O segmento imobiliário é dinâmico e pode apresentar algumas surpresas interessantes. Por exemplo: é bastante normal que encontremos variações de preços nos imóveis dependendo do tamanho e da localização. Podemos mesmo encontrar imóveis que são menores, mas que por estarem mais bem localizados, custam mais caro.

Mas você já teve a surpresa de encontrar o mesmo imóvel com preços diferentes? Esse é um fato que também pode acontecer, pois imobiliárias diferentes podem estar trabalhando com a mesma propriedade em anúncios diversos.

Já aconteceu com você? Veja o que você pode fazer em casos assim.

Pesquise bem antes de decidir

Antes de decidir por um imóvel, vale a pena pesquisar bem. Procure nos melhores sites e portais de anúncios para ter mais segurança de que está pesquisando por imóveis reais, com a opção de escolher entre diferentes imobiliárias e diferentes profissionais da corretagem. As redes sociais, inclusive o Facebook, são também fontes de pesquisa para sua consulta sobre imóveis.

Na internet, é possível realizar uma pesquisa bem abrangente e cuidadosa. A tecnologia digital permite que o interessado faça uso de diversos aplicativos imobiliários além dos próprios portais. Já existem aplicativos para pesquisa de imóveis destinados a sistemas operacionais como iOS e Android.

Além dos recursos digitais, você pode consultar também as mídias mais tradicionais, como jornais impressos, revistas específicas, folders, placas, televisão e assim por diante.

Confira se é, de fato, o mesmo imóvel que está à venda

Caso, em sua consulta nos portais imobiliários, você encontre o mesmo imóvel com preços diferentes, confira, antes de tudo, que se trata realmente do mesmo imóvel. Às vezes, as imagens podem enganar, já que não é impossível que existam imóveis muito parecidos uns com os outros. Fique consciente também de que nem sempre as imagens correspondem à realidade, podendo passar uma impressão falsa sobre um imóvel real.

Para ter a certeza de que o imóvel é o mesmo, você precisa conferir o endereço, com bairro, rua e número. Confira ainda a descrição do imóvel (dimensões, quantidade de cômodos, tamanho da garagem e outros detalhes) e também as fotos sob diferentes ângulos e de ambientes internos.

Observe a data do imóvel com preços diferentes

A data do anúncio também pode revelar muita coisa. Por exemplo, é possível que o imóvel seja o mesmo, mas alguns anúncios podem ser mais antigos e o imóvel já ter sido vendido. A imobiliária ou o corretor autônomo podem ter esquecido de tirar o anúncio do ar ou até mesmo deixado o mesmo online propositalmente para atrair mais clientes.

Se o mesmo imóvel se apresenta anunciado com datas diversas, certamente as datas mais recentes oferecem os preços mais confiáveis. O mais provável é que as datas mais velhas apresentem preços menores.

Mas não é impossível que você encontre o mesmo imóvel com uma data mais recente e um preço mais baixo. Outro fato comum é que os proprietários, orientados pelos profissionais da imobiliária ou por conta própria, resolvam reduzir o preço de venda depois de um longo tempo de espera com seu bem encalhado.

Lembre-se de que, em tempos de crise econômica, o preço é um dos principais diferenciais competitivos.

Faça uma filtragem mais personalizada

Você também poderá fazer uma filtragem mais personalizada para confirmar se o imóvel é o mesmo, considerando detalhes como: presença de varanda, lavanderia, portaria 24 horas e outras coisas. Hoje em dia, é muito comum vermos apartamentos à venda que não oferecem área de lazer ou de serviço, nem mesmo sala de visitas.

A filtragem oferecida pelos recursos da própria plataforma vai permitir que você faça uma comparação mais detalhada entre imóveis que, aparentemente, parecem ser os mesmos com preços diferentes.

Tenha cuidado para não visitar o mesmo imóvel

Você deve, portanto, ficar atento para tirar suas dúvidas e não acabar visitando um imóvel que já visitou antes. Talvez, as imobiliárias recorram a estratégias de visualização tão variadas entre si, a fim de divulgar e atrair mais publicidade, que você não consiga identificar, somente por meio das descrições e das fotos, que se trata do mesmo imóvel com preços diferentes.

Sem fazer uma filtragem mais profunda, você poderá acabar perdendo tempo, agendando uma visita para um imóvel que já conhece. Ou seja, terá mais trabalho e mais custos desnecessários.

Entre em contato para tirar suas dúvidas

Outra atitude que você pode tomar ao se deparar com o mesmo imóvel com preços diferentes é ligar para os telefones fornecidos e tirar suas dúvidas. É comum vermos o mesmo imóvel anunciado por muitas imobiliárias, mas com imagens e textos diferenciados. Dessa forma, os preços podem variar conforme os critérios de cada imobiliária e do que foi combinado com o proprietário do imóvel.

Caso sinta interesse pelo imóvel, o melhor a fazer é entrar em contato com cada imobiliária ou corretor autônomo responsável e se informar melhor sobre os preços e as condições de pagamento.

Se possível, vá diretamente ao local e converse de forma presencial. Poderá, também, usar o telefone, que é mais prático, cômodo e barato. Ou ainda poderá enviar e-mails ou mensagens por meio de redes sociais ou plataformas — atualmente, é comum que muitas empresas façam negociações e mantenham contatos pela internet.

Veja as vantagens da exclusividade no anúncio de imóveis

O CRECI e o COFECI consideram que, quando o vendedor assina um contrato de exclusividade com alguma imobiliária ou corretor, as coisas fluem melhor para todos: para o vendedor, para o mediador e para o cliente. O contrato de exclusividade garante o direito de venda do imóvel a somente um único profissional ou a uma única organização.

O que o vendedor considera como vantagem nos anúncios multilaterais pode ser, na verdade, uma desvantagem. Quando nos deparamos com anúncios de um mesmo imóvel em diferentes plataformas imobiliárias, podemos pensar que o vendedor está necessitando efetuar a venda urgentemente, ou seja, está precisando muito de dinheiro e podemos nos sentir tentados a oferecer um valor menor.

Trabalhando com exclusividade, o profissional de corretagem também se sente estimulado e se dedica mais ao trabalho. O comprador, por sua vez, não corre o risco de visitar o mesmo imóvel duas ou mais vezes e também se sente mais confiante na compra, já que não vai se deparar com o mesmo imóvel com preços diferentes, nem ficar se perguntando quais os critérios do vendedor ou das imobiliárias para oferecerem preços diversos para um mesmo bem.

E você, já teve a surpresa de ver o mesmo imóvel com preços diferentes nos anúncios feitos nas plataformas imobiliárias? Já visitou duas vezes o mesmo imóvel por causa disso? Deixe seu comentário e aproveite para aprender a verificar se o preço cobrado por um imóvel é justo.

 


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.