Comprar um imóvel próprio é uma meta para a grande maioria dos brasileiros. Tradicionalmente, somos educados para buscar esse tipo de estabilidade e fugir do aluguel o quanto antes. No entanto, com a grande valorização imobiliária dos últimos anos a coisa mudou de figura e muita gente começou a repensar essa possibilidade.

O fato é que ter um apê para chamar de seu ainda é uma atitude muito inteligente e traz diversos benefícios para o proprietário. Quer conhecer as principais vantagens de se livrar do aluguel? Então não deixe de ler o artigo a seguir! Confira:

Estabilidade financeira

Talvez o fator que mais pese na decisão de comprar uma propriedade e se livrar do aluguel seja a estabilidade financeira. Ter seu próprio apartamento é uma das maneiras de garantir um pouco mais de segurança para você e sua família. Ao contrário do aluguel, que depende das variações do mercado e das intenções do locador, o imóvel próprio traz a possibilidade de conforto, comodidade e serve como um porto seguro, especialmente nos dias mais difíceis.

Criação de identidade

Quando uma família se muda constantemente, é difícil fincar raízes e construir uma identidade com aquele bairro e a comunidade. Especialmente as crianças, quando precisam trocar muito de escola e de grupos sociais, podem desenvolver problemas no convívio e ficar mais propensas a transtornos de comportamento e dificuldades no aprendizado. Até mesmo para adultos, isso não é muito simples. Mas quando você consegue se livrar do aluguel e tem uma propriedade sua, é possível manter os mesmos grupos, vizinhos, amigos e hábitos, criando uma relação íntima com o local e fazendo com que várias gerações passem momentos felizes no mesmo lugar.

Poder de decisão

Outra vantagem de ter um imóvel próprio é que você tem poder total de decisão, sem precisar consultar o locador nem se submeter às vontades dele. Se você quer reorganizar os cômodos, fazer uma cozinha americana, ou até uma decoração diferente, a decisão só cabe a você. Como o apartamento é seu, você pode imprimir seu gosto pessoal e redecorá-lo da forma que bem entender. Também é possível estilizar os ambientes e deixar tudo do jeito que mais agrada a você e aqueles que ama!

Construção de patrimônio

Uma das grandes vantagens do apartamento próprio é que você está construindo um patrimônio para você e sua família. Além daquele imóvel valorizar mês a mês, você terá a possibilidade de deixar para seus herdeiros um bem que pode ser útil e ajudá-los nas mais diversas situações. Além disso, você pode investir o dinheiro que economizar do aluguel em outras propriedades, gerando assim um círculo financeiro virtuoso.

Possibilidade de rentabilizar

Se com o passar dos anos você desejar se mudar, a sua propriedade antiga pode lhe trazer uma renda. Quando você tem um imóvel, pode passar de locatário a locador. E além de se livrar do aluguel, quem sabe, não pode fazer dele uma bela fonte de lucros no futuro?

Essas são apenas algumas das muitas vantagens de se livrar do aluguel! Ainda tem alguma dúvida, crítica ou sugestão sobre o assunto? Então não deixe de fazer seu comentário aqui no blog!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.