A compra de uma casa própria ou da construção de um imóvel é o sonho de boa parte dos brasileiros. E nem todo mundo tem conhecimento ou tempo para especificar a forma de tornar esse sonho realidade. Por isso, contratar um arquiteto pode ser a solução.

Contando com a ajuda de um arquiteto de qualidade e com experiência no estilo de projeto que você tem em mente, é possível alcançar a metas importantes para a execução de uma obra que esteja dentro do esperado e possa dar conta de todas as suas prioridades.

Além disso, uma obra que não tem a supervisão de um profissional qualificado em toda a sua realização pode resultar em diversas ações penais em cima do proprietário. O cidadão corre o risco de ser acionado criminalmente pelo exercício irregular da profissão.

Apesar de muitas pessoas ainda acreditarem que essa responsabilidade fica a cargo do pedreiro ou do empreiteiro, a contratação do arquiteto também pode cobrir essa lacuna. Pois, esse profissional tem todas as condições legais para assumir o planejamento da obra, principalmente, por ser o criador do projeto.

A responsabilidade é do arquiteto

Como citado anteriormente, é preciso contar com a presença de um profissional qualificado para desenvolver e gerenciar todo o seu projeto. Além dessa gestão, a pessoa escolhida ainda pode tomar conta de todos os detalhes da sua construção ou reforma, ao acompanhar a obra.

Vale lembrar que o arquiteto pode ser o encarregado da contratação de todos os trabalhadores necessários para a obra, tomar as devidas providências legais, fazer o cálculo de material para a execução do projeto e realizar os ajustes requisitados pelo proprietário.

Gerenciamento de custos mais fácil

Basicamente, um arquiteto pode determinar a melhor maneira de tocar a obra, uma vez que não vai desperdiçar dinheiro em ações desnecessárias, focando unicamente no que deve ser feito no projeto. Afinal, o profissional é o autor do projeto e, consequentemente, quem mais conhece todos os elementos da obra.

Compra exata de materiais

A partir do momento que o arquiteto assume a responsabilidade na execução da obra, ele conhece a fundo o projeto e tem ideia exata da quantidade de material que deve ser comprada. Sendo que isso facilita a organização de um orçamento para o planejamento financeiro do contratante.

Há novas soluções no projeto

Muitas vezes, o contratante sabe tudo o que vai precisar na construção na reforma da sua propriedade, no entanto, não sabe a maneira ideal de fazer isso. Ou, às vezes, pode pensar que uma forma é a melhor opção, mas pode existir uma alternativa mais eficiente, que só o arquiteto pode dizer.

Por isso, o conhecimento de um profissional formado e experiente pode fazer toda a diferença, uma vez que ele pode tornar as suas prioridades e vontades realidade. Posteriormente, todos esses detalhes farão parte do imóvel que você tanto deseja.

Qual é o custo para a contratação de um arquiteto?

As quatro vantagens da contratação de um arquiteto acima mostram que você pode ter uma redução considerável nos seus gastos com a compra de material, gerenciamento da compra e com soluções arquitetônicas para adaptar as suas necessidades ao projeto.

Caso você queira ter ideia dos números cobrados, a maioria das entidades de representação dos arquitetos e urbanistas conta com tabelas para consulta dos valores, conforme cada estado brasileiro.

Normalmente, o preço pela contratação de um arquiteto leva em consideração algum destes fatores: metro quadrado, hora trabalhada, percentual da obra ou um preço fechado para todo o projeto. Mas esse valor também pode mudar dependendo da área de atuação, a experiência e a disponibilidade do profissional.

De acordo com pesquisas recentes, o preço pode variar entre 5% e 15% das despesas totais da obra. Isso significa que é um valor relativamente acessível para quem está pensando em reformar ou construir um imóvel, pensando em contar com um profissional de qualidade para tomar conta de tudo

Além disso, esse gasto pode se converter em lucro, já que a participação de um arquiteto tende a valorizar o imóvel após o encerramento das obras. Lembrando que você terá muito mais facilidade para lidar com questões legais, burocráticas e até mesmo na compra de material.

Tem algumas dicas sobre o momento certo de contratar arquiteto? Comente!


Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.