Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O ponto para estabelecer sua loja comercial é um dos aspectos mais importantes na hora de começar um empreendimento. Afinal, a localização pode ser o fator determinante para o sucesso ou fracasso do seu negócio.

Principalmente quando falamos de comércio varejista, a escolha do lugar impacta diretamente no faturamento da empresa. Nesses casos, é essencial avaliar fatores como visibilidade, acesso, segurança, entre outros.

Enfim, encontrar um bom lugar para o seu comércio por um preço acessível pode ser um verdadeiro desafio, pois demanda planejamento e estudo de mercado.

Se você está procurando um imóvel para abrir sua loja comercial e tem dúvidas sobre como encontrar a localização ideal, leia este post e veja os principais aspectos que devem ser observados.

Por que se preocupar com a localização da sua loja?

A escolha do ponto comercial da sua loja deve ir além do preço do imóvel. Mesmo que um negócio ofereça um excelente produto ou serviço, ele pode não ter sucesso se for localizado em uma região de pouca visibilidade ou acessibilidade para seu público-alvo. Além disso, o preço praticado deve ser compatível com a região.

Também será difícil se destacar e conseguir um bom fluxo de clientes se for preciso disputar a atenção com concorrentes ao redor, que oferecem produtos semelhantes ou em condições melhores.

O que considerar para acertar na escolha

As situações acima são exemplos de localizações comerciais que impactam negativamente no desempenho das vendas. Mas o que levar em consideração nessa análise? Explicamos os principais pontos:

Mercado local e presença de concorrentes e similares

Ao visitar um imóvel de interesse, é importante observar a existência de concorrentes na região. Se existirem, confira a variedade de produtos que eles oferecem, os preços que praticam, as formas de pagamento possíveis e a qualidade do atendimento. Assim, você consegue saber os pontos fortes e fracos da concorrência e traçar estratégias para entrar na disputa e ter diferenciais.

Observar o mercado local e os comércios existentes na região também é interessante para descobrir se existem negócios complementares ao seu. Por exemplo, se você tem uma loja de cosméticos, provavelmente vai se beneficiar se houver nas redondezas um cabeleireiro ou outros negócios que atraiam o público feminino.

Vale ressaltar que a concorrência não é necessariamente um fator eliminatório na busca pela localização perfeita para sua loja comercial, principalmente se você tiver um diferencial sobre os concorrentes, mas é preciso equilíbrio. Regiões saturadas de um mesmo tipo de comércio podem não dar a visibilidade necessária para seu empreendimento.

Movimentação e fluxo de pessoas

Para que um comércio tenha visibilidade, é preciso que ele esteja localizado em uma área em que o fluxo de pessoas seja considerável. Por mais que você invista em estratégias de marketing, se sua loja comercial estiver em uma rua afastada e com pouca movimentação, será difícil atrair clientes para o seu negócio.

Então, ao visitar um imóvel, a dica é reparar se existem empreendimentos que aumentam o fluxo de pessoas para a região, como lojas de departamentos, por exemplo.

Avenidas mais movimentadas ou ruas próximas a elas também são boas opções, desde que sejam áreas de tráfego. A presença de bancos, restaurantes, hospitais, correios e outros serviços nas proximidades também aumenta o movimento. Uma dica para analisar esse fator évisitar o local em diferentes horários e dias. Você pode até reparar se há momentos de “picos”.

Facilidade de acesso e visibilidade

A acessibilidade do local escolhido é um fator relevante para o sucesso do seu negócio. Em cidades grandes, é importante perceber se o imóvel está em uma área de fácil acesso pelos principais meios de transporte, seja carro, transporte público ou mesmo a pé.

preferência a ruas e avenidas com tráfego e estacionamento facilitados. Lojas em regiões próximas a estações de trem e metrô e em rotas de linhas de ônibus, além de serem facilmente acessíveis, usufruem do fluxo de pessoas que utilizam esses meios.

Evite imóveis localizados em subidas muito íngremes, terrenos acidentados ou com escadarias. Além disso, mantenha em mente que imóveis comerciais localizados em curvas e recuos perdem pontos no quesito visibilidade. O mesmo acontece com lojas em frente a pontos de ônibus ou táxi, pois a aglomeração de pessoas esconde a fachada do negócio.

Perfil do consumidor em determinada localização

É muito importante conhecer também as características do seu público na região procurada: preferências, renda média e comportamento de consumo, por exemplo. Assim, é possível verificar se o perfil descrito em seu plano de negócios é compatível com o que foi constatado no local, e se o seu tipo de produto ou serviço será procurado ali.

Ou seja, alinhar a localização da sua loja com o estilo do consumidor e a necessidade pelo seu produto é a chave para seu empreendimento progredir.

São muitos pontos a serem considerados, por isso, nunca decida sobre a localização do seu negócio com pressa ou sob pressão. Se for preciso, procure mais até encontrar um local que atenda todas as suas necessidades, mesmo se isso demandar maiores investimentos.

Preparado para encontrar a localização perfeita para sua loja? Ou ainda ficou alguma dúvida? Compartilhe nos comentários!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.