Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Ter um cantinho próprio ou uma festa dos sonhos? Uma dúvida comum entre muitos noivos é sobre onde investir as primeiras economias do casal, em uma grande cerimônia ou na compra de um imóvel. Afinal, ambas as opções podem afetar o começo de uma vida a dois, trazendo consequências que irão durar por um longo tempo.

Antes de tomar qualquer decisão, é necessário colocar na balança os prós e contras de cada escolha. Para isso, os noivos devem conversar e verificar quais são suas expectativas e sua atual situação financeira.

Você também está dividido entre casar ou comprar um imóvel? Então confira agora nossas dicas e informações sobre cada opção. Bem informado e consciente, você conseguirá tomar a melhor decisão possível!

Quais as vantagens de uma festa?

Muitos noivos sonham com uma bela cerimônia de casamento para celebrar o amor que os une e confraternizar com as pessoas próximas. Esse é um momento muito especial, que define a transição do namoro e noivado para uma família nova.

Por isso, uma das maiores vantagens em dar uma festa de casamento é a felicidade e satisfação dos noivos e familiares. Além disso, as lembranças da festa (inclusive fotos e presentes) irão acompanhá-los para sempre.

A festa de casamento é, sem dúvida, um rito de passagem que somente o casal pode decidir se é uma prioridade urgente e quando realizar.

Quanto custa uma festa de casamento?

Os custos de uma festa de casamento podem variar de acordo com a cidade em que os noivos moram e com o nível da festa. De acordo com uma pesquisa do site Quem Casa Quer Site, o valor de uma cerimônia e recepção pode girar em torno de R$ 40 mil.

Esse preço pode subir de acordo com o número de convidados e adições que os noivos possam fazer. Mesmo que você contrate uma empresa do ramo de festas com um bom orçamento, é sempre prudente acrescentar uns bons trocados à conta. Afinal, imprevistos e mudanças acontecem o tempo todo, e isso pode encarecer a sua festa.

Devo casar ou comprar um imóvel?

A compra de um apartamento ou casa é um investimento material, sendo um sonho de muitos casais que escolhem iniciar a vida a dois. Para realizá-lo, é importante ponderar sobre as condições financeiras do casal e quais as prioridades a curto, médio e longo prazo.

Ter uma casa própria pode ser necessário para noivos que já estejam pensando em aumentar a família ou que ainda morem com os pais. É importante lembrar que, ao se mudar para uma casa nova, provavelmente haverá gastos extras com a compra de móveis e utensílios domésticos. No entanto, a privacidade e liberdade é garantida para o casal!

Além disso, um imóvel é um bem durável, que tende a se valorizar ao longo do tempo. Trata-se, portanto, de um investimento com retorno garantido.

Quais as opções para compra?

Se você escolheu investir em um imóvel, o dinheiro que seria gasto na cerimônia e recepção pode ser usado como entrada para um financiamento. Esse sinal deve ser aproximadamente 10% do valor total do imóvel. Logo, essa é uma boa opção para casais que têm certa quantia guardada e podem assumir uma dívida de médio ou longo prazo.

Quanto mais alta a entrada, menos juros serão pagos no montante final. Além disso, é necessário considerar os custos para as documentações necessárias durante a aquisição e processo de financiamento.

É importante não comprometer mais do que 30% da renda do familiar (ou do casal) nas parcelas do financiamento. Ter uma conversa honesta com o corretor ou imobiliária nesse momento é crucial para não sofrer com as finanças depois.

Nem sempre é fácil decidir entre duas coisas tão importantes como uma cerimônia ou um imóvel. Mas com muita conversa e planejamento, o casal certamente será capaz de decidir a melhor escolha para os dois!

Gostou do artigo de hoje? Para saber mais sobre as opções de financiamento e outras soluções de crédito imobiliário, não deixe de conferir o nosso post sobre como financiar a compra do seu imóvel!


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.