Estamos constantemente expostos a mudanças que podem vir a acontecer, uma proposta de emprego irrecusável em uma cidade distante, a compra de um imóvel por um excelente custo x benefício em um novo bairro, entre diversas outras possibilidades que nos levam a optar por determinadas escolhas e nos motivam a viver em uma casa nova, em um novo lugar, com novas características.

Pensando nisso, é imprescindível que você reserve um período “pré-mudança” para se organizar e descobrir tudo o que precisa sobre sua nova moradia: se o bairro é seguro, quais tipos de estabelecimentos estarão na vizinhança e quais deles são necessários para a sua rotina, quanto tempo você levará se locomovendo de casa até o trabalho (de carro ou de transporte público) e demais informações que façam a diferença antes de você afirmar se esta localização será ou não a sua nova casa.

Por onde começar?

Você já sabe para qual cidade está indo, então pesquise todos os bairros do município. Um lugar fácil de encontrar este tipo de informação é no site da prefeitura municipal ou em blogs e portais que abordam este tipo de assunto. Faça uma breve pesquisa sobre alguns bairros que encontrou e veja quais as melhores regiões. Se você pesquisar um bairro específico, provavelmente os outros situados nas redondezas terão características similares. Uma forma fácil de encontrar os bairros ao redor é pesquisando seu nome no Google Maps, pois a ferramenta delimita o espaço onde o bairro se encontra e mostra os mais próximos do local.

(No exemplo acima o bairro pesquisado foi Perdizes, em São Paulo, que está com os pontilhados grifados delimitando seu espaço. Os bairros vizinhos são Água Branca, Barra Funda, Santa Cecília, Vila Pompéia, Pacaembu e Sumaré.)

Outra dica é procurar saber opinião de quem mora nestas regiões, pois ninguém melhor para falar de um lugar como quem o frequenta diariamente. Um portal bem interessante para encontrar estas informações é o demudança, um site que reúne a opinião de moradores dos bairros, uma forma rápida, completa e não invasiva para você saber tudo o que esperar de determinada localização. No “demudança” você também encontra um blog com informações detalhadas e aprofundadas de diversos bairros, as quais falam sobre os estabelecimentos situados em determinada localização, sua história, características atuais, como chegar e o que fazer, entre outras características.

Conheça a cultura dos bairros. Em uma cidade pequena é mais fácil resumir estas características, porém em grandes metrópoles isso pode ser diferente, por exemplo, o bairro da Liberdade em São Paulo possui fortes laços com a cultura oriental e pode ser algo ótimo para quem se identifica com este grupo, por outro lado, pode ser inesperado para quem não está aberta aos seus costumes, sua culinária e suas raízes. Alguém que curta uma vida noturna mais agitada pode acabar se entediando caso se mude para uma região mais conservadora, sem grandes agitos, com uma população de características predominantemente adversas.

Tenha ciência da infraestrutura que o bairro oferece. Caso sua mudança seja realizada em conjunto com toda a família é importante saber se na região se localizam escolas, creches, opções de lazer para crianças e jovens, facilidade de acesso ao transporte público e, desta forma, poder optar por um lugar com melhores condições.

Toda mudança é sinal de novidade e exige adaptação. A intenção deste planejamento é facilitar sua estadia, bem como sua adaptação e te preparar para as novidades que você encontrará em sua nova vida, trazendo a sensação de tranquilidade e de coisas boas, garantindo que você encontre conforto e não se sinta um estranho no ninho, se mudando para um lugar que tem a ver com suas características pessoais e superando suas expectativas.

E você? Vai se mudar? Conte para nós qual bairro você que conhecer melhor!

 


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.