Os motivos para pensar no seu primeiro imóvel podem ser muitos: casamento, independência, mudança de cidade em função dos estudos ou de um novo emprego, entre outros. Seja qual for o motivo e do momento da vida, pensar em se mudar sempre traz a dúvida entre comprar ou alugar.

Encontrar uma resposta para essa questão envolve uma série de variáveis que precisam ser analisadas com extremo cuidado, afinal, não se trata mesmo de uma decisão fácil. A disponibilidade financeira costuma ser a primeira coisa que nos vem à cabeça, por razões óbvias, mas há ainda outros aspectos que devem ser considerados.

Neste post, vamos te ajudar a entender melhor quais aspectos são esses e a descobrir qual a melhor decisão para evitar dores de cabeça nesse momento tão marcante. Acompanhe!

Vantagens e desvantagens de alugar

Não raramente, o aluguel é a primeira opção para quem está de mudança para o seu primeiro lar. Alugar uma casa ou apartamento exige uma conta bancária menos recheada do que para comprar um imóvel, o que quase sempre acaba sendo um fator decisivo. Porém, essa opção tem vantagens e desvantagens e é importante conhecê-las.

Vantagens:

  • Financeiramente mais viável

Em muitos casos, alugar um imóvel é mais viável financeiramente, especialmente quando se trata da primeira casa da pessoa. Mesmo havendo necessidade de pagar caução ou seguro fiança, o aluguel sai mais barato do que custear a entrada da compra de um imóvel, por exemplo.

  • Mais flexibilidade

Se você ainda não decidiu se deseja passar um bom tempo morando numa casa com jardim e área externa, ou se prefere a segurança de um apartamento, o aluguel é uma boa opção. Ele permite que você experimente o gostinho de um desses tipos de moradia durante certo tempo para depois fazer a escolha definitiva.

Desvantagens:

  • Não é a sua casa própria

Ao optar por alugar o seu primeiro imóvel, você precisa estar ciente de que pagará mensalmente por um serviço, um bem que não é seu.

  • O dinheiro gasto não retorna

Justamente por ser a propriedade e renda de outra pessoa, o aluguel não é um investimento. Com isso, o dinheiro pago durante todos os meses em que estiver morando em um local alugado, não retornará financeiramente para você.

Vantagens e desvantagens de comprar

A conquista da casa própria é uma ideia tão presente no imaginário das pessoas que elas sonham com isso, antes de considerar se é o melhor momento para optar por essa aquisição. Principalmente quando se trata do primeiro imóvel, é preciso fazer essa análise, pois essa é uma escolha quase definitiva ou, pelo menos, de longo prazo – e que requer um alto investimento.

Vantagens:

  • É um bem seu

A principal vantagem de adquirir um imóvel é que ele passa a ser propriedade sua. Mesmo que o imóvel seja financiado, as prestações serão referentes a um bem que lhe pertence.

  • É um investimento

A compra de uma propriedade é considerada um investimento. No futuro você pode, talvez, revendê-la por um valor mais alto do que adquiriu, ou colocá-la para alugar a fim de ter uma renda extra. Havendo disponibilidade financeira suficiente (e se esses forem os seus planos), talvez seja uma boa ideia aliar o seu primeiro lar com um bom investimento para o futuro.

Desvantagens:

  • Requer mais dinheiro inicialmente

Pelo menos no curto prazo, comprar um imóvel é mais dispendioso do que alugar. Mesmo que o pagamento não seja à vista, será preciso arcar com os custos de uma entrada do financiamento, além dos outros gastos referentes ao imóvel. Até mesmo, com possíveis reformas.

No entanto, é importante ressaltar que será a sua propriedade e, como já citamos, é um investimento – portanto, tem retorno financeiro, enquanto o aluguel não proporciona isso.

  • Burocracia

Comprar uma casa ou apartamento exige uma série documentos e de idas e vindas ao cartório. Também será necessário verificar com a prefeitura da cidade se há alguma pendência relacionada ao imóvel – e, caso surjam algumas, deverá resolvê-las. Caso a compra seja por meio de financiamento, será preciso ainda passar por uma análise de crédito.

  • Tempo

Além de toda a burocracia necessária para realizar a compra de um imóvel, outras questões influenciam no tempo necessário para concluir o negócio, prolongando esse processo. Você não pode escolher a primeira casa que aparecer pela frente, pois se trata de uma decisão de prazo mais longo do que o seria o da locação de um imóvel.

Portanto, se tempo para escolher o seu primeiro lar for algo importante na sua decisão, talvez seja melhor optar pelo aluguel e deixar para comprar mais para frente.

Como tomar a decisão por comprar ou alugar

Tanto alugar quanto comprar uma casa oferecem suas vantagens e desvantagens, como tudo na vida. Além de considerar o seu momento e planejamento financeiro, a escolha deve ser baseada nas suas necessidades e planos para o futuro.

Por exemplo, alguém que está buscando o seu primeiro imóvel porque está com o casamento marcado tem necessidades totalmente diferentes de uma pessoa que está se mudando porque entrou em uma universidade em outra cidade. No primeiro caso, provavelmente a melhor opção será comprar um imóvel, enquanto no segundo, o aluguel deve ser levado em consideração.

Não há uma receita mágica para responder se é melhor comprar ou alugar, e o mais indicado é examinar cuidadosamente as suas necessidades pessoais e perspectivas para o futuro.

Gostou do post e quer receber mais dicas úteis sobre o mercado imobiliário? Então assine a nossa newsletter para receber sempre o melhor conteúdo sobre compra, aluguel e tudo relacionado a imóveis!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.