeto dentro do banheiro.

Atente-se aos modelos de portas

Para ganhar espaço, prefira portas de correr ou de fole. Também vale usar portas sanfonadas, desde que os materiais sejam de primeira qualidade, para evitar que agarrem ou fiquem rangendo. Modelos de porta em vidro fosco deixam transparecer mais luminosidade e, por isso, também são sempre ótimas escolhas.

Outro conselho importante: jamais subestime a funcionalidade de uma porta. Mais do que abrir e fechar, a porta do seu banheiro pode ser um verdadeiro elemento multiuso, ganhando ganchos para pendurar roupas e toalhas ou mesmo uma prateleira sobre seu topo e para armazenar aqueles itens que utilizamos com menos frequência no banheiro, como os estoques de papeis ou demais produtos de cuidados pessoais.

Numa suíte, existe ainda a possibilidade de dividir os ambientes substituindo a porta por uma cortina. O raciocínio aqui é bem simples: se um varão pode ser colocado sobre uma janela, por que não sobre uma porta? Fica a dica!

Prefira cores neutras

Do chuveiro às peças sanitárias: escolha cores neutras. Revestimentos, acessórios e peças clarinhas garantem a sensação de leveza e suavidade em qualquer lugar da casa, principalmente em lavabos pequenos.

Essas cores claras e frescas, como o branco e tons os pastéis, são capazes de refletir a iluminação ambiente, aumentando de maneira considerável a percepção de luz e amplitude no espaço.

Na hora de revestir, escolha uma cor clara para as paredes e uma tonalidade abaixo dela para o teto. Desse modo, cria-se uma ilusão de ótica em que as superfícies parecem recuar o olhar, aludindo à sensação de um espaço bem maior.

Se você optar por papéis de parede, escolha padrões discretos e aplique as bordas do papel precisamente junto ao local onde parede e teto se encontram, criando a ilusão de um pé direito mais alto. O mesmo vale para as bordas dos azulejos. Listras verticais também são uma boa pedida quando o assunto é alongamento.

Garanta uma boa iluminação

Iluminação adequada é um dos grandes segredos para fazer qualquer canto da casa parecer maior. No banheiro, esse quesito torna-se ainda mais imprescindível: além da iluminação geral, você pode também iluminar sob as bancadas, por detrás dos espelhos ou até mesmo dentro do box, favorecendo a sensação de amplitude e tornando mais prático e confortável o seu dia a dia no lavabo.

Para aproveitar ao máximo a iluminação natural, uma sugestão é apostar em vidros transparentes na janela e deixá-la sem qualquer cortina. Conforme a arquitetura da sua casa ou apartamento, se a falta de cortina comprometer a privacidade do local, uma solução viável pode ser adaptar uma cortina que cubra somente a metade de baixo da janela. Que tal?

Use e abuse dos espelhos

Aqui não tem segredo! Todo mundo sabe que espelhos dão amplitude, sobretudo se instalados em toda sua extensão: de uma parede a outra ou do chão ao teto. Prefira os espelhos de corte reto, pois diminuem as juntas e favorecem a sensação de continuidade.

Quando distribuídos harmoniosamente em várias peças pela parede, eles não só ampliam, mas também contribuem para a iluminação do ambiente. Ousando no tamanho, dá até para duplicar visualmente a largura de banheiros estreitos. Não é o máximo?

Invista em prateleiras de vidro

O vidro é um material visualmente mais leve e suave por si só. Por isso, ao pensar nas prateleiras, não tenha dúvida: escolha as de vidro. Transparentes e quase invisíveis, elas dão a impressão de que os objetos estão flutuando, garantindo a sensação de mais espaço no local.

Lembre-se também de deixar sobre elas apenas aqueles itens de uso frequente, como escovas de dente, pasta e fio dental. Isso também contribui para a sensação de leveza e suavidade no lavabo.

Aposte no desapego e adote o minimalismo

Aqui vale a máxima: menos é mais! Principalmente quando o assunto é cômodo pequeno, já que tudo que carrega o visual faz o ambiente parecer menor. Por isso, não tenha medo de desapegar: será que você precisa mesmo de tantos itens no seu lavabo? Avalie cuidadosamente o número de toalhas, produtos de higiene e de beleza que você coloca no banheiro. Será que tudo isso é mesmo indispensável lá dentro?

Considere guardar o que for supérfluo em outro local mais apropriado e mantenha sobre a bancada somente aquelas coisas que você utiliza em sua rotina diária. Você vai ver, só de tirar o excesso de itens, o lavabo já ganha visualmente alguns centímetros a mais.

A mesma regra vale para cestos e tapetes: procure deixar o chão o mais livre possível, pois isso contribui para a sensação de extensão e continuidade do lavabo.

Viu só? Nada de desespero na hora de organizar os ambientes pequenos. Usando um pouquinho de dedicação e criatividade e abusando das técnicas e estratégias decorativas, fica muito fácil decorar seu lavabo para fazê-lo parecer maior, ganhando não só em conforto mas também em charme e beleza.

A gente sabe que muita gente sonha em ter aquele banheiro “de revista”, em que os metros quadrados parecem se multiplicar a cada passo no ambiente. Por outro lado, é cada vez maior a tendência do mercado imobiliário em apostar nos apartamentos pequenos, flats e kitnets para quem vai morar sozinho ou casais jovens, sem filhos e empreendedores.

Essas pessoas geralmente têm a vida corrida, com uma rotina de trabalho agitada — muitas até mesmo trabalham em modelo home office — e, por isso, conforto e praticidade são as palavras-chave dentro de casa.

Mas não o importa quanto tempo permanecerão morando ali, se moram de aluguel, se preferem apartamentos pequenos ou se estão se planejando para investir na compra da casa própria. O que vale mesmo é preocupar-se com o bem-estar no dia a dia, usando a decoração a favor do ambiente e curtindo a sensação de sentir-se em casa.

E aí? Se inspirou nas nossas dicas e vai decorar lavabo para fazê-lo parecer maior? Conta pra a gente as suas ideias nos comentários!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.