Muitas dúvidas surgem na hora de escolher um lugar para morar. No entanto, como uma boa localização é fundamental, escolher entre morar no centro ou em bairros é um dos maiores questionamentos para quem está pensando em se mudar.

As duas alternativas possuem vantagens bem interessantes, mas cada uma atende melhor a determinado tipo de perfil, oferecendo o estilo de vida que você procura. Confira o post de hoje e veja qual é a opção que mais se encaixa nas suas demandas!

Vantagens de morar em bairros

Ambiente residencial

Uma das grandes vantagens de morar em bairros é o ambiente residencial. Não apenas o clima, mas a própria infraestrutura do local é completamente voltada para atender as necessidades e demandas de uma família, com foco na qualidade de vida e no bem-estar dos moradores.

Até a rede comercial, por exemplo, é pensada dessa forma e valoriza as propriedades. São facilidades específicas como hortifrútis, supermercados, feiras, academias, shopping centers e outros estabelecimentos, com o pensamento exclusivo de atender bem os habitantes do lugar.

Proximidade com a natureza

Para quem gosta de ter contato com a natureza, a dúvida entre morar no centro ou em bairros é mais facilmente resolvida. As regiões centrais são quase exclusivamente ocupadas por prédios e construções comerciais, tendo sua mata nativa completamente removida por conta da urbanização. Já os distritos residenciais fazem exatamente o oposto.

As ruas são arborizadas e muitos maciços vegetais são mantidos. A existência de parques e praças também é comum, que permite aos moradores a realização de belas caminhadas ou até mesmo piqueniques com os filhos. No caso de condomínios, por exemplo, muitos contam com área verde exclusiva.

Desvantagens de morar em bairros

Distância

Provavelmente, a única desvantagem significativa de morar em bairros é a distância para pontos de interesse. Especialmente nos grandes centros urbanos, alguns desses distritos podem ficar um pouco longe das áreas centrais e demandam alguns minutos extras no trânsito para chegar ao trabalho, por exemplo.

No entanto, com todos os benefícios e acréscimos na qualidade de vida, essa possível perda de tempo é amplamente compensada pelas vantagens de viver em um local muito mais tranquilo e aprazível.

Vantagens de morar no centro

Grande rede de serviços

Morar no centro é mais atraente para aquelas pessoas que não gostam de perder tempo e querem todas as facilidades do mundo na porta de casa. Esse tipo de região conta com diversos serviços disponíveis, muitos deles 24 horas por dia.

É possível encontrar bares, restaurantes e pubs com mais frequência que em alguns bairros residenciais. Estabelecimentos voltados para trabalhadores e jovens casais que moram em apartamentos pequenostambém podem ser mais comuns, como lavanderias e lojas de conveniência.

Proximidade do trabalho

A proximidade do trabalho é outro fator que pode ser determinante na decisão entre morar no centro ou em bairros. As regiões centrais, via de regra, costumam estar mais próximas de empresas, centros comerciais e fábricas, o que economiza tempo e dinheiro no deslocamento para o serviço.

Desvantagens de morar no centro

Menor qualidade de vida

A grande desvantagem de morar no centro é que esse tipo de localidade não consegue ter os benefícios e a qualidade de vida de um distrito residencial. Mesmo que o local seja bem organizado e conte com algumas facilidades, os bairros mais afastados são muito mais propícios para quem deseja morar com mais tranquilidade e calma no seu dia a dia.

E aí, conseguiu decidir se é melhor morar no centro ou em bairros? Restou alguma dúvida? Conte sua opinião pra gente nos comentários!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.